Em suma, um dos principais objetivos dentro de uma academia de musculação é a hipertrofia. Mesmo que muitas pessoas ainda não conheçam esse termo, é fato que a grande maioria dos praticantes procuram o aumento de massa muscular.

Ou seja, geralmente, quem frequenta o ambiente de uma academia procura romper fibras musculares e gerar hipertrofia.

Em outras palavras, hipertrofia é o processo onde nosso corpo se recupera de um treino, ocasionando um aumento de massa muscular.

Diante disso, preparamos este artigo explicando sobre o processo hipertrófico na musculação e fitness.

O que é hipertrofia?

Como já evidenciado, hipertrofia é o processo onde nosso corpo se recupera de um treino fortalecendo e aumentando as fibras rompidas.

Diante deste procedimento proposital, o músculo acaba crescendo devido à recuperação. Vale dizer que isto só acontece enquanto o corpo está descansando. Ou seja, é necessário descansar para gerar aumento de massa.

Outro pilar importante para ter hipertrofia é um treino feito de maneira correta. Para isso, é necessário contar com a ajuda de um profissional da área de educação física.

Ainda, é válido dizer que a hipertrofia muda de pessoa para pessoa. Há casos onde um simples estímulo já irá ter resultados. Enquanto em outros, será preciso se esforçar para chegar no objetivo esperado.

Como ganhar massa muscular?

Para ganhar e aumentar a massa muscular é necessário seguir, de maneira simples e rotineira, os três grandes pilares da academia:

  • Treino;
  • Dieta;
  • Descanso.

Sem algum desses pilares não será possível ter resultados sólidos e contínuos ao longo do tempo.

Além disso, há o fator genético presente nessa soma. Assim, não serão todas as pessoas que terão resultados rápidos ou mensais.

Como ganhar massa de uma maneira rápida?

Nenhum processo envolvendo a academia pode ser chamado de rápido. A hipertrofia segue esta mesma linha.

É comum que pessoas acabem se frustrando logo depois de seis meses de academia. Isto acontece devido ao resultado obtido logo no começo dos treinos, já que a pessoa ainda é iniciante.

Porém, é difícil continuar na mesma linha de crescimento muscular de quando entrou na academia.

Ou seja, assim como culturistas já disseram, musculação é maratona e exige paciência de quem a pratica.