Foco, treinamento, dedicação e segredos: aprenda a se tornar um pro player de Fortnite conferindo oito dicas importantíssimas!

Jogador de videogame é profissão sim! E esse caminho está cada vez mais estruturado, tanto no Brasil quanto no mundo. Se você está interessado em se especializar no battle royale, então vai adorar o nosso guia de como se tornar pro player no Fortnite!

Ficou interessado? Aqui você encontrará oito dicas para entrar na carreira, que envolve tempo, treinamento, informação e muita, muita dedicação. Segue o fio!

Como ser pro player de Fortnite

  • Entenda a profissão
  • Invista em equipamentos
  • Tenha uma rotina de treinamento
  • Jogue scrims
  • Estude o meta
  • Acompanhe o cenário
  • Aprenda os segredos
  • Participe de torneios

Entenda a profissão

melhores jogadores de fortnite bugha
Bugha é um pro player de Fortnite

O primeiro passo para se tornar um pro player de Fortnite é… entender o que é um pro player! Pode parecer trivial, mas muita gente não entende as peculiaridades da profissão.

Sim. Uma profissão. Um pro player nada mais é que um jogador profissional de esports, ou seja, esportes eletrônicos. Eles participam de campeonatos, recebem premiações, treinam diariamente e alguns são até contratados por equipes.

Guardadas as devidas proporções, os pro players são iguais jogadores de futebol (Neymar, Messi, Salah) ou de basquete (LeBron, Westbrook, Durant). Assim como os atletas de alto rendimento, os cyberatletas também dedicam suas vidas para competir.

Não há caminho curto. O negócio é praticar, ficar bom no battle royale e jogar torneios. Basta escolher sua plataforma preferida (computador ou console), treinar bastante e correr atrás do seu sonho.

Vale lembrar que a profissão pro player pode ser bastante árdua no começo. Alguns jogadores precisam se mudar para outras cidades, abrir mão de muitas coisas e, geralmente, fazer com que os pais entendam que o trabalho é sério e lucrativo como qualquer outro.

Invista em equipamentos

Requisitos mínimos para rodar Fortnite
Tenha bons equipamentos para jogar

Essa dica é fundamental para jogadores de PC: Ter equipamentos de ponta é bastante importante. Só assim você poderá elevar sua jogabilidade ao máximo. Não dá pra ser pro player jogando com menos de 60 FPS.

Veja isso como um investimento necessário para o seu sucesso. Ter um computador legalzinho e uma internet instável já são passos primordiais. Você vai se movimentar com mais fluidez, enxergará melhor os detalhes do mapa e vencerá nos mínimos detalhes.

Imagine uma situação clássica do Fortnite: última safe zone, vários players dentro de um cubículo e construções para todos os lados. É preciso ter uma máquina que aguente tanta informação na tela! Qualquer travadinha em um cenário desses pode resultar em derrota. Clicando aqui nós te daremos sugestões de peças para montar um ótimo PC.

Pode colocar os famosos periféricos gamers nessa conta também, pois eles otimizam as mecânicas de qualquer jogo. Mouse e teclado diminuirão o tempo de resposta dos seus comandos e cansarão menos os seus braços durante a rotina. Já o headset vai aprimorar a audição, fazendo com que você escute mais facilmente os passos dos adversários.

Tenha uma rotina de treinamento

Pro player de Fortnite
Crie uma rotina e treine bastante

A melhoria da gameplay está diretamente relacionada à repetição de fundamentos básicos. Portanto, a recomendação é que você crie uma rotina de treinos. Calibrar a mira é uma tarefa mais natural, pois esse é um elemento presente em todos os jogos de tiro. Mas ficar fera nas construções… isso sim demanda mais tempo.

Existem diversas formas de treinamento. A mais comum é jogar partidas ranqueadas. São nelas que você maximizará as mecânicas como um todo: noções de posicionamento, timing para se deslocar no mapa, métodos de looteamento, captação de recursos, produção de estruturas, combates armados e assim por diante.

Outra alternativa igualmente produtiva é entrar no modo Parquinho e treinar separadamente cada fundamento. Esse método é o ideal para aumentar a velocidade das construções, conhecer todas as armas, locais do mapa e segredos do Fortnite.

Caso esteja cansado de tudo isso, uma terceira sugestão é baixar arenas personalizadas para jogar no modo Criativo. Basta pegar o código do mapa e entrar. Neles você também poderá treinar conceitos básicos como, por exemplo, atirar em alvos.

Jogue scrims

como ser bom em fortnite
Scrims são o segredo para a evolução

Deixamos o quarto (e melhor) método de treinamento para aprofundarmos individualmente. Ser pro player de Fortnite é estar sempre jogando contra os melhores. Isso só é possível disputando campeonatos, claro, e também nas scrims.

As scrims são partidas personalizadas com jogadores de nível semelhante ao seu e que querem seriedade nos treinos rotineiros. Elas são geralmente organizadas dentro de servidores privados do Discord.

