Italo Ferreira, campeão olímpico de surf, atribuiu parte de sua vitória na etapa de Saquarema do campeonato mundial de surf, nesta semana, aos treinos ao lado do fisiculturista Marcelo Cruz.

Ferreira comentou, em entrevista internacional, que os treinos realizados sob a orientação de Cruz foram fundamentais para a melhora da sua performance dentro dos mares.

Veja mais sobre o assunto: Italo Ferreira revela ajuda de fisiculturista para vencer em Saquarema, entenda mais sobre essa união

Mas quem é Marcelo Cruz e como ele contribuiu para a vitória de Italo Ferreira em Saquarema?

Marcelo Cruz: Um dos Melhores Fisiculturistas da Categoria Open Bodybuilding

Marcelo Cruz é um dos nomes mais conhecidos dentro do cenário do fisiculturismo brasileiro, conhecido por competir na categoria Open Bodybuilding.

Esta categoria é a mais pesada do fisiculturismo, onde os competidores apresentam grande massa muscular e definição corporal extrema, fazendo com que poucos brasileiros tenham conseguido chegar até este patamar.

Apesar de nunca ter vencido um show profissional, Cruz é altamente respeitado dentro do esporte por ter a capacidade de atingir condições físicas excelentes para as competições.

Isso é fruto de uma mentalidade que é uma característica forte de Marcelo Cruz. Ou seja, com certeza o atleta deu algumas dicas de mentalidade para Italo Ferreira conseguir entrar com ainda mais foco, além da parte física melhorada.

Treinamento com Italo Ferreira

Quando Italo Ferreira procurou melhorar sua performance dentro dos mares por meio da melhora física, ele encontrou em Marcelo Cruz o parceiro ideal.

Os treinos realizados no CT Dark House, sob a supervisão de Cruz, foram intensos e focados em desenvolver a força e resistência necessárias para competir em alto nível no surf.

O treinamento incluía uma combinação de musculação, exercícios funcionais e estratégias de recuperação. Por meio de alguns vídeos publicados nas redes sociais foi possível ver que os dois não pegaram leve no período de treino.

A importância do fisiculturismo no surf

De fato, a colaboração entre um surfista e um fisiculturista pode parecer inusitada, mas faz sentido quando se considera as demandas físicas do esporte.

Força e resistência acabam sendo atributos essenciais para o desempenho nas ondas, e essas são áreas em que o fisiculturismo pode oferecer grande contribuição.

Marcelo Cruz utilizou de todo seu conhecimento para criar um programa de treinamento que atendesse às necessidades específicas de Italo Ferreira, o que ajudou o atleta a performance dentro do mar.

Veja também: (Vídeo) Italo Ferreira tem discussão acalorada com seguranças da WSL