Origens, títulos, curiosidades e números: saiba tudo sobre Call of Duty, uma das maiores franquias de FPS em todos os tempos!

Se você é apaixonado por videogames, com certeza já ouviu falar de Call of Duty. Trata-se de uma das franquias mais importantes e bem-sucedidas da história!

Com o sucesso estrondoso do gênero battle royale e do modo Warzone, o jogo ganhou cada vez mais visibilidade. É por isso que resolvemos relembrar a história de CoD!

O que é Call of Duty?

tudo sobre call of duty
Conheça a história da franquia

Call of Duty é uma franquia de FPS lançada em 2003. O jogo de tiro é um dos mais antigos e populares da indústria. Abordou, inicialmente, a Segunda Guerra Mundial, mas, depois, expandiu horizontes para outras temáticas como Guerra Fria, conflitos futuristas e até mesmo espaciais.

A série é atualmente desenvolvida pelo estúdio Infinity Ward e publicada pela Activision, mas já passou por mãos de outras empresas como Sledgehammer Games e Treyarch.

Em 2016, a franquia alcançou a incrível quantia de 250 milhões de cópias vendidas e 15 bilhões de dólares arrecadados. Call of Duty esteve presente em quase todas as gerações de consoles, além de possuir versões mobile.

Lista de jogos Call of Duty

  • Call of Duty (2003)
  • Call of Duty 2 (2005)
  • Call of Duty 3 (2006)
  • Call of Duty 4: Modern Warfare (2007)
  • Call of Duty: World at War (2008)
  • Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009)
  • Call of Duty: Black Ops (2010)
  • Call of Duty: Modern Warfare 3 (2011)
  • Call of Duty: Black Ops II (2012)
  • Call of Duty: Ghosts (2013)
  • Call of Duty: Advanced Warfare (2014)
  • Call of Duty: Black Ops III (2015)
  • Call of Duty: Infinite Warfare (2016)
  • Call of Duty: WWII (2017)
  • Call of Duty: Black Ops 4 (2018)
  • Call of Duty: Mobile (2019)
  • Call of Duty: Modern Warfare (2019)

Call of Duty (2003)

call of duty 1
Call of Duty
  • Plataformas: PC, Xbox 360 e PS3

Call of Duty foi o primeiro jogo da história de franquia. O game explorou como pano de fundo os conflitos da Segunda Guerra Mundial. No modo história, você assume o controle de paraquedistas dos exércitos britânico e norte-americano.

Call of Duty 2 (2005)

call of duty 2
Call of Duty 2
  • Plataformas: PC, Xbox 360 e Xbox One

Call of Duty 2 foi o segundo jogo da franquia publicado em 2005, mas não foi disponibilizado para PlayStation. O game continua abordando a Segunda Guerra Mundial como background. Mais uma vez, o jogador é incumbido de liderar as tropas dos Aliados (Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética).

Call of Duty 3 (2006)

Call of Duty 3
Call of Duty 3
  • Plataformas: Xbox 360, Xbox One, PS2, PS3 e Wii

Call of Duty 3, o terceiro game da franquia, foi lançando exclusivamente para consoles. Pela primeira vez os PCs ficaram de fora. A continuação da série explora a resistência dos Aliados no famoso “Dia D”, um dos eventos mais notórios da Segunda Grande Guerra.

Call of Duty 4: Modern Warfare (2007)

Call of Duty 4 Modern Warfare
Call of Duty 4: Modern Warfare
  • Plataformas: PC, Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4 e Wii

O aclamado Call of Duty 4: Modern Warfare, um dos mais conhecidos da franquia, ganhou vida na terceira geração de consoles. Foi a primeira vez que os desenvolvedores deixaram de lado a Segunda Guerra Mundial, situando o enredo nos tempos atuais. Aqui, as armas antigas deram lugar aos arsenais mais tecnológicos do mercado.

Call of Duty: World at War (2008)

Call of Duty World at War
Call of Duty: World at War
  • Plataformas: PC, Xbox 360, Xbox One, PS2, PS3 e Wii

Call of Duty: World at War marcou o início da série Black Ops. O game retorna às origens da Segunda Guerra Mundial, mas desta vez, ilustrando os conflitos entre Estados Unidos e Japão no Oceano Pacífico. Foi nessa ocasião que rolou o ataque à base naval de Pearl Harbor.

Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009)

Call of Duty Modern Warfare 2
Call of Duty: Modern Warfare 2
  • Plataformas: PC, Xbox 360, Xbox One e PS3

Call of Duty: Modern Warfare 2 é o sexto título da franquia. O game é a continuação de Call of Duty 4 e se passa no mesmo contexto, só que cinco anos depois. Temos de volta alguns personagens como Capitão Price e “Soap” MacTavish.

Call of Duty: Black Ops (2010)

Call of Duty Black Ops
Call of Duty: Black Ops
  • Plataformas: PC, Xbox 360, Xbox One, PS3 e Wii

Ainda na terceira geração de consoles, tivemos Call of Duty: Black Ops. O sétimo game da série inovou ao ambientar, pela primeira vez, a Guerra Fria. Alguns capítulos da história também se passam na Guerra do Vietnã.

