Você sabia que alguns players treinam para zerar jogos rapidamente? Entenda o que é speedrun e conheça os recordes mundiais

Alguns players não se contentam em apenas zerar jogos. Eles tentam gabaritá-los o mais rápido possível. Esse estilo de gameplay tem um nome e se chama speedrun.

Os speedrunners são aqueles que treinam arduamente para chegar ao topo das leaderboards, disputar campeonatos e bater recordes mundiais.

A premissa pode soar bastante estranha para os jogadores normais, mas acredite: a arte do speedrunning movimenta uma comunidade engajada e bastante interessante.

O que é speedrun?

O que é speedrun
Conheça a arte do speedrunning

Speedrun é um estilo de jogo que pode ser aplicado em qualquer game. O objetivo é completá-los o mais rápido possível.

Existem rankings de praticamente todos os jogos que conhecemos hoje. Para consultá-los, basta acessar o site Speedrun.com! Os mais famosos são Minecraft e Super Mario.

Os players que se dedicam a essa vida são chamados de speedrunners. O treinamento desses atletas exige muita dedicação, força de vontade, reflexos e, principalmente, memória. Vamos te explicar o porquê.

O que speedrunners fazem?

O que speedrunners fazem
O treinamento é árduo para bater recordes

Os speedrunners precisam conhecer o jogo na palma da mão. Para isso, eles treinam repetições de comandos e decoram diversos elementos das fases, como movimentação do personagem, comportamento de inimigos e execução de combos.

Por isso a necessidade de se ter uma memória de elefante. Imagina ter que zerar The Legend of Zelda: Breath of the Wild no menor tempo possível? São muitas informações e elementos para saber de cor e salteado.

No speedrun, alguns jogadores também costumam estudar bugs e glitches para obter melhor rendimento. Essa técnica é 100% aceita pela comunidade, pois não se trata de uma trapaça. São basicamente erros de programação que existem em qualquer game.

Os speedrunners criaram o hábito de gravar suas jogatinas, pois, afinal, eles precisam comprovar que, de fato, quebraram algum recorde. Antigamente, sem o auxilio de ferramentas e tecnologias, isso era mais difícil. O tempo era cronometrado a partir do momento em que o videogame ligava ou o player assumia o controle do personagem.

Leia mais sobre games:

Tipos de speedrun

Tipos de speedrun
Minecraft
  • Real Time Speedrun
  • Single Segment Speedrun
  • Tool-Assisted Speedrun

Real Time Speedrun

Existem três tipos de speedrun. O primeiro – e mais conhecido – se chama Real Time Speedrun (RTS). Nele, os jogadores precisam zerar o game por completo sem fazer nenhuma pausa, ou seja, de forma ininterrupta. A contagem começa a partir da primeira fase e o tempo vai rolando até você fechar a história.

Single Segment Speedrun

O segundo tipo – e menos maçante – se chama Single Segment Speedrun. O objetivo é o mesmo, mas os players podem se dar ao luxo de jogar cada parte da campanha separadamente, pausando para descansar quando for necessário. No final, o tempo de todas as fases são somadas e assim se calcula o tempo final.

Tool-Assisted Speedrun

O terceiro tipo é o mais peculiar de todos. No Tool-Assisted Speedrun (TAS), jogadores fazem gambiarras e colocam o computador para zerar os games. É uma tática que gera entretenimento na comunidade, pois é divertido assistir o comportamento da máquina. Mas é também útil para descobrir bugs e glitches.

Modalidades de speedrun

Modalidades de speedrun
Super Mario World
  • Any%
  • 100%
  • Individual Level

Any%

A modalidade Any% é terminar o jogo o mais rápido possível sem precisar concluir os 100% do game. O objetivo é alcançar os créditos e ponto final. Não é necessário fazer side quests, desbloquear itens secretos e coisas fora da campanha principal.

100%

Já a modalidade 100% envolve completar tudo do jogo. É a famosa platinada, como usuários do PlayStation costumam dizer. Trata-se de uma categoria ainda mais difícil, pois será necessário memorizar ainda mais elementos.

Individual Level

Por fim, temos a modalidade Individual Level. Como o próprio nome já entrega, a missão é completar uma fase em específico, como o primeiro chefão de Cuphead. Essa categoria fazem os jogadores testarem ainda mais os seus limites.

Eventos de speedrun

Games Done Quick
Games Done Quick

Além das diversas comunidades, fóruns e grupos, existem também eventos bem famosos de speedrun. São exposições e campeonatos nos quais os jogadores se reúnem para trocar ideia, discutir novidades, realizar desafios e, claro, bater recordes.

O Games Done Quick é um dos mais famosos do planeta, sendo realizado duas vezes ao ano. No inverno, temos o Awesome Games Done Quick (AGDQ). Já no verão, o Summer Games Done Quick (SGDQ). Ambos acontecem nos Estados Unidos.

Rolam transmissões ao vivo e você pode assistir às diversas atividades que acontecem no período de uma semana. É bem maneiro, hein? Recomendo bastante.

Presença no Guinness World Records

Guinness World Records speedrunners
Recorde de speedrun no Mario Kart 8 Deluxe

O speedrunning é tão expressivo que está presente no Guinness World Records, o livro dos recordes. No site oficial você consegue consultar vários recordes dos mais variados games.

O user DPLANET36, por exemplo, zerou Bloodborne, no PS4, mais rápido do que qualquer outro no planeta. Ele detém o recorde com 20 minutos e 33 segundos desde 2020.

Já o recorde do jogo indie Shovel Knight pertence ao player SMAUGY, que fechou o game em incríveis 42 minutos e 14 segundos.

*Última atualização feita em 22 de maio de 2021

Salvar