Lauralie Chapados, uma das principais atletas da categoria Bikini no fisiculturismo atualmente, tem uma história longa no esporte, apesar da pouca idade.
Nascida em 1996 em Quebec, Canadá, Lauralie sempre foi uma criança ativa que tinha o esporte na veia desde muito cedo.
Futebol, esqui e jiu-jitsu foram algumas das atividades que ela realizou durante a infância, com o futebol, surpreendentemente, se destacando como seu esporte favorito. Porém, mal sabia a jovem que seu futuro pertencia a outra modalidade.
O começo de Lauralie Chapados no fisiculturismo
Desde jovem, Lauralie Chapados já exibia um físico magro, digno de uma atleta da Bikini, com abdominais visíveis aos oito anos de idade.
Durante a adolescência, ela se viu menos ativa nos esportes e começou a adotar hábitos menos saudáveis, como festas e consumo de álcool. Consequentemente, seu físico começou a ficar para trás.
Certo dia, após uma noite de festa, Lauralie percebeu que estava comprometendo sua saúde e decidiu fazer uma mudança que mudaria completamente sua vida.
A futura atleta acabou abandonando os hábitos noturnos e investindo em algumas mensalidades numa academia local para retomar os hábitos saudáveis.
Foi durante seus treinos na academia que Lauralie chamou a atenção de uma profissional da IFBB na categoria Figure. Tal atleta, já experiente, a encorajou Chapados a competir em um show em Montreal.
Apesar de ter apenas 17 anos na época e de conciliar dois empregos de meio período, Lauralie decidiu aceitar o desafio e começou a se preparar para sua estreia no fisiculturismo.
Os primeiros shows de Lauralie Chapados no fisiculturismo
Após meses de treinamento alinhado com uma dieta bem elaborada, Lauralie Chapados fez sua primeira competição de fisiculturismo e desde então não voltou para uma vida fora da academia.
Sua genética e estrutura ideal para a Bikini logo foram reconhecidas, e em 2016 ela conquistou seu IFBB Pro Card, menos de dois anos após iniciar na academia.
A estreia profissional de Chapados foi conquistada por um quinto lugar no Miami Pro 2017.
Com tal posição altamente positiva para uma estreante na IFBB Pro League, Lauralie Chapados continuou a preparação rumo à sua primeira vitória na liga, que foi no Toronto Pro 2017.
Lauralie Chapados estreando no Olympia: uma estrela em ascensão
O ano de 2018 foi um dos mais impressionantes na carreira de Lauralie, com quatro vitórias em seis competições, incluindo um segundo lugar em sua estreia no Mr. Olympia, algo digno de alguém que pode ficar na história do esporte.
Seu sucesso continuou em 2019, apesar de um início tranquilo com um sexto lugar no Arnold Classic Ohio, ela se recuperou nos meses seguintes e conseguiu o top 2 no extinto Arnold Classic Austrália.
Em 2020, Lauralie Chapados conquistou o quinto lugar na Bikini do Mr. Olympia, o que a colocou de vez entre as cinco melhores atletas da categoria no mundo.
Porém, foi em 2021 que ela surpreendeu o cenário ao garantir a vitória no Chicago Pro e terminar como vice-campeã no Mr. Olympia. Tal colocação acabou a consolidar sua posição como uma das principais atletas da categoria.
O ano de 2022 foi igualmente excepcional para Lauralie Chapados, com vitórias em três importantes competições: o New York Pro, o Pittsburgh Pro e o Arnold Classic Ohio.
Inclusive, sua vitória no Arnold Classic Ohio trouxe ainda mais expectativas para o Olympia daquele ano. Porém, ela acabou caindo algumas posições e levou o top 5 para casa.
Lauralie Chapados no Olympia 2023
Em 2023, Lauralie competiu nos dois maiores shows do mundo: o Arnold Classic Ohio, onde conquistou o bicampeonato, e o Olympia.
No Olympia daquele ano, onde acabou até evoluindo sua posição dentro do show, ainda não foi consolidada sua posição como a melhor do mundo.
A atleta canadense terminou no top 4 do evento, uma a frente da sua posição no ano anterior.
Mesmo com o resultado, Lauralie Chapados continuou a preparação rumo ao Arnold Classic Ohio, que aconteceu alguns meses depois.
Lauralie Chapados faz história no Arnold Classic Ohio 2024
Depois do 4° lugar conquistado no Olympia de 2023, Lauralie fez questão de brigar pelo tricampeonato do Arnold Ohio 2024.
Sendo assim, a atleta canadense conseguiu escrever seu nome na história de um dos maiores eventos do mundo, sendo coroada três vezes seguidas a campeã do Arnold Classic Ohio.
Ver essa foto no Instagram
A atleta optou por não competir no Arnold Classic UK, que aconteceu uma semana depois, para focar totalmente na preparação rumo ao Olympia 2024.
Campeonatos e títulos de Lauralie Chapados
- Miami Pro 2017 – Top 5;
- Toronto Pro 2017 – Top 2;
- Shawn Rhoden Pro 2018 – Top 2;
- Jicheng Pro 2018 – Top 1;
- Mr. Olympia 2018 – Top 2;
- Tampa Pro 2018 – Top 1 ;
- Chigao Pro 2018 – Top 1;
- Toronto Pro 2018 – Top 1;
- Yamamoto Pro 2019 – Top 1;
- Mr. Olympia 2019 – Top 4;
- Arnold Classic Austrália 2019 – Top 2;
- Arnold Classic Ohio 2019 – Top 6;
- Mr. Olympia 2020 – Top 5;
- Mr. Olympia 2021 – Top 2;
- Sacramento Pro 2021 – Top 1;
- Arnold Classic Ohio 2021 – Top 3;
- Powerhouse Pro 2021 – Top 1;
- Tampa Pro 2021 – Top 4 ;
- Toronto Pro 2021 – Top 1;
- Pittsburgh Pro 2022 – Top 1;
- New York Pro 2022 – Top 1;
- Arnold Classic Ohio 2022 – Top 1;
- Mr. Olympia 2022 – Top 5;
- Arnold Classic Ohio 2023 – Top 1;
- Mr. Olympia 2023 – top 4;
- Arnold Classic Ohio 2024 – Top 1.
Veja também: Ryan Terry: conheça tudo sobre o atual campeão do Olympia na Men’s Physique
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.