Antes de mais nada, vale dizer que a preparação no fisiculturismo é um dos pilares mais importantes do esporte. Servindo para levar o corpo do atleta a uma condição única, este processo pode durar mais de 3 meses.

Assim como o bulking, a preparação também consiste em uma dieta consistente e treinos pesados. Além de contar com um maior uso de cardios e ergogênicos.

Diante disso, disponibilizamos abaixo um guia explicando um pouco sobre um processo de preparação no fisiculturismo e sua importância.

Para que serve uma preparação no fisiculturismo?

preparação no fisiculturismo

O procedimento de perder peso dentro de uma preparação serve para o atleta chegar condicionado no palco.

Assim, vale dizer que o fisiculturista precisa encaixar seu físico dentro de três pilares:

  • Condicionamento;
  • Volume;
  • Simetria e proporção.

Ou seja, desses três, o processo de preparação serve para que o aspecto de condicionamento seja atingido. Sem uma dieta de pré-contest bem feita, é impossível chegar em um grau de definição digno de um campeão.

Como funciona uma preparação no fisiculturismo

Para que isso aconteça, além do atleta ter uma dieta mais baixa no sentido calórico, há o uso de cardios e de outros recursos ergogênicos.

Quanto tempo dura uma preparação no fisiculturismo?

Assim como no cutting, um processo de preparação pode durar bastante tempo. Na maioria das vezes, o mais comum é ser de 12 semanas, ou 3 meses

Como funciona uma preparação no fisiculturismo

Entretanto, há casos de atletas que preferem realizar uma estratégia menos radical e mais consistente. Nesses, este período pode chegar em até 1 ano de duração.

Ao contrário do bulking, esta fase pode ser bem mais prejudicial para o competidor, necessitando que ele se dedique bem mais durante os meses.

Quando começar uma fase de pré-contest?

O mais recomendado por especialistas no esporte é começar um pré-contest depois de uma fase de consolidação.

Esta fase acontece depois de terminar um bulking. Ela vai ser responsável por consolidar o físico do atleta. Nela, não é necessário comer muito ou ficar em déficit.

Assim, logo depois das semanas de consolidação é a hora ideal para dar início a uma preparação visando competir no fisiculturismo.