Dentro do universo dos jogos, a possibilidade da franquia Fallout ser citada como uma das melhores da história não seria nenhum exagero.

O game, produzido pela Bethesda e no ar desde 1997, é rico em um universo que apresenta uma lore (narrativa de um determinado universo) capaz de rivalizar com qualquer outra produção, seja ela do mundo dos games, ou não.

Diante disso, preparamos este verdadeiro guia para você conhecer muito mais sobre a franquia Fallout, que vai desde o universo dos jogos até a série, lançada em abril de 2024 pelo Prime Video.

Qual a história de Fallout?

Diante de um mundo futurista que se passa em 2077 durante um conflito de países (parecido com a Guerra Fria), a narrativa do universo de Fallout apresenta robôs e objetos dignos dos anos 2300 em um passado que vai de encontro com o que a cultura pop nos entrega sobre os anos 60.

Fallout entenda tudo sobre a franquia (história, produções, enredo, Amazon Prime Video e mais)
Ideia da estética de Fallout, com as roupas e móveis datados, porém, com robôs.

Em entrevistas, os desenvolvedores do game afirmaram que a premissa na qual o jogo se passa antes da Grande Guerra (nome do dia D do apocalipse) parte da ideia da imaginação popular dos anos 50 sobre como seria o mundo em 2080.

Ou seja, no universo do jogo, nós vemos todo um contexto digno de filmes antigos, com músicas da época, televisões de tubo e roupas datadas dos ano 60 e 70. Porém, por se passar em 2077, temos robôs, carros futuristas , inteligência artificial e muitos outros elementos cyberpunks que se possa imaginar.

Levando o contexto histórico de um Estados Unidos em guerra calada com a União Soviética e a China, todo o clima daquela época era tenso. Afinal, assim como na vida real, a ameaça de bombas atômicas e um “start” numa verdadeira guerra caótica era iminente.

Tendo em vista dessa situação, o governo norte-americano realizou um plano de construir 400 mil vaults, uma espécia de abrigo subterrâneo para que os humanos conseguissem popularizar o mundo novamente caso houvesse algum tipo de apocalipse nuclear causado pelas grandes forças.

Falaremos com mais detalhes sobre os famosos vaults mais para a frente. Mas já fica a lição que desses 400 mil vaults projetados, apenas 122 conseguiram ser terminados antes da catástrofe.

Partindo disso, após a Grande Guerra, uma pequena parte da civilização conseguiu se esconder nos vaults. Enquanto outra parte ficou na superfície sendo completamente dizimada (ou não, como restaram alguns seres-vivos, incluindo humanos, que, por conta da radiação, sobreviveram ao caos com algumas modificações).

Com essa premissa, cada produção de Fallout se desenrola a partir de terminado ponto. Por exemplo, o quarto game da franquia, que se passa em 2287, acompanha um pai que foi para o vault 111 onde todos os sobreviventes foram congelados. No caso, seu objetivo é encontrar seu filho, que foi raptado.

Outro grande exemplo é o Fallout: New Vegas, que se passa em 2281, quando o protagonista saí a procura de vingança após uma tentativa de assassinato.

Tudo isso é explorado em um mundo aberto repleto de histórias individuais, crenças únicas, personagens diferentes e com uma narrativa completamente aberta digna de um RPG do mais alto escalão do universo gamer.

A Grande Guerra de Fallout: entenda como o apocalipse aconteceu

Com uma larga introdução realizada no primeiro jogo da franquia Fallout, a Grande Guerra foi o que causou o tal apocalipse. Mas, para entendê-la, vamos ter que voltar um pouco mais no passado.

Até 1945, o universo de Fallout até se parecia com o nosso. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, a bomba de Hiroshima e Nagasaki mostrou aos países envolvidos diretamente no conflito o quão grande era o poder de possuir tal arma.

Por conta desta explosão nuclear, os líderes globais entenderam o poder da energia nuclear e tal fonte se tornou o principal recurso no mundo. Neste momento, a história do jogo se diverge com a da vida real, pois foi graças a tal fonte que a tecnologia deste universo fictício explodiu para níveis extremos.

