Com apenas 32 anos e sendo considerado um dos físicos mais promissores do Brasil, o atleta de fisiculturismo Livinho, da Integralmedica, é destaque no bodybuilding nacional.

O competidor possui uma carreira repleta de títulos e grandes batalhas no cenário amador e já está visando sua estreia no profissional para 2024.

Sendo assim vale continuar no texto para conhecer mais sobre a trajetória do atleta Livinho, que começou de uma maneira diferenciada.

Veja: “Nada de arroz e batata doce!”, melhor do mundo detalha escolha de alimentos inusitada após Copa do Mundo de fisiculturismo

Da biomedicina aos palcos

Livinho: história da promessa da Classic Physique
Reprodução: rede social/ livinhopro

Com 13 anos, Livinho já começou na academia e foi tomando gosto pelo esporte. Porém, demorou alguns anos para ele realizar seu primeiro campeonato como atleta.

Neste hiato, após a escola, ele chegou até mesmo a se dedicar aos estudos da área de biomedicina, onde foi graduado e chegou a atuar na área.

Em uma entrevista exclusiva ao Esportelândia, o jovem competidor relatou que hoje teria optado pela educação física. Porém, a biomedicina foi uma escolha certeira nos primeiros passos da sua vida após o colégio.

A trajetória de Livinho no fisiculturismo

Reprodução: rede social/ livinhopro
Reprodução: rede social/ livinhopro

Ainda morando em Varginha, Minas Gerais, Livinho já apresentava um físico bom para sua pouca idade, na época, em 2013, com 22 anos.

Diante disso, Bricio Geraldeli, famoso nutricionista que frequentava a mesma academia, fez o primeiro convite para introduzir o atleta, na época Junior, para o mundo do fisiculturismo.

Veja também: A dieta insana de Rafael Brandão em off season para buscar o top 5 do Mr. Olympia 2024

Logo na sua estreia, na categoria Bodybuilder, ficou com o top 5 do show regional. Em 2014, no Sul-Americano, que foi seu primeiro grande show, o promissor atleta conquistou a vice-colocação.

Livinho e seu preparador decidiram então tirar um ano inteiro de off-season para evoluir o físico e chegar ainda mais competitivo no próximo desafio.

Após um período conturbado envolvendo cirurgia, o competidor voltou aos palcos em 2017, com uma preparação de apenas 2 meses. Na ocasião, o fisiculturista conseguiu se destacar e ser campeão Overall do show.

A busca pelo cartão profissional

Após virar profissional pela federação IFBB, em 2019, o atleta optou por migrar para a NPC e trilhar seu caminho rumo ao grande show de fisiculturismo: Mr. Olympia.

Livinho: história da promessa da Classic Physique
Livinho conquistando seu cartão Pro na IFBB. Reprodução: rede social/ livinhopro

Em 2020, em uma das suas primeiras grandes batalhas pelo cartão profissional, acabou ficando no top 2, perdendo para Wellington Nescau.

Em 2021, após uma troca de treinador que não foi tão positiva, o atleta voltou ao seu coach antigo, Tuche, no qual permanece até hoje.

Mais uma vez, Livinho bateu na trave pela busca do cartão profissional. Nesta ocasião, o atleta acabou perdendo para o fenômeno Marcello Horse.

Livinho fisiculturista: história, competições e curiosidades
Reprodução: rede social/ livinhopro

Porém, depois das sequências que bateram na trave, 2022 foi o ano que o atleta finalmente conseguiu ganhar seu cartão de fisiculturista profissional pela categoria Bodybuilder.

2023: a Classic Physique e a lesão

Com um físico proporcional e estético, não demorou para anunciar que no cenário profissional ele iria competir como Classic Physique.

Tendo, em média, 2 kg de palco para adicionar e ainda estar dentro do seu limite de peso na categoria, o atleta decidiu virar um competidor da Classic.

Porém, os planos de estrear em 2023 acabaram sendo descartados quando, no começo do ano, uma lesão de ruptura o tirou da jogada.

Livinho: história da promessa da Classic Physique
Reprodução: rede social/ livinhopro

O primeiro ano como profissional e a mira no Arnold Classic Brasil 2024

O competidor se recuperou rapidamente desta negativa ocasião. Assim, o atleta revelou para o Esportelândia que pretende competir já nos primeiros meses de 2024 para buscar sua classificação para o Olympia.

Livinho: história da promessa da Classic Physique
Reprodução: rede social/ livinhopro

Seu primeiro show como profissional será o Arnold Classic Brasil 2024, que acontece em abril.

Livinho: histórico de shows

Por fim, confira o histórico de competições no fisiculturismo profissional.

  • Mr. Olympia Brasil 2022 – Top 1 Body até 102kg (Pro Card)