Dentro do universo de academia e fitness, o Gym Tok surgiu como mais uma bela oportunidade de criação de conteúdo. Porém, o público alvo agora é completamente diferente: os adolescentes.
Por meio da criação de conteúdo em redes sociais verticais, como TikTok e Instagram, adolescentes ganham fama e sucesso com vídeos virais no ambiente de academia e conseguem, com leveza, trazer um novo público para o estilo de vida mais saudável.
Neste texto iremos falar um pouco mais sobre o sucesso por trás do Gym Tok nas redes sociais e como este fenômeno consegue ser positivo para o cenário de fisiculturismo nacional.
Gym Tok: a nova forma de produzir conteúdo
Dentro das redes sociais de vídeo vertical, como a plataforma de reels do Instagram, é comum que os vídeos mais virais sejam aqueles com grandes temas, bem trabalhados e com algum ponto que prenda a atenção e faça o público a assistir novamente.
Diante disso, o Gym Tok entra como uma forma de entretenimento produzida por, na grande maioria, adolescentes que mostram seu dia a dia dentro da academia.
Utilizando lapelas durante os vídeos, esses criadores de conteúdo ficaram famosos gravando seu treino e conversando com a câmera durante o descanso das séries.
Para os mais antigos, é muito fácil associar o Gym Tok com o glorioso Vlog, que era uma forma de produzir conteúdo que ficou famosa na década de 2010 por mostrar o dia a dia das pessoas.
Nesse cenário, além de mostrarem seus treinos, os Gym Tokers ainda deixam dicas de musculação, mostram suas evoluções e fazem algumas gracinhas e bordões para se destacarem no nicho.
O Gym Tok é altamente necessário
Boa parte do público mais velho que consome fisiculturismo não lida bem com esses criadores de conteúdo. Afinal, são adolescentes invadindo o espaço da academia para criarem vídeos engraçados e, em algumas vezes, pouco informativos.
Porém, analisando friamente, este tipo de conteúdo acaba agregando muito para o cenário fitness nacional.
Com a premissa de atingir um público mais jovem, o Gym Tok consegue ir direto nessas pessoas para, além de apresentá-las ao mundo da academia, conseguir influenciar os mesmos a entrarem neste meio e começarem a seguir um estilo de vida mais saudável.
Além disso, consumindo o conteúdo desses criadores, o público irá, direta ou indiretamente, conhecendo um pouco mais do meio do fisiculturismo, o que, para o esporte, é altamente benéfico, auxiliando na renovação dos atletas e numa atenção ainda maior.
Grandes exemplos no Gym Tok
Dentro do Gym Tok temos diversos exemplos de criadores de conteúdo. Por exemplo, temos os que são mais destinados a vídeos motivacionais, como é o exemplo de Daniel Bianchi.
Outro exemplo são os que mostram o puro estado do fisiculturismo, mesmo tendo pouquíssima idade. Como é o caso de Ganley.
Ainda temos uma infinidade de influenciadores femininas que fazem questão de publicar vídeos destinados apenas para as mulheres com o objetivo de criarem um lugar mais acolhedor para elas.
Por fim, como já dito, temos os que fazem a produção de conteúdo direcionada para o entretenimento. Utilizando a academia como forma de divertimento, como o influenciador Enzo Rocati.
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O futuro do Gym Tok
Não há como saber se a moda do Gym Tok irá permanecer no cenário fitness por muito tempo ou é algo passageiro.
Porém, é impossível discordar que tal produção de conteúdo possui muitos mais pontos positivos do que negativos.
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Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.