O lado político de Fallout

Partido para o lado político, que é necessário para entendermos os ideias dos conflitos que surgiram no jogo, após a Segunda Guerra, os países da Europa se uniram para criar a Comunidade Europeia (algo parecido com a União Europeia, existente na vida real).

Outro lado importante a ser mencionado é que os Estados Unidos foram divididos em 13 comunidades, e não em estados, como é atualmente. Confira as comunidades dos EUA em Fallout abaixo e seus respectivos lugares na vida real:

  • North West (Washington, Oregon, metade de cima da Califórnia e Idaho);
  • South West (Nevada e metade de baixo Califórnia);
  • North (Montana, Dakota do Norte, Dakota do Sul e Wyoming);
  • Four States (Utah, Colorado, Arizona e Novo México);
  • Plains (Nebraska, Kansas, Oklahoma, Iowa e Missouri);
  • Texas (Texas e Arkansas);
  • Midwest (Minnesota, Wisconsin, Illinois, Indiana e Michigan);
  • East Central (Kinissi, Kentucky e Ohio);
  • Gulf (Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida);
  • South East (Georgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte);
  • Columbia (Virginia);
  • Eastern (West Virginia, Maryland, Delaware, Nova Jersey, Pensilvânia e Nova York);
  • New England (Connecticut, Rhode Island, Massachussets, New Hampshire, Vermont e Maine).
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Mapa dos Estados Unidos em Fallout. Reprodução: Reddit

Enquanto isso, por conta do resultado da Segunda Guerra, a potência do comunismo mundial deixou de ser a União Soviética e passou a ser a China.

Dentro desse contexto envolvendo uma sociedade diferente e o uso de tecnologias mais proeminentes, o petróleo e o urânio se tornaram recursos cobiçados mundialmente. Em decorrência disso, houve mais uma guerra no século XXI.

A Guerra dos Recursos

Por conta do uso abusivo de petróleo no mundo inteiro, uma das fontes dos Estados Unidos para tal recurso virou o México. Porém, em 2052, um documentário revelou a crise de escassez de petróleo no México por conta de diversos fatores, inclusive da poluição.

O resultado disso: muita demanda para pouca oferta. Assim, o preço do combustível disparou e, com o Oriente Médio se tornando o principal, e quase único, portador de petróleo, o mundo entrou em guerra novamente.

O início da Guerra dos Recursos, em abril de 2052, foi dado por um conflito entre a Comunidade Europeia e o Oriente Médio. Um mês depois do começo dos conflitos, a ONU (Organização das Nações Unidas) deixou de existir graças ao conflito mundial que estava se estabelecendo.

Por conta dos conflitos, já com padrões de guerra envolvendo bombas nucleares, a primeira destruição causada pela Guerra dos Recursos foi em Israel. Em dezembro de 2052, menos de 12 meses após o começo da guerra, uma ogiva nuclear terrorista destruiu Tel Aviv, capital de Israel.

Em consequência dessa destruição, o governo norte-americano ligou o sinal de alerta e viu que era hora de pensarem fora da caixinha. Foi então que o Project Safehouse foi criado com o objetivo de criar os vaults, que seriam construídas por uma empresa chamada Valt-Tec.

Em 2060, três anos após o começo da guerra, as fontes de petróleo disponíveis no Oriente Médio secaram. Com isso, o que restou dos dois lados, os árabes e os europeus, foi devastação. Incluindo uma nova reformulação nos países da Europa, que agora passaram a ser comunidades.

Em 2066, por conta dos Estados Unidos terem uma grande fonte de recursos armazenada no Alasca, a China decidiu invadir o local para roubar o que poderia. Por conta do Canadá estar no meio do caminho entre EUA e Alasca, o movimento chinês forçou os Estados Unidos a anexarem o Canadá (só ocorreu em 2076) a fim de protegerem seus recursos.

Guerra Sino-Americana: EUA Vs. China

Seis anos depois, já com os conflitos chineses se tornando reais, o governo norte-americano decidiu criar uma arma biológica para ser utilizada como plano de contra-ataque.

Chamado de FEV, o Forced Evolutionary Virus (Vírus da Evolução Forçada), foi criado para combater os chineses, porém, foi o principal motivo, ao lado da radiação das bombas, para o surgimento dos humanos super mutantes existentes no universo de Fallout.

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Em 2076, o último modelo da armadura de combate pré-guerra, chamado de T-51b, foi criado para unidades americanas serem enviadas a China para começarem a abrir caminho entre as forças chinesas. Neste momento, os recursos chineses e de seus aliados estavam próximos do fim.

No dia D da Grande Guerra, mísseis são lançados em direção aos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, o país norte-americano entra na defensiva. O resultado disso? Duas horas foram o suficiente para mudar o mundo inteiro da maneira como o conhecemos.

Plantas e animais de Fallout

Dois dos principais aspectos do dia a dia que sofreram com a Grande Guerra, além da paisagem e da raça humana, foram as plantas e os animais.

Para se acostumar com um mundo completamente novo, praticamente inóspito e sem fonte de água saudável, os animais sofreram fortes mutações no universo do jogo.

Claro que nem todos irão te atacar, como é o caso das famosas vacas de duas cabeças, chamadas de Bráhmin. Ou, por exemplo, das baratas gigantes, um dos inimigos mais ocônicos da franquia e de, especialmente, Fallout 4.

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Bráhmin, em Fallout 4

As plantas do universo morreram e, por conta do solo, não puderam mais ser cultivadas na superfície.

Com isso, os sobreviventes tiveram que adotar versões completamente modificadas de plantações para produzirem o necessário para a sobrevivência.

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Uma simples cenoura, completamente radioativa, em Fallout 4

Talvez você esteja se perguntando sobre o fato dos legumes e outros alimentos estarem radioativos, certo?

Acontece que a humanidade que sobreviveu às explosões nucleares passou tanto tempo em contato com a radiação que alguns pontos menos impactantes envolvendo elementos radioativos não fazem mais nada negativo ao corpo.

Sim, você leu certo, uma parte da humanidade conseguiu sobreviver às explosões.

Vaults

Já mencionamos os vaults do universo de Fallout anteriormente, mas vale detalhar mais sobre este ponto do universo do game. Afinal, praticamente toda produção de Fallout se passa partindo de um vault em singular.

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O governo norte-americano, pensando nas diversas formas de povoar a América após uma iminente catástrofe, decidiu que cada abrigo teria uma singularidade.

Quando pensamos em abrigos nucleares, a primeira imagem que nos vem a cabeça são lugares gigantes, autossustentáveis, com plantações e diversas pessoas contribuindo para um novo lar.

Isso realmente aconteceu, assim como foi possível ver no primeiro episódio do vault apresentado na série Fallout, que foi o de número 33. Na ocasião, ele era totalmente sustentável, com clima nada hostil, focado na reprodução humana e no aumento da população.

No caso dos vaults sustentáveis, o objetivo do mesmo era claro: manter em torno de mil pessoas com todas as necessidades básicas por anos. Na verdade, na própria série pode-se ver que não foram apenas alguns anos, e sim centenas deles.

Afinal, o conflito nuclear de Fallout aconteceu no dia 23 de outubro de 2077, e, por exemplo, o quarto game da franquia se passa no ano de 2287. Ou seja, deu certo a ideia de prolongar a raça humana por anos escondida abaixo da superfície.

Porém, nem todos seguiram a mesma premissa tranquila de repopular. Enquanto alguns dos 122 vaults terminados a tempo não conseguiram nem abrir as portas para abrigar humanos após a explosão nuclear, outros foram feitos com objetivos completamente doentios.

Os vaults obscuros de Fallout

O programa do Project Safehouse foi subornado, ainda nos anos de construção, por volta de 2063, por um estado paralelo para a elaboração de vaults com objetivos nada legais.

