Uma das estratégias fundamentais em uma dieta para ganho de massa é o superávit calórico. Estar em superávit calórico significa consumir mais calorias do que se gasta, fornecendo energia suficiente para que o corpo ganhe peso.
Contudo, muitas pessoas podem não entender completamente esse conceito ou ter dúvidas sobre ele. Por isso, elaboramos este guia para que você compreenda melhor o que é o superávit calórico e em que situações ele deve ser aplicado.
Superávit calórico- Para quem serve?
Assim como o déficit calórico, uma dieta de superávit pode ser recomendada para diversas pessoas. Aqueles com baixa porcentagem de gordura que desejam aumentar a massa muscular devem optar por um superávit calórico.
Nesse caso, o coach elaborará um plano alimentar em que a quantidade de calorias consumidas seja superior àquelas gastas.
É importante ressaltar que é normal ganhar um pouco de gordura durante uma dieta de hipertrofia, mesmo que a alimentação seja limpa e não inclua alimentos ultra processados.
Dieta para ganhar peso no fisiculturismo – Quando fazer?
Assim como em pacientes que buscam ganhar peso, no fisiculturismo, um superávit calórico é adotado quando o atleta deseja aumentar a massa muscular. Durante os períodos de bulking, é comum que os competidores sigam uma dieta com um maior aporte calórico.
Nesse contexto, o volume de alimentos consumidos é geralmente superior ao de pessoas comuns. É frequente encontrar atletas que ingerem mais de 8 mil calorias diariamente em busca de um superávit calórico para promover o ganho de massa magra.
Como aumentar o superávit de calorias?
Ainda, há algumas maneiras que podem ajudar a aumentar o número de calorias do paciente. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar nesse quesito:
-
- Uso de comidas com alta densidade de calorias;
- Diminuir os minutos de exercícios cardios;
- Diminuir o uso de estimulantes;
- Aumentar o carboidrato;
- Acrescentar mais refeições livres;
Ver essa foto no Instagram
Confira mais textos sobre fisiculturismo, confira:
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.