Antes de mais nada, o conceito por trás do termo “déficit calórico” pode ser atribuído tanto para atletas quanto para pessoas normais.

Se baseando numa rotina dietética onde o objetivo é perder gordura e manter a massa magra, esta dieta leva em conta comer menos calorias do que gasta durante o dia.

Em outras palavras, em um déficit calórico, o sujeito precisa ingerir uma quantidade ideal de comida dentro de um total de calorias que fique abaixo do que o corpo utilizou nessas  24 horas.

Com isso, ocorre a queima de gordura quando o corpo utiliza a fonte de energia acumulada para repor as calorias que não foram ingeridas.

Déficit calórico – Para quem serve e quando utilizar?

Assim como já dito, inicialmente, o déficit calórico se torna uma alternativa eficaz para quem deseja perder gordura.

Nota-se que não utilizamos “perder peso” na frase anterior já que isso não significa emagrecer. É possível continuar com o peso e perder gordura. Isso acontece quando há o aumento de massa magra enquanto a gordura é eliminada.

Para que esse cenário aconteça, é preciso um acompanhamento com profissional da área. Entretanto, vale dizer que pessoas acima de 20% de B.F. (Body Fat, gordura corporal em português) deve entrar em déficit alimentar.

Dieta para perda de gordura no fisiculturismo – Quando fazer?

Enquanto isso, no fisiculturismo, a perda de gordura é feita em meses onde ocorre a preparação. Fase onde o culturista se prepara para um evento que irá disputar.

Para que ele chegue com chances de ser campeão no show, é necessário perder uma quantidade grande de gordura.

Ou seja, para isso acontecer, o coach do atleta precisa passar uma dieta de déficit calórico a fim de perder gordura para o campeonato.

Como aumentar o déficit calórico? 

Ainda, há algumas maneiras que podem ajudar a aumentar o déficit calórico do paciente.  Confira abaixo quais são:

  • Uso de cafeína;
  • Uso de estimulantes;
  • Consumo de café;
  • Aumento de proteína;
  • Aumento de massa magra;
  • Cardios.

Imagem destacada: Reprodução/Pexels, Nathan Cowley