Com segredos infiltrados no governo norte-americano, este estado, que foge da ética, propôs a criação de vaults que visavam ver o quão longe a humanidade iria por meio de experimentos.

Vault 4

A apresentação do vault 4 ocorreu apenas na primeira temporada da série da Prime Video. No caso, este foi mais um dos abrigos que os cientistas puderam ter total controle de experimentos sobre os refugiados.

Houve experimentos envolvendo a fusão de pessoas com animais, além de testes de praga, vírus e decapitação.

Durante a cronologia de Fallout, o vault 4, em algum momento ainda não relatado, foi aberto para os viajantes da superfície para, posterior aos experimentos, ser uma espécie de segunda casa para os viajantes.

Vault 11

O vault 11 pôde ser explorado livremente durante a gameplay de Fallout: News Vegas. No caso, o experimento ocorrido neste lugar foi mais social do que cientifico.

A cada ano que se passava, uma pessoa do vault 11 teria que ser escolhida para se sacrificar por meio de uma eleição democrática onde todos os habitantes teriam que votar.

Caso houvesse alguma rejeição quanto aos votos, havia a regra de que a I.A. do vault era programada para eliminar todos os habitantes. Ou seja, era uma obrigação dos sobreviventes realizar tal sacríficio.

Como era apenas uma regra emitida para os sobreviventes, houve um ano em que a rejeição quanto ao experiemento foi realizada pelos cinco últimos membros do vault.

Na ocasião, o computador revelou que tudo aquilo era um teste social e que a porta do vault seria aberta para Wasteland.

Vault 12

O primeiro vault introduzido ao público, logo no primeiro jogo da série, prometia um sistema completamente novo do principal recurso para a sobrevivência: a água.

Porém, quem já jogou o primeiro Fallout sabe o desfecho dessa história e que nada disso foi, de fato, realidade ao longo dos anos.

Além da clara falta de água, que é um dos assuntos mais comentados durante o primeiro game, o vault também foi criado para ver a reação da radiação em seus sobreviventes.

Com algumas falhas propositais na sua segurança, o vault 12 permitia a entrada de radiação e, consequentemente, a contaminação dos seus refugiados era certa.

Por conta disso, alguns dos sobreviventes, os poucos que restaram, acabaram se transformando em ghouls, que, posteriormente, dariam vida à Necrópolis.

Vault 21

O vault 21 consegue ser explorado em Fallout: New Vegas por um motivo que, incrivelmente, faz total sentido.

O objetivo deste lugar, construído na própria Las Vegas, foi explorar todos os resultados de um grupo de humanos viciados em apostas.

Todos os detalhes do assentamento eram resolvidos por meio de apostas, sejam eles uma escolha de vida ou morte ou até mesmo uma simples decisão envolvendo comida.

Vault 27

O vault 27 não pode ser vasculhado em nenhum game ou foi visto na série da franquia. Sua única aparição, até o momento, é na “Biblía do Fallout”, um documento realizado por fãs onde mostra todos os detalhes do jogo encontrados em manuscritos, áudios ou outras fontes de informação secundárias espalhadas por este universo.

Este lugar tinha como objetivo fornecer uma superlotação com o objetivo de estudar como os humanos se comportariam inseridos em um local com recursos limitados, porém, com uma demanda absurda.

Diante disso, dentro de um espaço destinado a mil pessoas, 2 mil foram colocadas.

Por ter pouquissimos detalhes sobre, não há relatos sobre o que aconteceu com os sobreviventes deste vault. Entretanto, pelos manuscritos presentes da Biblía do jogo, possívelmente não houve sobreviventes.

Vault 51

Conseguindo ser explorado no mais recente título dos jogos, o Fallout 76, este vault totalmente social foi realizado para obter informações sobre um líder perfeito.

Para isso, houve a implatação de uma I.A. chamada de ZAX, a fim de ajudar a escolher quem seria o humano capaz de realizar uma liderança perfeita.

Para chegar em tal ponto, houve competições entre os habitantes do lugar e o clima acabou ficando nada amigável.

