Antes de mais nada, o termo cutting é  designado para um dos períodos presentes em uma rotina de dieta alimentar.

Sendo destinado para os meses onde a pessoa está comendo menos calorias do que gasta, seu principal objetivo é perder gordura.

Assim, ele pode ser definido como aqueles meses onde o paciente está procurando emagrecer e ficar mais definido.

Entretanto, no fisiculturismo isto pode ser um pouco diferente. Além de ser mais profundo, ele possui diversas outras variáveis que não estão presentes no dia a dia comum da nutrição.

Cutting no fisiculturismo: o principal objetivo

Assim como na nutrição para pacientes normais, o cutting no fisiculturismo também serve para perda de gordura.

Porém, esse esporte se trata da Fórmula 1 da musculação onde o objetivo é chegar em um patamar único. Assim, o emagrecimento é extremo, com o atleta comendo o mínimo de comida possível.

Dentro disso, o competidor visa chegar o mais seco possível no palco. Para isso acontecer, há uma série de fatores alimentares levados à risca.

Por exemplo, é muito normal encontrar competidores de 100 kg comendo por volta de 1800 kcal na fase final de preparação. Levando em conta que ele deve gastar cerca de 4000 kcal por dia, isto se torna algo que a grande maioria da população nunca faria.

Ou seja, o cutting no culturismo é o que separa o atleta do praticante de musculação. É onde o corpo chega em um lugar onde combina o máximo de massa muscular com o mínimo  de gordura possível.

Quanto tempo dura um cutting?

Em média, uma preparação no fisiculturismo dura 12 semanas. Porém, é comum encontrar casos onde o cutting dura 16 semanas.

Um exemplo disso é o atleta brasileiro Eduardo Correa. Conhecido mundialmente como um dos homens mais secos do esporte, Correa costuma realizar preparações de 24 semanas.

Entretanto, quando se trata de pessoas normais que querem emagrecer, o processo de perda de gordura pode levar mais de 2 anos. É sempre importante lembrar que o resultado de definição leva tempo, principalmente quase o paciente está obeso.

Quando fazer dieta para perder gordura?

Quando se trata de fisiculturismo, o processo de dieta para perder gordura se inicia ao fim do off season, quando o atleta já tem uma competição em mente.

Já para as pessoas comuns que querem perder peso, o cutting é feito ao ter mais de 25% de gordura corporal.

Imagem destacada: W. Wittmann