Alguns players não se contentam em apenas zerar jogos. Eles tentam gabaritá-los o mais rápido possível. Esse estilo de gameplay tem um nome e se chama speedrun.
Os speedrunners são aqueles que treinam arduamente para chegar ao topo das leaderboards, disputar campeonatos e bater recordes mundiais.
A premissa pode soar bastante estranha para os jogadores normais, mas acredite: a arte do speedrunning movimenta uma comunidade engajada e bastante interessante.
O que é speedrun?
Speedrun é um estilo de jogo que pode ser aplicado em qualquer game. O objetivo é completá-los o mais rápido possível.
Existem rankings de praticamente todos os jogos que conhecemos hoje. Para consultá-los, basta acessar o site Speedrun.com! Os mais famosos são Minecraft e Super Mario.
Os players que se dedicam a essa vida são chamados de speedrunners. O treinamento desses atletas exige muita dedicação, força de vontade, reflexos e, principalmente, memória. Vamos te explicar o porquê.
O que speedrunners fazem?
Os speedrunners precisam conhecer o jogo na palma da mão. Para isso, eles treinam repetições de comandos e decoram diversos elementos das fases, como movimentação do personagem, comportamento de inimigos e execução de combos.
Por isso a necessidade de se ter uma memória de elefante. Imagina ter que zerar The Legend of Zelda: Breath of the Wild no menor tempo possível? São muitas informações e elementos para saber de cor e salteado.
No speedrun, alguns jogadores também costumam estudar bugs e glitches para obter melhor rendimento. Essa técnica é 100% aceita pela comunidade, pois não se trata de uma trapaça. São basicamente erros de programação que existem em qualquer game.
Os speedrunners criaram o hábito de gravar suas jogatinas, pois, afinal, eles precisam comprovar que, de fato, quebraram algum recorde. Antigamente, sem o auxilio de ferramentas e tecnologias, isso era mais difícil. O tempo era cronometrado a partir do momento em que o videogame ligava ou o player assumia o controle do personagem.
Leia mais sobre games:
- Ultimate Team do FIFA 21: confira as principais novidades
- Conheça todas as posições do CS:GO e suas funções
- Saiba quais são os 10 maiores times de esports do mundo
- Pro players mais bem pagos do mundo: conheça o top 8
Tipos de speedrun
- Real Time Speedrun
- Single Segment Speedrun
- Tool-Assisted Speedrun
Real Time Speedrun
Existem três tipos de speedrun. O primeiro – e mais conhecido – se chama Real Time Speedrun (RTS). Nele, os jogadores precisam zerar o game por completo sem fazer nenhuma pausa, ou seja, de forma ininterrupta. A contagem começa a partir da primeira fase e o tempo vai rolando até você fechar a história.
Single Segment Speedrun
O segundo tipo – e menos maçante – se chama Single Segment Speedrun. O objetivo é o mesmo, mas os players podem se dar ao luxo de jogar cada parte da campanha separadamente, pausando para descansar quando for necessário. No final, o tempo de todas as fases são somadas e assim se calcula o tempo final.
Tool-Assisted Speedrun
O terceiro tipo é o mais peculiar de todos. No Tool-Assisted Speedrun (TAS), jogadores fazem gambiarras e colocam o computador para zerar os games. É uma tática que gera entretenimento na comunidade, pois é divertido assistir o comportamento da máquina. Mas é também útil para descobrir bugs e glitches.
Modalidades de speedrun
- Any%
- 100%
- Individual Level
Any%
A modalidade Any% é terminar o jogo o mais rápido possível sem precisar concluir os 100% do game. O objetivo é alcançar os créditos e ponto final. Não é necessário fazer side quests, desbloquear itens secretos e coisas fora da campanha principal.
100%
Já a modalidade 100% envolve completar tudo do jogo. É a famosa platinada, como usuários do PlayStation costumam dizer. Trata-se de uma categoria ainda mais difícil, pois será necessário memorizar ainda mais elementos.
Individual Level
Por fim, temos a modalidade Individual Level. Como o próprio nome já entrega, a missão é completar uma fase em específico, como o primeiro chefão de Cuphead. Essa categoria fazem os jogadores testarem ainda mais os seus limites.
Eventos de speedrun
Além das diversas comunidades, fóruns e grupos, existem também eventos bem famosos de speedrun. São exposições e campeonatos nos quais os jogadores se reúnem para trocar ideia, discutir novidades, realizar desafios e, claro, bater recordes.
O Games Done Quick é um dos mais famosos do planeta, sendo realizado duas vezes ao ano. No inverno, temos o Awesome Games Done Quick (AGDQ). Já no verão, o Summer Games Done Quick (SGDQ). Ambos acontecem nos Estados Unidos.
Rolam transmissões ao vivo e você pode assistir às diversas atividades que acontecem no período de uma semana. É bem maneiro, hein? Recomendo bastante.
Presença no Guinness World Records
O speedrunning é tão expressivo que está presente no Guinness World Records, o livro dos recordes. No site oficial você consegue consultar vários recordes dos mais variados games.
O user DPLANET36, por exemplo, zerou Bloodborne, no PS4, mais rápido do que qualquer outro no planeta. Ele detém o recorde com 20 minutos e 33 segundos desde 2020.
Já o recorde do jogo indie Shovel Knight pertence ao player SMAUGY, que fechou o game em incríveis 42 minutos e 14 segundos.
- Times de Vôlei do Brasil: TODOS os elencos feminino e masculino
- Dominic Thiem: títulos, melhor ranking, rivais e biografia
- Tipos de Futebol: conheça os 11 estilos mais famosos do mundo
- Los Angeles Chargers: história, ídolos e elenco atualizado
*Última atualização feita em 22 de maio de 2021
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!