No fisiculturismo brasileiro, o nome de Fábio Junio está ligado ao topo da categoria Classic Physique com um dos físicos mais insanos da atualidade.
Seu caminho dentro do esporte é tem uma ascensão meteórica, que o levou do cenário amador à mais prestigiada competição profissional, o Mr. Olympia, e o consagrou como um dos melhores atletas da categoria Classic Physique no Brasil.
Continue no texto e confira mais detalhes sobre a história do atleta de fisiculturismo Fábio Junio, da Classic Physique.
A conquista do Pro Card de Fábio Junio
Antes mesmo de 2021, Fábio Junio já era conhecido como um dos fisiculturistas mais promissores do país.
Contudo, foi no ano de 2021 que ele alcançou uma grande virada em sua carreira ao conquistar o Pro Card no evento MuscleContest Brasil.
Nessa competição, ele superou todas as expectativas ao vencer o overall, deixando para trás adversários de peso que eram considerados os favoritos, como o atleta Paulo Jorge.
Com o status de atleta profissional de fisiculturismo da Classic Physique, Fábio Junio fez sua estreia na liga profissional no MuscleContest Brasil do ano seguinte.
No MuscleContest Campinas 2022, subindo na Classic, Junio impressionou a todos ao conquistar o segundo lugar, ficando à frente de nomes já consagrados, como Gabriel Zancanelli.
A vitória acabou escapando das mãos de Fábio Junio por pouco, com Ali Povaland garantindo o primeiro lugar.
A primeira vitória e a conquista da vaga para o Olympia
Seguindo sua jornada, foi no Mr. Olympia Brasil 2022 que Fábio Junio provou ser um verdadeiro gigante no mundo do fisiculturismo nacional e, quiçá, internacional.
Este evento histórico, que reuniu alguns dos maiores nomes do esporte, foi palco para a consagração do primeiro título de Fábio Junio na IFBB Pro League.
Apesar de não ser cotado como favorito, ele surpreendeu ao conquistar o título de campeão, derrotando até mesmo os favoritos. Além de deixar para trás os “donos da festa”, Júlio Balestrin, Renato Cariani e Felipe Franco, que compartilharam o mesmo palco.
Ver essa foto no Instagram
A vitória no Mr. Olympia Brasil foi um grande feito na carreira de Fábio Junio que acabou garantindo a ele a vaga para o Mr. Olympia 2022.
Porém, devido a questões de aprovação do visto americano, ele não pôde competir naquela edição do evento.
O caminho de Fábio Junio para o Olympia 2023 e o reconhecimento internacional
Determinado a continuar no seu trajeto rumo ao Olympia, Junio decidiu continuar a prep e garantir sua participação no Olympia do ano seguinte.
Assim, ele escolher prolongar sua preparação e competiu no MuscleContest Ironberg, onde mais uma vez saiu vitorioso, conquistado de vez sua vaga para o Olympia 2023.
O ano de 2023 foi um período focado total na evolução para Fábio Junio, que se concentrou em aprimorar seu físico para competir no Olympia.
Em julho, ele conseguiu assegurar sua vaga para o Olympia de 2023 ao ganhar o título no Tijuana Pro 2023.
Sua dedicação nesses meses foram recompensadas quando, duas semanas antes do evento, ele competiu no Dubai Pro e conquistou o segundo lugar, superando até mesmo atletas gigantes no cenário, como Wesley Vissers.
A expectativa era alta para a estreia de Junio no Mr. Olympia, mas infelizmente seu físico não respondeu como esperado às estratégias de finalização adotadas por seu treinador, resultando no 14º lugar.
Fábio Junio competindo no Arnold Classic Brasil e conquistando sua vaga para 2024
Continuando sua trajetória, Fábio Junio não se deixou abater pela posição abaixo do esperado no Olympia e voltou aos palcos no Arnold Classic Brasil 2024 para conquistar sua vaga para o Olympia 2024.
Seu físico incrível e o fato de ter uma das melhores dorsais do cenário foram mais uma vez comprovadas quando ele foi considerado o campeão na categoria Classic, garantindo assim sua segunda participação no evento mais importante do esporte.
Fábio Junio: títulos e competições disputadas no profissional
- MuscleContest Brasil 2021 – Overall (Pro Card)
- MuscleContest Campinas 2022 – Top 2
- Mr. Olympia Brasil 2022 – Top 1
- MuscleContest Ironberg 2022 – Top 1
- Tijuana Pro 2023 – Top 1
- Dubai Pro 2023 – Top 2
- Mr. Olympia 2023 – Top 14
- Arnold Classic Brasil 2024 – Top 1
Veja também: Rafael Brandão: história e títulos no fisiculturismo
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.