Call of Duty: Modern Warfare 3 (2011)

Call of Duty Modern Warfare 3
Call of Duty: Modern Warfare 3
  • Plataformas: PC, Xbox 360, Xbox One, PS3 e Wii

Logo em seguida, os fãs do FPS puderam desfrutar de Call of Duty: Modern Warfare 3. O título é a continuação de MW 2 e explora a fictícia Terceira Guerra Mundial entre Estados Unidos e Rússia. Fora dos consoles, o game marcou um intenso conflito comercial entre a publisher Activision e o estúdio Infinity Ward.

Call of Duty: Black Ops II (2012)

Call of Duty Black Ops II
Call of Duty: Black Ops II
  • Plataformas: PC, Xbox 360, Xbox One, PS3 e Wii U

O sucesso da série Black Ops fez a Treyarch lançar Call of Duty: Black Ops II. O jogo explora guerras futurísticas e múltiplos enredos conectados no modo campanha. Dependendo de suas escolhas, a história pode encerrar de várias formas diferentes.

Leia mais sobre games:

Call of Duty: Ghosts (2013)

Call of Duty Ghosts
Call of Duty: Ghosts
  • Plataformas: PC, Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4 e Wii U

Call of Duty: Ghosts, o décimo título da franquia, não agradou muito ao público. O game recebeu severas críticas da mídia especializada, mas foi elogiado pelo ótimo modo multiplayer. No modo campanha, você assume o personagem Logan Walker.

Call of Duty: Advanced Warfare (2014)

Call of Duty Advanced Warfare
Call of Duty: Advanced Warfare
  • Plataformas: PC, Xbox 360, Xbox One, PS3 e PS4

Call of Duty: Advanced Warfare também performou abaixo da média. O game reúne equipamentos de alta tecnologia e trajes especiais. Os personagens conseguem executar pulos duplos e impulsos para se movimentar no mapa, o que possibilita um leque mais variado de estratégias durante o combate.

Call of Duty: Black Ops III (2015)

Call of Duty Black Ops III
Call of Duty: Black Ops III
  • Plataformas: PC, Xbox 360, Xbox One, PS3 e PS4

Call of Duty: Black Ops III, a continuação da aclamada série, foi o último título com presença na terceira geração de consoles. A história se passa em 2065, ou seja, 40 anos após os acontecimentos de Black Ops II. Como pano de fundo, o planeta tenta se adaptar às mudanças climáticas enquanto os conflitos bélicos se tornam cada vez mais frequentes.

Call of Duty: Infinite Warfare (2016)

Call of Duty Infinite Warfare
Call of Duty: Infinite Warfare
  • Plataformas: PC, Xbox One e PS4

Call of Duty: Infinity Warfare foi o 13º título da franquia e os desenvolvedores continuaram apostando no background futurístico. Na história, suas tropas precisam derrotar um grupo de rebeldes que está tentando tomar o… Sistema Solar! Isso mesmo. A vida na Terra se deteriorou a ponto dos humanos precisarem expandir a sociedade para além do planeta.

Call of Duty: WWII (2017)

Call of Duty WWII
Call of Duty: WWII
  • Plataformas: PC, Xbox One e PS4

Após ficar quase uma década sem abordar a Segunda Guerra Mundial, Call of Duty retornou às origens com o seu 14º jogo. World War II apresenta gráficos fantásticos e se passa na Batalha da Normandia, quando tropas aliadas invadiram a Europa Ocidental até então tomada pelas tropadas nazistas.

Call of Duty: Black Ops 4 (2018)

Call of Duty Black Ops 4
Call of Duty: Black Ops 4
  • Plataformas: PC, Xbox One e PS4

Call of Duty: Black Ops 4 chegou à quarta geração de videogames apresentando novidades inéditas. Pela primeira vez, os soldados não conseguem recuperar vida após serem feridos. O título também apresentou novas mecânicas balísticas e um sistema de recoil único.

Call of Duty: Mobile (2019)

Call of Duty Mobile
Call of Duty: Mobile
  • Plataformas: PC, Xbox One e PS4

Call of Duty: Mobile foi o primeiro jogo da série principal produzido exclusivamente para smartphones. O game, produzido pela Tencent, é gratuito e focado no modo multiplayer. Desde que foi lançado em 2019, se tornou um dos mais populares do segmento.

Call of Duty: Modern Warfare (2019)

Call of Duty Modern Warfare
Call of Duty: Modern Warfare
  • Plataformas: PC, Xbox One e PS4

Chegamos ao fim da linha cronológica com Call of Duty: Modern Warfare, o último jogo da franquia lançado até a data desta publicação. Com gráficos de ponta e o retorno de personagens famosos como Capitão Price, é considerado o título mais sombrio e realista.

Não vá embora! Continue por aqui:

*Última atualização feita em 1º de agosto de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin