Com mais de 36 anos de culturismo, Marcelo Bueno, presidente da INBA Brazil, (Federação de Atletas de Fisiculturismo Natural) concedeu entrevista ao Esportelândia contando um pouco da sua história.
Sempre amante do esporte, inclusive tendo se tornado atleta Bodybuilder, Bueno tem uma carreira de campeão. Além de ser top 1 em shows como Noite dos Campeões, o atual presidente da federação de naturais também passou pela NPC.
Logo ao se mudar para os Estados Unidos, em meados de 1995, o então atleta competiu em eventos como Mr. Flórida. Ao mesmo tempo em que era atleta, Marcelo também conciliava o esporte com sua vida profissional. Já que escrevia para revistas “fitness” da época.
O começo no ramo do fisiculturismo natural
Assim, chegando próximo ao ponto da história onde a INBA se encaixa, Marcelo Bueno montou sua primeira academia.
Em 2004 para 2005 eu montei a primeira Boutique Gym no Brasil. Um conceito americano de academias de musculação.
Em sequência, já estava inserido no meio por meio graças a sua esposa, Bianca Bertotti, que era atleta natural de fisiculturismo.
Entretanto, Bianca decidiu parar de competir, pois competia contra outras atletas que não eram “naturais”.
Em 2006 eu falei para ela voltar a competir porque ela estava com depressão. Então ela decidiu ir para o MuscleMania, evento de fisiculturismo para naturais com exame antidoping.
Diante disso, o casal retornou ao esporte fora do país apenas em federações exclusivas de eventos para naturais. Vale dizer que o Marcelo Bueno não só voltara a competir como também levava atletas nacionais para subirem nos palcos fora do Brasil.
Tive que fazer uma metanóia na minha cabeça para começar a competir natural e preparar atletas naturais.
O sonho de trazer o campeonato de naturais para o Brasil se tornou realidade
Dando sequência na sua história, ao longo de 2009 a 2016 sua vida girava em torno do fisiculturismo natural. Já que preparava atletas sem o uso de recursos ergogênicos. Em 2018, logo após seu documentário Roleta Russa (que explica o uso de anabolizantes no culturismo) ter feito sucesso, seu desejo de trazer a federação de naturais para o Brasil aumentou.
Infelizmente, trazer o Muscle Mania já não era mais viável. Já que a federação acabou se corrompendo com ao longo dos anos. Diante disso, a filmagem fez tanto sucesso que acabou virando documento da ABCD (Agência Brasileira de Controle de Doping). Este fator fez com que a INBA detivesse a credencial do órgão.
Nenhuma federação, que não seja do governo, como a IFBB, tem essa credencial, apenas a INBA.
Em 2020, com a pandemia, Marcelo começou a estruturar sua ideia de criar a federação para atletas naturais. Em certo momento, diante da procura por uma federação internacional para trazer ao Brasil, Marcelo conheceu a INBA Internacional.
Eu entrei em contato com eles, o presidente quis me conhecer. Fiz uma sabatina, mandei meu currículo e em 2021 eu fui nomeado presidente da INBA aqui no Brasil.
Todo o processo burocrático da criação da INBA chega ao fim
Durante todo esse 2021, Marcelo organizou a parte burocrática da federação aqui no Brasil. Além disso, houve a chance de entrar para ABCD, onde a companhia se encontra até hoje. Assim, no ano de 2022, a equipe da INBA Brazil se viu pronta para iniciar os primeiros eventos de naturais.
A reação do público diante de um campeonato natural de fisiculturismo no Brasil
Depois de todo o processo de criação do INBA, Marcelo Bueno descobriu que existia uma comunidade de atletas naturais no Brasil.
Vieram muitos atletas e simpatizantes que desejavam esse campeonato aqui no Brasil. Onde a gente está com quase 200 integrantes no nosso grupo de naturais no Whatsapp.
O primeiro evento de naturais no Brasil organizado pela INBA
Assim, o primeiro campeonato de fisiculturismo natural no Brasil já tem data e local confirmados. O evento será no próximo sábado, dia 02 de abril, no Teatro Ítalo Brasileiro, em Santa Amaro-SP. Quanto a isso, Marcelo confirmou que suas expectativas estão altas diante deste show inovador no culturismo brasileiro.
É lógico que vai ser uma festa muito grande, os atletas estão super ansiosos e felizes. Na realidade, é um evento histórico no nosso esporte.
Por fim, é válido destacar que o ideal do evento é contra qualquer tipo de piada do público.
Os seguranças vão tirar, o árbitro já está dirigido quanto as pessoas que queiram degrinir o natural bodybuilding.
Ver essa foto no Instagram
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.