Na edição deste ano do evento NPC Nationals, o atleta Justin Wyatt conquistou seu tão almejado cartão profissional na categoria Bodybuilding e conseguiu fazer um paralelo nada positivo com Derek Lunsford, o melhor do mundo.

Substâncias ilegais! À la Derek Lunsford, atleta pega pro card em meio a polêmica

A vitória do competidor amador não ficou isenta de polêmicas, já que alguns fãs levantaram questionamentos sobre o possível uso de substâncias ilegais que estragaram o seu físico.

Dorsais com pontos de óleo: seria Justin Wyatt uma cópia de Derek Lunsford?

Durante sua apresentação, alguns pontos intrigantes na dorsal de Justin Wyatt chamaram a atenção.

Um volume aparentemente desconexo com a massa muscular natural levantou suspeitas sobre o uso de óleos de preenchimento, uma prática controversa que infelizmente não é incomum no cenário do fisiculturismo.

A presença de caroços nada anatômicos na dorsal de Wyatt levanta a possibilidade de ter recorrido a métodos controversos para melhor o seu volume de massa.

Essa prática tem sido alvo de críticas e debates, pois vai além dos limites éticos estabelecidos no esporte. Além disso, ganhou destaque após a apresentação de Derek Lunsford, atual campeão do mundo.

Substâncias ilegais! À la Derek Lunsford, atleta pega pro card em meio a polêmica

Derek Lunsford também sofreu críticas após apresentar os mesmos caroços

Curiosamente, essa não é a primeira vez que tal situação ocorre no fisiculturismo. Derek Lunsford, atual campeão do Olympia, também enfrentou críticas semelhantes.

No Olympia 2023, a dorsal de Lunsford mostrou características que foram objeto de especulação, fazendo o público questionar se o atleta teria recorrido a métodos que ultrapassam o natural desenvolvimento muscular.

A relação entre as situações de Wyatt e Lunsford destaca um padrão de críticas no fisiculturismo contemporâneo e mostra certo perigo em relação a até onde os atletas querem chegar.

De fato, a busca pelo título proveniente do alto volume muitas vezes coloca os fisiculturistas sob pressão para explorarem métodos controversos.

O caso de Justin Wyatt, assim como o de Derek Lunsford, passa apenas de mera especulação, pois nenhum dos dois afirmou ter recorrido aos óleos de preenchimento.

Veja também: Shape de Derek Lunsford foi um divisor de águas no Mr. Olympia? Especialistas opinam

Mas, uma coisa é fato: a polêmica em torno do uso de substâncias ilegais continua a desafiar a comunidade do fisiculturismo