A história de Tonio Burton, atualmente oitavo melhor atleta do mundo na categoria Open Bodybuilding, dentro do fisiculturismo é uma das mais inspiradoras do meio.

Nascido nos Estados Unidos, Tonio Burton, atualmente com 26 anos, teve uma trajetória com certas complicações desde o começo da sua vida. Antes de se dedicar ao fisiculturismo, ele passou anos jogando futebol americano.

Porém, apesar de sua paixão pelo esporte, Tonio Burton sempre enfrentou o desafio de ter um corpo magro e com pouca massa para um esporte que exige tanto combate corpo a corpo. Foi assim que a academia entrou na sua vida.

O começo de Tonio Burton no fisiculturismo

Foi somente quando conseguiu entrar em uma academia que Tonio Burton encontrou sua verdadeira paixão dentro do mundo esportivo e logo de cara já via resultados gigantes no seu corpo. De fato, demorou pouco tempo para Burton perceber seu real potencial no bodybuilding.

Quem é Tonio Burton? Campeonatos, biografia e Mr. Olympia

Pouco antes de seu primeiro show, a perda de seu irmão mais novo para uma briga de gangues, juntamente com outros membros de sua família e amigos próximos, foi um golpe que serviu para o futuro atleta encontrar na musculação seu refúgio mental.

Foi em 2018 que Tonio Burton deu o primeiro passo em direção ao seu destino dentro dos campeonatos de fisiculturismo. Apesar de ter sido contra a ideia de competir tão cedo, uma vitória logo no primeiro show mostrou a ele que estava no caminho certo.

Nos anos seguintes, Tonio Burton continuou a conquistar vitórias que o consolidaram dentro do cenário amador de fisiculturismo.

Quem é Tonio Burton? Campeonatos, biografia e Mr. Olympia

Assim, sua vitória no NPC Sampson Showdown 2019 e sua participação no NPC USA Championships de 2019 o renderam o cartão profissional de bodybuilding.

Veja também: Ranking: melhores atletas do Brasil na Open Bodybuilding

Tonio Burton no cenário profissional e sua ascensão meteórica

Seguindo a linha do tempo, foi em 2021 que Burton subiu mais um grande degrau em sua carreira.

Sua estreia no profissional foi no Indy Pro Bodybuilding Show, show que competiu pela categoria 212 e já conseguiu ser campeão.

Sua vitória nesse evento o levou a participar do Olympia 2021 na categoria 212, campeonato no qual se classificou no top 10.

Desde então, Tonio Burton continuou a surpreender e impressionar, conquistando títulos importantes como o 2022 IFBB Legion Sports Fest Pro Show, onde migrou para a Open, e o 2023 New York Pro.

No Mr. Olympia 2023, Burton conseguiu colocar seu nome ainda mais no topo do fisiculturismo ao conseguir se classificar como o 8° melhor físico do mundo.

Quem é Tonio Burton? Campeonatos, biografia e Mr. Olympia

Tonio, após o Olympia, competiu no Arnold Classic Brasil 2024.

Tonio Burton no Arnold Brasil 2024

O atleta americano alcançou a posição de top 2 no Arnold Classic Brasil 2024 após uma disputa com o atleta brasileiro Rafael Brandão.

A competição entre esses dois fisiculturistas de alto nível foi intensa e proporcionou momentos emocionantes para os espectadores.

Quem é Tonio Burton? Campeonatos, biografia e Mr. Olympia

Histórico de shows e títulos de Tonio Burton

  • Indy Pro 2021 – Top 1;
  • Legion Sports Fest 2021 – Top 4;
  • Mr. Olympia 2021 – Top 10;
  • Califórnia Pro 2022 – Top 3;
  • Orlando Pro 2022 – Top 5;
  • Chicago Pro 2022 – Top 2;
  • Legion Sport Fest 2022 – Top 1;
  • Mr. Olympia 2022 – Top 16;
  • New York Pro 2023 – Top 1;
  • Califórnia Pro 2023 – Top 3;
  • Mr. Olympia 2023 – Top 8;
  • Arnold Classic Brasil 2024 – Top 2.