Guilherme Araújo, conhecido no cenário nacional como Guilherme Gnomo, é considerado um dos maiores prodígios do fisiculturismo brasileiro.
Com apenas 23 anos, ele já é visto como o futuro da categoria 212, impressionando a todos os fãs do esporte com trabalho duro alinhado a pouca idade e a uma ótima estrutura para o fisiculturismo.
Confira mais sobre sua trajetória dentro do fisiculturismo logo a seguir.
Guilherme Gnomo e seu começo com Toguro na Mansão Maromba
Sua jornada no fisiculturismo começou a ganhar destaque em 2020, quando foi descoberto em sua cidade natal, Guarujá, pelo influenciador Tiago Toguro.
Na época, com apenas 19 anos, Toguro ficou impressionado com o físico de Guilherme Gnomo e o convidou para integrar a equipe da Mansão Maromba, em São Paulo.
Foi lá que Guilherme teve a oportunidade de conhecer outras grandes personalidades do meio, como seu amigo Ramon Dino, e receber orientação de Renato Cariani, que se tornou um mentor e apoiador de sua carreira.
Com o suporte de Cariani, Gnomo começou a competir em campeonatos regionais de fisiculturismo, já mostrando ser um talento natural e ter um comprometimento excepcional com os treinos e a dieta.
Além disso, ele passou a ser assessorado nas dietas e nos treinos por Eduardo Corrêa, uma lenda da categoria 212 e um ídolo para Gnomo, que o ajudou a aprimorar ainda mais seu físico.
Veja também: Eduardo Corrêa: títulos e história no fisiculturismo
O ano de 2023 e o nome de Guilherme Gnomo foi até o topo do cenário amador
O momento mais marcante de sua carreira até então ocorreu em 2023, quando Guilherme Gnomo conquistou o título Overall no HorsePower Pro 2023. Este título lhe rendeu o pódio como o melhor atleta da categoria Bodybuilder com apenas 21 anos de idade.
Essa vitória mostrou para o Brasil todo o seu real potencial e o colocou em destaque no cenário nacional do bodybuilding.
Posteriormente, Gnomo competiu no Arnold Classic Brasil 2023 na categoria Bodybuilder Amador, onde, mais uma vez, conseguiu mostrar todo seu incrível físico ao conquistar o primeiro lugar em sua categoria por peso (Até 80kg).
Embora o Pro Card ainda não tenha vindo nesta ocasião, já que perdeu o Overall, sua performance num dos maiores eventos do Brasil reforçou sua posição como um prodígio.
Para fechar a temporada de 2023, Guilherme competiu no Corrêa Classic, show patrocinado e idealizado pelo seu ídolo do esporte.
Com 22 anos, Guilherme Gnomo conquistava mais um título no cenário amador ao ganhar a categoria até 90 kg e colocava seu nome entre os melhores do cenário do fisiculturismo nacional.
Ver essa foto no Instagram
2023 e o ano dedicado ao físico e ao lado treinador
Ao longo do restante do ano de 2023, Guilherme Gnomo se dedicou totalmente a aprimorar seu físico e também iniciou uma carreira como treinador de atletas.
Como coach, Gnomo dirige um físico de jovens potenciais do esporte e já conseguiu obter sucesso e conquistando títulos com seus alunos.
Atualmente, ele é reconhecido como um dos melhores atletas do cenário amador e seu nome é frequentemente associado ao Pro Card.
Assim, Gnomo está sendo considerado um forte candidato a se tornar profissional ainda em 2024.
Títulos e campeonatos de Guilherme Gnomo no fisiculturismo
Confira os campeonatos mais importantes da carreira de Gnomo até o momento:
- HorsePower Pro 2023 – Título Overall
- Arnold Classic Brasil 2023 – Título Bodybuilder até 80 kg
- Eduardo Corrêa Classic 2023 – Título Bodybuilder até 90 kg
Veja também: Lee Haney: história e títulos do 8x Olympia e lenda do fisiculturismo
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.