Mirage, Overpass e mais: conheça os mapas do CS:GO, as callouts criadas pela comunidade brasileira e homenagens presentes no jogo

Você sabia que os melhores mapas do CS:GO são aqueles utilizados na rotação oficial dos campeonatos? São geralmente os mais jogados pela comunidade também!

Cada mapa é composto por diferentes regiões, que são apelidadas por jogadores de Counter-Strike. Elas homenageiam atletas, equipes e recebem, de vez em quando, alguns nomes bem peculiares. Vamos te mostrar alguns!

Quer descobrir quais são as posições de todos os mapas do CS:GO? Então vem com a gente! Vamos destrinchar pedaço por pedaço. E com imagens ilustrativas, claro.

O que são os mapas no CS:GO?

Como jogar CS Go
Mirage é um dos mapas mais tradicionais do CS:GO

Os mapas no CS:GO são “fases” dentro do jogo onde as duas equipes se enfrentam. Uma partida de Counter-Strike é disputada inteira dentro de um único mapa.

Cada mapa competitivo é composto por quatro regiões fixas: base TR, base CT, bombsite A e bombsite B. São nesses bombsites onde os terroristas plantam a C4.

Os mapas também possuem regiões únicas. Na Inferno, por exemplo, existe um setor chamado “banana”. Na Overpass, o “sapão”. E assim por diante.

Foi por isso que a comunidade se viu obrigada a criar “nomes” para todos os lugares do mapas, também conhecidas como “callouts”. Esses nomes variam de país em país e são importantíssimos para a comunicação in-game.

Abaixo, vamos te apresentar os nomes de todas as posições nos mapas de CS:GO. E, claro, callouts em português – criadas pelos nossos queridos jogadores brasileiros!

Os principais mapas do CS:GO atualmente são: Cache, Cobblestone, Dust II, Inferno, Mirage, Nuke, Overpass, Train e Vertigo. Focaremos neles a partir de agora.

Lista de todos os mapas do CS:GO

  • Cache
  • Cobblestone
  • Dust II
  • Inferno
  • Mirage
  • Nuke
  • Overpass
  • Train
  • Vertigo

Posições da Cache

posições csgo cache
Posições da Cache

Em março de 2019, foi anunciado que a Cache sairia da rotação oficial de mapas competitivos. Mas por uma boa causa: ela foi totalmente reformulada!

O mapa ganhou cores mais vivas, texturas novas, musgos, lodos e realmente virou uma cidade abandonada. Cache, inclusive, que foi criada pela comunidade. Sua estreia oficial aconteceu em 2013, na Operação Bravo.

Na imagem acima, você pode conferir os nomes das principais regiões da Cache. “Galpão”, “xadrez”, “miolo”, “Toyota” e “garagem” são algumas marcas registradas do mapa.

A região do byali é uma homenagem ao jogador Paweł “byali”, que atuava pela Virtus.pro, da Rússia. O atleta ficou conhecido por marcar aquela posição.

Na “plataforma” existe um grafite imortalizado por Aleksandr “s1mple”. Durante a ESL One: Cologne 2016, o AWPer ucraniano, atualmente na Natus Vincere, venceu clutch 1v2 surpreendente contra a Fnatic e recebeu a homenagem no bombsite A.

Posições da Cobblestone

posições csgo cobblestone
Posições da Cobblestone

Embora não esteja presente na rotação oficial dos campeonatos, a Cobblestone é um dos mapas do CS:GO mais antigos e tradicionais já produzidos.

O mapa criado por Chris Ashton foi utilizado em torneios entre 2013 e 2018, quando deu espaço para o retorno da repaginada Dust II.

Cobblestone é um castelo medieval formado por torres, portões e escadarias. De acordo com a história do game, o mapa é a casa de Lorde William, personagem da franquia.

Na imagem acima, você pode conferir os nomes dos principais setores da Cobblestone. “Esgoto”, “torre”, “picnic” e “quadrado” são algumas callouts clássicas do mapa.

Na Cobblestone é possível encontrar homenagens a times e jogadores como Ninjas in Pyjamas, Sergey “starix”, Wiktor “TaZ”, Olof “olofmeister” e o brasileiro Ricardo “boltz”.

Posições da Dust II

csgo dust ii
Posições da Dust II

Se você jogou Counter-Strike ao menos uma vez na vida, com certeza se lembrará deste clássico da franquia: Dust II.

O mapa virou símbolo da versão 1.6 no começo dos anos 2000, quando o FPS da Valve era febre nas lan houses brasileiras.

Dust II é inspirada em ruínas marroquinas e foi remodelada em 2018, após ficar algum tempo fora do competitivo. Ela retornou aos campeonatos no lugar da Cobblestone.

“Meio”, “varanda”, “escuro” e “buraco” são os nomes mais conhecidos do mapa – familiares até para quem não joga a franquia com tanta frequência. Você pode conferir todas as callouts na imagem acima.

Vale ressaltar que a região do “coqueiro” é chamada desta forma, pois, na versão original, havia exatamente uma árvore naquela posição. Atualmente, a esquina conta com um poste e alguns barris, mas o nome “coqueiro” nunca foi esquecido.

Dentre as homenagens da Dust II estão posições marcadas por Nathan “NBK” e os brasileiros Gabriel “FalleN” e Renato “nak”.

Posições da Inferno

posições csgo inferno
Posições da Inferno

Dor de cabeça para a MIBR no final de 2019, a Inferno é um dos mapas do CS:GO mais tradicionais já criados na história do game.

O mapa foi desenhado por Chris “Narby” nos primórdios do jogo, ou seja, Inferno já possui 20 anos de existência na franquia! Suas texturas são inspiradas na arquitetura europeia.

Existem várias curiosidades presentes neste clássico do Counter-Strike. Começando pela música que pode ser ouvida na base TR. Ela se chama Carcelera e é composta por Reflejo Andaluz.

Em 2017, após ficar ausente da rotação oficial, voltou para as competições profissionais com um easter egg na região do “apartamento”. Lá, em uma das salas, você encontrará um computador com imagens antigas do Counter-Strike 1.6!

Acima, você pode conferir uma imagem com todas as posições da Inferno. Os destaques vão para “meio falso, “xuxa”, “areia”, “tapete”, “caverna”, “banana” e “NiP”.

A região da “banana” leva esse nome, pois o corredor é extenso e fino – o que lembra realmente o formato de uma banana.

Já “xuxa” é um grande clássico da comunidade brasileira. Esse nome foi adotado pela antiga equipe g3nerationX durante seus treinamentos.

“Cogu” é uma homenagem ao lendário atleta Raphael “cogu”, que realizou uma jogada espetacular no telhado desta posição durante a ESWC 2006.

Por fim, “NiP” é mais uma callout que ficou conhecida pela atuação do time Ninjas in Pyjamas. A equipe sempre realizava ótimas jogadas por ali.

Posições da Mirage

posições csgo mirage
Posições da Mirage

Ao contrário das antigas Dust II e Inferno, Mirage é um dos mapas do CS:GO mais recentes. Ela foi criada já na era Global Offensive, em 2013, e, desde então, figura no competitivo.

“Palácio”, “caverna”, “tapete”, “caminho de rato”, “janelão” e “mercado” são as marcas registradas do mapa, que é inspirado na cultura do Oriente Médio. Você pode conferir todas as callouts na imagem acima.

Mirage foi criada por Michael “BubkeZ” no CS 1.6, mas só foi adicionado pela Valve algum tempo depois. A sua primeira versão se parecia muito com outro mapa da franquia: Italy. Ela foi remodelada posteriormente e ganhou texturas únicas.

No bombsite B existe um grafite em homenagem ao craque brasileiro Marcelo “coldzera”. A AWP com asas e quatro caveiras imortalizou uma grande jogada do rifler em 2016. Daquela região, ele eliminou quatro adversários de maneira épica no MLG Major Columbus.

Existem outras homenagens na Mirage. As posições que levam o nome de pro players imortalizaram Janusz “Snax”, Ioann “Edward” e Ricardo “boltz”.

Já as callouts que ficaram conhecidas por grandes jogadas de equipes são NiP (Ninjas in Pyjamas) e Moscow5 (Moscow Five).

Posições da Nuke

posições csgo nuke
Posições da Nuke

A Nuke é um dos mapas do CS:GO mais complexos da rotação oficial. Ela é composta por dois bombsites fechados e é inspirada numa fábrica.

O mapa é um pick fortíssimo da tetracampeã mundial Astralis, além de ser constantemente vetada pela brasileira MIBR nos torneios profissionais.

Nuke está presente na franquia Counter-Strike desde o primeiro ano do game, mas sofreu várias atualizações ao longo do tempo. Um exemplo dessas constantes reformulações foi a retirada da região do “pardal”.