Mas Julio, não existem as ranqueadas? Sim, elas existem. Mas nem sempre todos os players presentes nas partidas estarão a fim de jogar para valer. Há a probabilidade de você encontrar trolls e contas “smurfs” – só para ficarmos nos exemplos mais comuns

As scrims te entregarão a experiência mais próxima possível dos torneios profissionais. E é aí que você conseguirá desenvolver o seu jogo a nível competitivo.

Existem vários servidores de scrims, mas o mais famoso aqui no Brasil é o SA Scrims. Para entrar, basta realizar o cadastro e seguir as regras. O vídeo abaixo explica direitinho!

Aprenda mais sobre games e esports:

Estude o meta

curso de fortnite
Estude o meta para sempre jogar com o que há de melhor

Todo pro player de Fortnite precisa estudar o meta. Se você nunca ouviu essa palavra antes, relaxa que a gente te explica direitinho!

O meta é o conjunto de armas, itens e construções mais utilizados pela comunidade no momento. São basicamente as estratégias e estilos de jogo que estão dando certo em determinado patch e elevando a taxa de vitória dos jogadores.

O meta não é definitivo e está sempre em “movimento”, pois o jogo recebe constantes atualizações que alteram, retiram ou implementam recursos no battle royale. Tudo isso influencia a jogabilidade. Um meta pode durar semanas ou meses antes de ser alterado.

Pô, Julio. É muita coisa, né? O que eu faço para ficar por dentro dessas atualizações? Bom, o método mais simples é ler e interpretar os patch notes no site oficial do Fortnite. por contra própria. É um texto que explica tudo o que foi alterado no jogo.

No entanto, nem sempre conseguimos extrair as novidades apenas fazendo isso. É preciso cruzamento de dados e análises de especialistas. Sendo assim, te aconselhamos a acompanhar canais de pro players, torneios e sites especializados como o Pro Guides.

Veja um exemplo para entender: na data de publicação deste guia, as armas mais fortes do meta eram Scar, Charge Shotgun, Pump Shotgun e Rocket Launcher. Pode ser que o meta já tenha mudado! Então fique de olho para compreender todas as mudanças.

Acompanhe o cenário

dicas de pro player fortnite
Aqua e Nyhrox, jogadores profissionais de Fortnite

Como virar pro player de Fortnite se você nem acompanha os campeonatos profissionais? Só assistindo aos torneios que você entenderá como funciona o cenário competitivo, descobrirá quem são os melhores atletas e quais equipes são referência na atualidade.

Os eventos costumam ser transmitidos ao vivo em plataformas de streaming tradicionais como Twitch, YouTube e até mesmo Facebook. Observar a estrutura das ligas e os craques em ação te fará um jogador melhor e mais preparado. Aprendizado, né?

Aprenda os segredos

como virar pro player de fotnite
Aprenda a como ser bom em Fortnite

Tem a ver com tudo o que falamos até agora: treinamento árduo, conhecimento adquirido em campeonatos e assim por diante. Mas existem técnicas e estratégias que apenas jogadores experientes sabem usar. E isso é um baita diferencial!

Você sabia que os atletas constroem boxes específicas para se defender? Que utilizam comandos diferentes do teclado para otimizar a jogabilidade? Que pegam carona em tiros de foguete? Que utilizam granadas de impulso para movimentar?

São muitos segredos escondidos no universo profissional. Isso acontece em qualquer jogo! E consumir conteúdo de qualidade na internet pode te ajudar. Existem coaches, e-books, guias, aulas e muito material confiável.

Este curso, por exemplo, te ajudará a ganhar de 50 a 100 partidas em apenas um mês! Pode confiar que é sucesso. Uma na mão na roda para melhorar no Fortnite.

Participe de torneios

Como se pro player de fortnite
Participe de campeonatos quando estiver preparado

Finalizamos o guia de como virar pro player de Fortnite com a cereja do bolo! Caso esteja confiante o bastante, não perca tempo e participe do maior número de torneios que conseguir. Diferentemente de jogos como DotA 2 e League of Legends, o battle royale da Epic Games segue um modelo descentralizado e focado nos atletas.

No DotA 2 e no LoL, você precisa estar dentro de um time para jogar competições minimamente relevantes. No Fortnite isso não será um problema. Existem vários eventos online importantes (e com premiações gordas) extremamente acessíveis.

Normalmente os requisitos mínimos para participar são: ter uma idade mínima e um determinado número de vitórias ranqueadas. Cash Cup e Champions Series são exemplos de campeonatos que podem te dar visibilidade. No Brasil, a plataforma Gamers Club também costuma organizar ligas com recompensas em dinheiro.

Fique de olho na agenda de torneios! Basta acompanhar as redes sociais da Epic Games e de veículos jornalísticos especializados em esportes eletrônicos como ESPN, GloboEsporte, The Enemy, TechTudo, Mais Esports, Dot Esports e MGG.

Fique por aqui! Leia mais:

*Última atualização feita em 25 de outubro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin