O Rainbow Six conta com duas equipes de cinco jogadores para cada lado. A equipe que somar sete rounds primeiro vence, ou seja, melhor de 13 rounds. Em caso de empate por 6 × 6, o jogo conta com uma prorrogação, sendo o vencedor aquele que vencer dois rounds primeiro.

Divididos em ataque e defesa, as equipes alteram de lado ao sétimo round de cada mapa. A equipe que ataca tem como objetivo invadir as áreas determinadas das bombas adversárias e plantar um desativador, com objetivo de desligar o explosivo. De maneira contrária ao lado atacante, os defensivos precisam manter os adversários longes das bombas. Caso os atacantes plantem o desativador, a defesa pode desligar, porém, com um tempo limitado.

Ambos os lados podem pontuar após eliminar todos os adversários, de maneira muito parecida com que vê em Valorant e Counter-Strike: Global Offensive. Porém, a única exceção é quando o desativador já está plantado na bomba, o time defensor precisa desligá-lo para realmente vencer o round, mesmo após eliminar todos os inimigos.

Atualmente o Rainbow Six tem mapas na rotação ativa disponível para as equipes jogarem. As equipes passam pelo processo de veto de mapas, fazendo com que sejam banidos mapas de acordo com a estratégia que cada equipe escolher. Assim como em outras modalidades de esportes eletrônicos, no Rainbow Six Competitivo cada equipe jogará as ligas regionais dependendo da região onde está inserido.

Six Invitational e Six Major

O Six Major é um torneio profissional do Rainbow Six Esports no qual é organizado pela própria desenvolvedora do jogo, a Ubisoft. Localizado em diversas localidades do mundo, o torneio reúne as melhores equipes classificadas das Ligas Regionais.

Normalmente, os campeonatos Six Major tem um formato simples e direto. Com uma fase de grupos com quatro equipes por grupo, as duas melhores equipes se classificam para os playoffs. Em uma melhor de três mapas, os playoffs são constituídos de eliminação simples, perdeu tá fora. A grande final é melhor de cinco mapas.

O mais importante do R6 com certeza é o Six Invitational. O torneio é realizado anualmente e marca o final do ano, como se fosse uma Copa do Mundo da modalidade. Normalmente, esse campeonato traz grande premiação, o próximo, será realizado no Brasil.

O Brasil e R6

Quando falamos de Brasil e R6, com certeza podemos nos orgulhar. O cenário competitivo do Brasil é muito forte. Diferente de outras modalidades que saem do país em campeonatos internacionais e não conseguem ter grande desempenho, isso não se aplica ao jogo da Ubisoft.