Joga Football Manager 2021 e quer usar os números ao seu favor? Saiba o que é xG (Expected Goals) e saiba interpretá-lo no jogo

Afinal, o que é xG no Football Manager? Como utilizar essa ferramenta adicionada na versão mais recente do jogo que está dando o que falar?

Trata-se de uma estatística qualitativa que diz respeito às finalizações de um time ou jogador. Acredite: esses valores te ajudam a melhorar. E muito!

Ficou curioso para descobrir o que é Expected Goals? Quer aprender a interpretá-lo no FM? Então venha conosco, pois produzimos um resumo completo sobre o assunto!

O que é xG?

o que é expected goals
Entenda o que é Expected Goals

A sigla xG significa Expected Goals, isto é, algo como Gols Esperados em português. É um valor entre 0,01 e 0,99 que indica a probabilidade de uma finalização se transformar em gol. Trata-se uma estatística utilizada tanto no Football Manager quanto na vida real.

O xG é calculado de acordo com uma base de dados gigantesca. Essa base foi criada levando em consideração todos os tipos de arremates existentes no futebol, como chutes rasteiros, de fora da área, cabeçadas, driblando o goleiro, trivela e assim por diante.

O acervo também inclui diversos outros fatores como posicionamento do goleiro, se o jogador finalizou com o pé preferido, proximidade da marcação no momento do chute, etc.

Uma cobrança de pênalti, por exemplo, tem em média 0,8 de xG, pois é uma chance de gol praticamente certeira. Em outras palavras: os atletas geralmente não encontram muitos problemas para converter penalidades.

Agora, se o arremate é de longa distância e o goleiro está perfeitamente posicionado, o xG cai drasticamente, pois o grau de dificuldade é extremamente maior. Quanto menor o valor, menor a probabilidade de a finalização entrar no gol.

xG no Football Manager

xG no Football Manager
Painel da partida em tempo real

Agora que você sabe o que é xG, é hora de entendê-lo dentro do jogo. No Football Manager, essa estatística é bastante utilizada para analisar partidas e até mesmo contratar atacantes.

Primeiro, vamos te mostrar a aplicação do xG com a bola rolando. No painel de controle da partida, observe que o xG aparece em tempo real no canto esquerdo, no mesmo local onde estão os números de finalizações, escanteios, faltas e posse de bola.

O que você verá é a média do xG de todas as finalizações que seu time está tentando no confronto. O valor é atualizado até acabar o jogo.

Vamos a um exemplo hipotético: se aos 40 minutos da primeira etapa a equipe cobrou um pênalti (0,8), chutou de fora da área (0,1) e tentou um calcanhar do meio-campo (0,09), o xG gerado foi de 0,33, ou seja, a soma dos três valores (0,99) divididos pelo número de arremates totais (3).

Ao fim da partida, o relatório mostrará o xG definitivo de ambas as equipes naquele compromisso em específico. Com o decorrer da temporada, também será possível consultar o xG de todos os jogadores, tanto dos seus quanto dos adversários.

Leia mais sobre games e esports:

Como interpretar Expected Goals

Como interpretar o xG
Aprenda a interpretar a estatística

Não basta apenas entender o que é xG. O mais importante é saber interpretá-lo. Só assim você vai conseguir extrair informações valiosas que ajudarão seu elenco a crescer.

Se a sua média de xG por partida está alta, mas você não está conseguindo marcar gols, significa que seu plantel está com dificuldades para converter finalizações. Com essa informação em mãos, o que posso fazer? Resposta: treinar arremates.

Outra situação: se sua média de xG por jogo está baixíssima e você está marcando poucos gols, significa que o problema pode estar na criação de jogadas, pois sua equipe não está produzindo finalizações. Isso também pode ser corrigido com treinos dedicados.

O xG é uma ferramenta muito útil, mas é bom lembrar que ela nem sempre será 100% certeira. Isso porque o futebol é uma caixinha de surpresas, como bem sabemos.

No jogo de volta entre Liverpool e Atlético de Madrid na Champions League 2019/20, os espanhóis venceram a partida por 3×2 mesmo tendo acumulado menos xG (1,1) do que os ingleses (2,9). Uma das causas dessa discrepância foi a falha do goleiro Adrián.

Como contratar usando xG

Como contratar usando xG
Contrate atacantes verificando o xG

Por fim, o xG também pode ser utilizado para te ajudar na contratação de atletas, principalmente atacantes – afinal, são eles os maiores responsáveis por fazer gols.

Se um centroavante que tem 11 gols na temporada acumula média de dois chutes e 6,96 xG por partida, é um alto indicativo de que ele é letal na pequena área.

Se outro atacante tem média de 3,5 arremates/3,01 de xG por jogo e marcou apenas um golzinho, muito provavelmente ele está desperdiçando chances preciosas. Nessa situação fictícia, o mais recomendado seria tentar contratar o primeiro alvo.

Moral da história: você também pode usar o xG ao seu favor no mercado de transferências.

Agora que você aprendeu o que é Expected Goals, que tal dar um olhadinha em outros conteúdos? Aqui na Esportelândia nós falamos de tudo! Se liga:

*Última atualização feita em 12 de abril de 2021

Salvar