Uma das estratégias fundamentais em uma dieta para ganho de massa é o superávit calórico. Estar em superávit calórico significa consumir mais calorias do que se gasta, fornecendo energia suficiente para que o corpo ganhe peso.

Contudo, muitas pessoas podem não entender completamente esse conceito ou ter dúvidas sobre ele. Por isso, elaboramos este guia para que você compreenda melhor o que é o superávit calórico e em que situações ele deve ser aplicado.

Superávit calórico- Para quem serve?

Assim como o déficit calórico, uma dieta de superávit pode ser recomendada para diversas pessoas. Aqueles com baixa porcentagem de gordura que desejam aumentar a massa muscular devem optar por um superávit calórico.

Nesse caso, o coach elaborará um plano alimentar em que a quantidade de calorias consumidas seja superior àquelas gastas.

É importante ressaltar que é normal ganhar um pouco de gordura durante uma dieta de hipertrofia, mesmo que a alimentação seja limpa e não inclua alimentos ultra processados.

Dieta para ganhar peso no fisiculturismo – Quando fazer?

Assim como em pacientes que buscam ganhar peso, no fisiculturismo, um superávit calórico é adotado quando o atleta deseja aumentar a massa muscular. Durante os períodos de bulking, é comum que os competidores sigam uma dieta com um maior aporte calórico.

Nesse contexto, o volume de alimentos consumidos é geralmente superior ao de pessoas comuns. É frequente encontrar atletas que ingerem mais de 8 mil calorias diariamente em busca de um superávit calórico para promover o ganho de massa magra.

Como aumentar o superávit de calorias? 

Ainda, há algumas maneiras que podem ajudar a aumentar o número de calorias do paciente. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar nesse quesito:

    • Uso de comidas com alta densidade de calorias;
    • Diminuir os minutos de exercícios cardios;
    • Diminuir o uso de estimulantes;
    • Aumentar o carboidrato;
    • Acrescentar mais refeições livres;

Confira mais textos sobre fisiculturismo, confira: