Conheça a história, campeões, regras, estatísticas e curiosidades do LoL MSI, o Mid-Season Invitational de League of Legends

O Mid-Season Invitational é um torneio muito importante de League of Legends. A competição, realizada desde 2015, reúne apenas os melhores times do planeta.

Também conhecido por sua abreviação MSI, o mundialito atrai a atenção de milhões de fãs. É um espetáculo de produção orquestrado pela desenvolvedora do LoL, Riot Games.

O Brasil participou de três edições e está indo para a sua quarta, com a paiN Gaming, em 2021, mas nunca chegou longe. Quem sabe não brilhamos nesta temporada, né?

Enquanto não sabemos, produzimos um geralzão com tudo o que você precisa saber sobre o campeonato: história, regras, maiores campeões, onde assistir e curiosidades.

O que é Mid-Season Invitational?

Mid Season Invitational (LoL MSI)
Brasileiros no Mid-Season Invitational 2017

O MSI é o segundo torneio mais importante do circuito competitivo de League of Legends, perdendo apenas para o Worlds (Mundial) em relevância internacional.

O evento é disputado em um país-sede predeterminado e reúne os campeões das 12 regiões do planeta: Brasil, Estados Unidos, Europa, China, Coreia do Sul, América Latina, Japão, Oceania, Turquia, Leste Europeu, Pacífico e Vietnã.

O campeão leva pra casa uma quantia em dinheiro. Além disso, garante à sua região uma vaga a mais no Mundial da mesma temporada. Cinco edições foram disputadas até o momento.

Qual é o maior campeão do LoL MSI?

LoL MSI
SKT comemorando o título

O maior campeão do Mid-Season Invitational é a T1 (antiga SKT). O time sul-coreano venceu a competição em duas oportunidades (2016 e 2017).

No primeiro título, conquistado em Xangai, China, a equipe derrotou a Counter Logic Gaming por 3×0 na final. No segundo, foi a vez dos asiáticos despacharem a G2 Esports por 3×1, desta vez no Rio de Janeiro.

Lista de campeões do MSI

  • 2015 – Edward Gaming (China)
  • 2016 – SKT (Coreia do Sul)
  • 2017 – SKT (Coreia do Sul)
  • 2018 – RNG (China)
  • 2019 – G2 Esports (Europa)
  • 2020 – Cancelado

Regras do Mid-Season Invitational 2021

MSI LoL 2021 datas
Taça do LoL MSI

Os campeões de cada liga nacional são divididos em três grupos: duas chaves de quatro e uma chave de três. Vale lembrar que em 2021 tivemos 11 representantes em vez de 12, já que o campeão do Vietnã (GAM Esports) não pôde viajar devido às restrições da COVID-19 impostas no país.

Nos grupos B e C, as equipes se enfrentarão duas vezes entre si, totalizando seis partidas para cada organização. Já no grupo A, por conta do desfalque, os times medirão forças entre si três vezes para chegarem aos mesmos seis confrontos.

Os dois melhores de cada grupo avançam para a segunda etapa, também conhecida como Rumble. Nela, os sobreviventes voltam a se enfrentar. A diferença é que, desta vez, serão dez partidas para cada org.

Os quatro melhores vão para o mata-mata em séries melhor de cinco (MD5), começando nas semifinais e terminando na grande final.

Grupos do LoL MSI 2021

  • Grupo A: Pentanet.GG (Oceania), RNG (China) e Unicorns of Love (Leste Europeu);
  • Grupo B: Istanbul Wildcats (Turquia), MAD Lions (Europa), paiN Gaming (Brasil) e PSG Talon (Pacífico);
  • Grupo C: Cloud9 (Estados Unidos), DetonatioN FocusMe (Japão), DWG Kia (Coreia do Sul) e Infinity Esports (América Latina).

Onde assistir ao MSI 2021

A Riot Games possui canais próprios na Twitch e no YouTube. Todos os jogos são transmitidos aos vivo nessas duas plataformas. Basta escolher sua língua preferida (tem narração brasileira) e acompanhar o evento.curso lolLeia mais sobre games:

Datas do LoL MSI 2021

  • 1ª fase: 06 a 11 de maio (10h às 15h, horário BR)
  • 2ª fase: 14 a 18 de maio (10h às 15h, horário BR)
  • Semifinal I: 21 de maio (9h, horário BR)
  • Semifinal II: 22 de maio (9h, horário BR)
  • Final: 23 de maio (9h, horário BR)

Curiosidades do Mid-Season Invitational

Mid Season Invitational
G2 Esports é a única campeã ocidental do MSI

Flash Wolves e SKT são as equipes que mais disputaram edições do LoL MSI, com quatro participações cada. Já Faker, o atleta que mais jogou (quatro também).

Faker, Bang e Wolf são os jogadores que mais ganharam o torneio. São os dois títulos da SKT, faturados em 2016 e 2017.

A Coreia do Sul é o país que mais emplacou atletas diferentes no Mid-Season Invitational até o momento (63). Em segundo lugar está Taiwan, com 23.

G2 Esports é o lobo solitário do campeonato. A organização europeia foi a única fora do Oriente a levantar a taça.

Até 2020, Braum foi o campeão mais escolhido no MSI (91 vezes). Já LeBlanc foi o personagem mais banido (124 vezes).

O Brasil já foi representado por quatro equipes diferentes. São elas: RED Canids (2017), KaBuM (2018), INTZ (2019) e paiN Gaming (2021). Nenhuma delas chegou perto de erguer o caneco.

Agora que você sabe tudo sobre a competição, que tal conferir outros conteúdos sobre esportes? Aqui na Esportelândia falamos de muita coisa:

*Última atualização feita em 5 de maio de 2021

Salvar