Conheça a maior loja virtual de jogos do mundo! O que é Steam, quando foi criada, como fazer compras, métodos de pagamento e mais

O que é Steam? Como comprar jogos na loja virtual mais querida do mundo? É hora de descobrir tudo sobre a plataforma que é xodó de milhões de gamers!

No conforto da sua casa, é possível adquirir milhares de títulos para computador. O sistema é seguro e muito eficiente. A seguir, tiraremos todas as suas dúvidas sobre a Steam!

O que é Steam?

O que é Steam
Saiba o que é Steam

Steam é uma loja virtual de jogos para computadores. É possível comprá-los através do site e instalá-los por meio de um software. Esse programa serve como biblioteca e hub de atualizações, mantendo os títulos sempre em dia com os patches lançados.

O local reúne mais de 10 mil jogos, 65 milhões de usuários totais e média de 8,5 milhões de contas ativas por dia. Além dos games propriamente ditos, a Steam também se destaca pela lista de amigos, chat, venda de cosméticos e avaliações críticas.

A Steam revolucionou o mercado dos videogames, já que a empresa ajudou na popularização das vendas online. Existem diversas formas de pagamento que proporcionam uma maior comodidade ao cliente.

A plataforma oferece suporte aos sistemas operacionais Windows, macOS e Linux. Tenha em mente, entretanto, que nem todos os jogos presentes no catálogo estão disponíveis para os três tipos de máquinas. Pesquise cada título separadamente antes de comprar.

Among Us, Fall Guys, Counter-Strike, DotA 2, PUBG, GTA V, Destiny 2 – grandes franquias do mercado estão presentes na Steam, além de várias produções indie. Apesar da ampla lista, a Steam não monopoliza todos os jogos do mundo. Ela divide espaço com outras lojas rivais como Origin, Epic Games e Blizzard.

Quem é o dono da Steam?

O que é Steam e como funciona
Valve Corporation é dona da Steam

A Steam é administrada pela Valve Corporation do atual proprietário norte-americano Gabe Newell. O serviço nasceu oficialmente em 2002, servindo apenas como plataforma de atualização para o jogo Counter-Strike.

Com o lançamento de Half-Life 2, passou a ser obrigatório ter a Steam instalada no computador para jogá-lo. Ao mesmo tempo, a empresa começou a firmar acordos e a vender jogos de outras desenvolvedoras em troca de comissões.

De 2007 em diante, já era possível adquirir franquias famosas como DOOM, Street Fighter e Tomb Raider. O sucesso eminente atraiu a atenção de outros estúdios, que viam na Steam uma excelente plataforma de distribuição.

como jogar Fortnite

Leia mais sobre games e esports:

Como se usa a Steam?

É seguro fazer compras na Steam
Veja como se usa a Steam

Agora que você sabe o que é Steam e conhece suas origens, é hora de aprender a usá-la. Primeiramente, é preciso criar uma conta no site. Não se preocupe com o idioma, tudo estará em português. Preencha os dados, confirme seu usuário no email e pronto!

Depois disso, faça o download da plataforma clicando no botão “Instalar Steam”, que se encontra no canto superior da home page. Após seguir o passo a passo da instalação, tudo estará pronto para que você comece a comprar os primeiros jogos.

O site é muito intuitivo. Navegue pelas abas e filtre a busca pelo gênero que quiser. Ou apenas digite o nome do game na caixa de pesquisa. Na aba comunidade, é possível interagir com outros users em fóruns de discussão, comprar cosméticos e assistir lives.

Cada jogo possui sua própria página. Lá você encontrará avaliações, requisitos mínimos, DLCs, preços, trailers e outras informações importantes.

Como fazer download de um jogo na Steam?

Como fazer download de um jogo na Steam
Aprenda a como fazer download de um jogo na Steam

Logado na sua conta, entre no site da Steam e procure pelo jogo desejado. Em seguida, escolha a versão do game que achar mais interessante (existem edições especiais, promoções, DLCs, etc) e clique no botão “+ Carrinho”.

O sistema te perguntará se o jogo em questão será comprado na sua conta ou enviado de presente para o usuário de outra pessoa (sim, é possível). Uma vez decidido, prossiga e escolha o método de pagamento preferido.

É possível pagar de diversas formas: cartão de crédito, boleto bancário, débito online em conta corrente (dependendo do banco) e através de parceiros como Paypal e PagSeguro. Após escolher o método, clique em “comprar” para finalizar o processo.

Uma vez confirmado o pagamento, o jogo aparecerá em sua biblioteca. Aí é só entrar no software da Steam no seu PC, achar o game e clicar no botão “instalar”. Toda vez que for jogar, será necessário abrir o programa.

Usamos como exemplo um jogo pago, mas existem milhares de games gratuitos na Steam, sem falar das promoções que frequentemente aparecerem na plataforma. Outra forma de realizar o download é inserindo códigos de regaste.

É seguro fazer compras na Steam

Quem é o dono da Steam
Comprar na Steam é 100% seguro

Sim! Não há o que se preocupar. A Steam é uma gigante do mercado que segue à risca as políticas de privacidade. As parcerias com bancos, cartões e outros métodos de pagamento são 100% legais. Seus dados não serão vazados!

Além da comodidade de poder comprar jogos no conforto da sua casa, os preços na Steam geralmente são menores do que cópias físicas. Os valores não levam em consideração fatores externos como embalagens, transporte, tributos locais, etc.

Agora que você sabe o que é Steam e como funciona, é só comprar seus games preferidos e partir para a jogatina! Ah, e não se esqueça de conferir outros textos aqui da Esportelândia:

*Última atualização feita em 22 de novembro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin