Considerada uma das maneiras mais usuais de realizar um planejamento de exercícios, o treino ABC é uma periodização de musculação.

Sendo designada para gerar hipertrofia, este período consiste em três dias de treino onde cada um tem um foco muscular.

Dentro disso, a teoria designa o dia A para o treino de peito, o dia B para o de costas e o dia C para pernas em geral.

Assim, fica claro que esta periodização é eficaz e duradoura, por mais simples que pareça. Com isso, para entender melhor esse planejamento, confira abaixo o guia sobre o treino ABC.

Como montar o treino ABC?

Como já dito, o treino ABC consiste em uma programação de treino de musculação visando a hipertrofia. Dentro de três dias o praticante consegue treinar todo o corpo de uma maneira organizada.

Desta maneira, vale dizer que músculos como ombros, abdominais e panturrilhas são encaixados em determinados dias. Por exemplo, o ombro pode ser no dia A (peito), os abdominais no dia B (costas) e a panturrilha no dia C (perna.)

Ainda é importante avaliar o dia de descanso, também chamado de “day off”. Em uma metodologia ABC, o dia de descanso pode ser feito após três treinos ou depois de ter realizado o ABC duas vezes seguidas.

Quem pode realizar o treino ABC?

Por ser um plano de treino simples e eficaz, qualquer tipo de praticante pode usufruir dele. 

Normalmente, iniciantes da academia realizam esta metodologia durante seus primeiros anos. Entretanto, até fisiculturistas realizam esta periodização quando necessário.

Ou seja, este plano de treino, que visa exercitar os principais grupos de músculos em apenas três dias, pode ser feito por qualquer um.

Por fim, vale dizer que o mais indicado para qualquer caso é procurar uma ajuda profissional para fazer seu treino. Assim, há menores de chances de fazer algo errado.

Imagem destacada: Reprodução/Pexels, Andrea Piacquadio