Antes de mais nada, o conceito de pump no treino de musculação já é bastante comentado entre os praticantes. Entretanto, vale explicar melhor sobre o que está por trás desta sensação durante o exercício.

Assim, para conceituar melhor, pump é a sensação oferecida durante a musculação na qual o praticante sente o músculo mais “cheio”. Além disso, um bom pump pode vim acompanhado de maior vascularização e o sentimento de que o membro em questão pode até explodir.

Ao contrário do que parece, sentir isso durante o treino pode ser um bom sinal de que o exercício está sendo eficaz. Para explicar melhor, será possível conferir abaixo um guia sobre o pump no treino.

Veja também: O que é uma dieta de consolidação de ganhos?

Entenda o conceito de pump na academia

O significado de pump pode ser estabelecido como um inchaço muscular. Isto acontece, pois o treino favorece o fluxo sanguíneo na região treinada. Ou seja, durante um treino de bíceps, o ideal é sentir um pump no bíceps.

Esse ponto pode ser importante para o atleta sentir se está trabalhando o músculo de maneira correta. Já que o pump sinaliza qual parte do corpo está sendo contraída no exercício.

Ou seja, um bom inchaço pode significar um treino realizado com eficácia. Por outro lado, já foi estudado que um pump sentido durante o treino não é relacionado com maior hipertrofia na região.

Por exemplo, atletas de powerlifting, no qual a força e a explosão são constantes em um treino, não possuem pump por não terem o estímulo necessário de contração e velocidade de movimento.

Entretanto, isso não significa que tais atletas tenham um nível grande de massa muscular. Da mesma maneira, se você realizar um treino com descanso alto entre as séries, dificilmente terá um pump tão notório. Mas isso não quer dizer que o treino deixou de ser válido.

Quando acontece um pump?

O pump no treino de musculação acontece quando o atleta tem uma boa conexão mente-corpo. Pois, para que ele venha, é necessário contrair o alvo em questão.

Entretanto, este inchaço necessita de alguns pontos chaves para acontecer, como:

  • Boa alimentação;
  • Dieta estruturada;
  • Pré-treino no horário certo;
  • Baixa gordura corporal.

Assim, um fisiculturista que possui todos esses fundamentos no seu dia a dia deve sentir um pump com maior facilidade.

Como melhorar o pump no treino de musculação?

Por fim, alguns praticantes podem ter certas dificuldades em sentir o pump durante suas horas de academia.

Para isso, separamos abaixo algumas dicas importantes para melhorar seu pump no treino:

  • Coma carboidratos 45 minutos antes do treino;
  • Não corte o sódio, ele será responsável pela vascularização;
  • Melhore a conexão muscular para fazer uma contração melhor;
  • Progrida suas cargas durante as semanas de treino;
  • Mantenha uma dieta e um consumo de água balanceado.