Antes de mais nada, vale dizer que o day off, também chamado de dia de descanso, é essencial para a hipertrofia.

Ao contrário do que muitos imaginam, descansar faz parte de uma série de conjuntos importantes para o ganho de massa. Inclusive, ao lado do treino e da dieta, este pilar se torna o mais importante para crescer.

É neste dia que os praticantes de musculação recuperam suas fibras danificadas de propósito no treino com carga.

Assim, elaboramos este guia que irá explicar um pouco melhor a importância por trás do day off na musculação.

Para que serve o day off?

Como já dito, o day off irá auxiliar na recuperação muscular após um treino onde o corpo foi levado ao extremo.

Isso acontece pois durante um treino, as fibras musculares acabam se lesionando propositalmente. Para que essas pequenas lesões se cicatrizem, é necessário passar um tempo em repouso.

Este repouso, muitas das vezes, é o motivo de que não é possível treinar o mesmo músculo dois dias seguidos na mesma intensidade. Ou seja, até para uma periodização, como o treino ABC, o descanso é necessário.

Quando fazer um dia de descanso na musculação?

Dentro de uma periodização individual visando o ganho de massa, o número de dias de descanso pode variar. Assim como o treino e a dieta, o day off é um caso específico para cada pessoa.

Entretanto, o ideal a se fazer é não passar de 6 dias de treino sem ter 1 de descanso. Ou seja, o limite recomendado é treinar 6 e fazer um dia off depois.

Ainda, há alguns planejamentos onde o day off acontece com maior regularidade. Como nos seguintes casos:

  • Treina 2, descansa 1, e repete;
  • ABC, descanso, ABC, descanso;
  • AB, day off, C, day off, repete.

Diante disso, fica claro que há inúmeras possibilidades de incluir um dia de descanso dentro da semana de treinos.

Precisa fazer cardio no dia de descanso?

Por fim, muitos ainda possuem a dúvida se podem ou precisam fazer exercícios cardiovasculares no dia de descanso.

Claro, tudo pode variar de acordo com a estratégia traçada para o objetivo. Entretanto, o recomendado é que o dia de descanso ainda tenha o cardio na rotina. Porém, seu volume pode acabar diminuindo para ajudar na recuperação.

Imagem destacada: reprodução/Sabel Blanco