Acima, você pode conferir todas as posições do mapa, como as tradicionais “terra”, “duto”, “secret”, “caminhão”, “metal” e “vermelho”.

Posições da Overpass

posições csgo overpass
Posições da Overpass

Criada em 2013 e tendo como inspiração a cultura urbana alemã, a Overpass é outro ícone da versão Global Offensive. É conhecida por proporcionar rotações intensas e muitos “pezinhos” nas estruturas presentes no mapa.

A Overpass já gerou algumas situações inusitadas no competitivo. Em 2014, por exemplo, em partida realizada na DreamHack Winter, a Fnatic utilizou um “pezinho” ilegal e a partida foi anulada. A jogada ficou conhecida como “Fnatic Boost”

Outra curiosidade do mapa é o grafite presente na região do bombsite B. O desenho é uma homenagem a Olof “olofmeister”, que foi protagonista de uma das jogadas mais memoráveis do CS:GO.

A play aconteceu na ESL One: Cologne 2014 contra a Team Dignitas. O AWPer da Fnatic desarmou uma C4 em cima das chamas de uma molotov e ficou marcado na história.

“Sapão”, “banheiro”, “tóxico”, “parquinho”, “canudo” e “aberto” são alguns nomes bastante conhecidos na Overpass. Você pode conferir todas as callouts na imagem acima.

Posições da Train

posições csgo train
Posições da Train

A Train é outro mapa do CS:GO presente na rotação oficial dos campeonatos. Ela leva esse nome, pois retrata uma estação de trem. Os jogadores se enfrentam em meio a trilhos, vagões, cargas e compartimentos ferroviários.

Com duas décadas de história nos servidores de Counter-Strike, Train é um dos mapas preferidos da MIBR. Não à toa, Gabriel “FalleN”, AWPer da equipe brasileira, é mundialmente conhecido pela alcunha de “Rei da Train”.

Existem quatro locais do mapa que recebem o nome de atletas brasileiros. São elas: “Cogu”, “Gaulês”, “Pava” e “Pavinha”. Elas homenageiam, respectivamente, os jogadores Raphael “cogu”, Alexandre “gAuLeS” e Rafael “pava”.

Train é uma escolha predominantemente CT. Isso significa que os contra-terroristas se dão melhor no mapa, ao contrário dos terrorista.

“Bombeiro”, “bomb antigo”, “azul”, “verde”, “vagão 5” e “plataforma” são algumas posições conhecidas da Train. A relação completa de callouts pode ser vista na imagem acima.

Posições da Vertigo

posições da vertigo csgo
Posições da Vertigo

Vertigo é o mapa mais recente da rotação oficial. Ela foi adicionada aos campeonatos em março de 2019, quando a Cache foi removida para atualização.

Suas estruturas se assemelham aos andares de um prédio em construção, possibilitando jogadas rápidas, trocações intensas e um leque variado de estratégias. Por isso o mapa leva o nome de Vertigo, pois, em inglês, a palavra significa “vertigem”.

Vertigo possui duas curiosidades interessantes. A primeira é que existe um helicóptero sobrevoando o setor oeste do perímetro. Caso receba tiros, ele se afasta do local.

Outro fato interessante é a presença de um “contador de mortes” no mapa. Trata-se de uma placa com a frase “This jobsite has suffered X injuries”. À medida que os times vão se enfrentando, o contador é atualizado em tempo real.

A adição de Vertigo ao competitivo pegou a comunidade de surpresa, pois ela nunca havia sido utilizada em competições de Counter-Strike. As equipes, portanto, tiveram que estudar o mapa – e ainda estudam – para não cometer vacilos em partidas oficiais.

Em função disso, as posições ainda não receberam callouts definitivas. “Escada”, “rampa”, “escanteio”, “miolo” e “empilhadeira” são algumas posições que não devem mudar com o tempo. Outros nomes ainda podem ser atualizados com o passar dos anos.

OBS: todas as imagens foram retiradas do site Gamers Club, a maior plataforma online de Counter-Strike no Brasil!

Agora que você sabe tudo sobre os mapas do CS:GO, que tal ampliar o seu conhecimento na área dos esporte tradicionais? Confira essas sugestões:

*Última atualização em 14 de janeiro de 2020

Comentários

Salvar
54 Compart.
Compartilhar3
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin51