A Kratom, chamada cientificamente como Mitragyna speciosa, é uma planta da família do café originária do sudeste asiático, onde é utilizada há milênios por conta das suas propriedades medicinais.
Seu uso está relacionado ao alívio da dor, com efeitos semelhantes aos da morfina. No entanto, nos últimos anos, a Kratom ganhou popularidade entre os fisiculturistas, que a utilizam como um suplemento para melhorar o desempenho, o foco e até a recuperação.
Ver essa foto no Instagram
Como a Kratom é utilizada pelos fisiculturistas?
Consumida principalmente na forma de chá, feito a partir das folhas da planta, a Kratom também é encontrada comercialmente em cápsulas e pó, o que acaba facilitando sua ingestão como suplemento.
Seus efeitos variam de acordo com a dose: em quantidades baixas, ela atua como estimulante, ajudando no aumento de energia e sociabilidade. Enquanto isso, em doses mais altas, tem efeitos sedativos, resultando em relaxamento e euforia, algo propício para o pós-treino.
Por outro lado, apesar de seus potenciais benefícios, a Kratom também apresenta riscos significativos para a saúde.
Efeitos negativos da Kratom
Além da falta de estudos clínicos que colocam usos de doses seguras para o consumo, a planta contém alcaloides em quantidades semelhantes às encontradas no ópio e em cogumelos alucinógenos, o que pode levar a efeitos colaterais graves e dependência química.
Vale lembrar que um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos revelou que, entre julho de 2016 e dezembro de 2017, o consumo de Kratom como suplemento resultou na morte de 91 pessoas no país.
Além disso, a substância foi encontrada em conjunto com outras drogas no corpo de 61 indivíduos que morreram por overdose.
Não há como negar que o uso prolongado de Kratom pode levar à dependência física, tolerância e vício, semelhante ao abuso de outras substâncias intoxicantes.
Isso pode causar uma série de efeitos colaterais prejudiciais, como anorexia, diarreia, dor muscular, ansiedade, insônia e até mesmo agressão e hostilidade. O que vai totalmente contra uma vida saudável de academia e dieta.
Veja também: Os 20 melhores brasileiros do fisiculturismo da história
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.