Dentro de uma academia é normal já ter ouvido o termo “exercícios base”, entretanto, nem todos sabem quais são esses fundamentos.

Considerados como pilares de um treinamento visando hipertrofia, os três exercícios base pretendem trabalhar o corpo inteiro. Diante disso, utilizando apenas a barra e as anilhas, quem faz tais métodos consegue ativar os principais grupos de uma maneira única.

Assim, preparamos este guia para você entender melhor quais são essas três técnicas de trabalho e a sua importância na hipertrofia.

Levantamento terra ou Deadlift – O rei dos exercícios base

Reprodução/ Pexels, Victor Freitas

Primeiramente, lembrado por muitos como o principal exercício na academia, o levantamento terra serve para diversas finalidades. Além de poder ser incluído no treino de costas e de perna, este exercício recruta braços, glúteos, ombros e até peitoral.

Diante disso, vale dizer que seu movimento exige certo controle corporal. Isto acontece justamente pelo fato de recrutar o corpo inteiro para executá-lo. Assim, além de ser efetivo, ele pode ser lesivo para quem fazê-lo incorretamente.

Supino

Reprodução/Pexels. Bruno Bueno

Em seguida, um dos exercícios mais feitos entre os homens na academia: o supino. Recrutando o peitoral e o tríceps, este também é uma ótima fórmula para ganhar massa.

Ainda, vale dizer que muitos treinadores já afirmaram não gostarem de prescrever supino para seus atletas.

Isto acontece devido às altas chances de rompimento de peitoral. Ou seja, ao mesmo tempo que ele fornece um aumento do peito, há chances de ocorrer uma lesão fazendo-o.

Agachamento

Reprodução/Pexels, Li Sun

Por fim, o último, mas não menos importante, exercício base se trata do agachamento. Assim como o supino faz sucesso entre os homens, o agachamento é feito pela grande parte das mulheres.

Isso acontece justamente por ser um método no qual as pernas são trabalhadas como um todo. Dentro disso, o agachamento consegue envolver posterior, quadríceps, panturrilha e glúteos. Ou seja, o público feminino que busca aumentar as pernas dá preferência para ele.

Entretanto,  os homens não devem deixar de treinar pernas. Este movimento consegue fortalecer a lombar, algo crucial em todos os treinos. Além de que um corpo com pernas grandes sempre chamará mais atenção do que um que só tem a parte superior trabalhada.

Ainda, há pessoas que incluem o desenvolvimento com a barra como parte da lista dos exercícios base.