Além disso, a I.A. começou a ir um pouco longe, obrigando os refugiados a passarem por situações de extremo estresse, como ficar sem comida durante dias.

Por conta disso, quase todos os habitantes acabaram morrendo ao longo dos anos e o vault caiu na inexistência.

Vault 87

Um grande exemplo dos testes realizados dentro dos vaults de Fallout aconteceu no de número 87, onde foram criados a grande parte dos super mutantes do jogo.

O experimento utilizado neste vault foi o Programa de Experimentação Evolucionária, que se baseava em usar uma modificação do FEV nos habitantes do local.

Com a modificação do FEV utilizada em humanos, houve a criação de uma nova raça na qual um ser assexuado, muito mais forte e com uma pele grossa tomava conta do antigo ser humano.

Não foram todos os habitantes do vault 87 que sobreviveram ao fato. Entretanto, o número não foi alto devido ao forte poder radioativo entregue, resultando em alguns experiementos que levaram a morte.

De 2077 até 2277, os habitantes mutantes do vault 87, por serem estéreis, rapitavam humanos da superfície com o objetivo de utilzarem o FEV para criarem mais seres da nova raça.

A partir de 2277, o recurso acabou se esgotando, fazendo com que os super mutantes fossem para o Wasteworld (a superfície) a procura de um novo vírus capaz de ploriferar sua raça.

Principais raças, grupos e bandos de Fallout

Confira um resumo de alguns dos principais grupos e facções presentes no universo de Fallout.

Ghouls

Os ghous são uma espécie de zumbi do mundo de Fallout. Humanos modificados por conta da radiação e de experimentos com FEV acabam perdendo a cartilagem do corpo em troca de uma vida eterna, bem parecido com os zumbis da ficção científica.

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Por outro lado, esses seres precisam sempre estar a procura da FEV para retardar um efeito colateral extremamente erradicante: sem o uso da droga, eles se tornam verdadeiros zumbis.

Tanto no game, quanto na série, os ghouls são fundamentais na história. Na obra produzida pela Prime Video é possível ter mais detalhes de como funciona essa transformação, além de acompanharmos de perto um ghoul como personagem principal.

Super Mutantes

Raça de humanos transformados genéticamente pelo FEV com o objetivo de criar uma nova raça, ainda mais forte, que sobrevivesse totalmente na radiação.

Ao longo de anos de testes, propositais ou não, os super mutantes acabaram por realmente virarem uma das principais raças do mundo de Fallout.

Enquanto alguns são agressivos ao extremo, outros são bem carismáticos e importantes, como é o caso do super mutante comeciador, encontrado em Fallout 76.

Brotherhood of Steel (Irmandade do Aço, em português)

A Brotherhood of Steel é uma organização paramilitar e tecnocrata que tem como principal objetivo montar um grupo de combatentes para capturar e preservar a tecnologia pré Grande Guerra.

Enclave

Uma facção domada por herdeiros e antigos nomes que participavam diretamente do governo dos Estados Unidos.

Sua aparição mais importante durante os jogos foi no Fallout 2, onde era, sem dúvidas, a principal inimiga do game.

Assim como vemos no segundo jogo da série, a Enclave, mesmo sendo descedente do governo, aterroriza os sobreviventes por meio de uma tecnologia avançada e um poder bélico capaz de dizimar um vault em segundos.

O grande objetivo da Enclave é continuar os experimentos com os humanos sobreviventes utilizando diversas estratégias. Até mesmo mantendo com a ideia de criar uma nova raça utilizando contaminação por FEV.

Seu principal objetivo era acabar com a população de Wasteland para poderem retornar ao país e refundar completamente sem a presença de humanos contaminados com radiação.

New California Republic

A Nova República da Califórnia é uma comunidade que nasceu a partir de habitantes do vault 15 que, ao saírem de lá, encontraram Shady Sands, cidade localizada em Nevada nos dias atuais.

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Bandeira da New California Republic (NCR)

A cidade começou a prosperar, na cronologia deste universo, quando o protagonista do primeiro game é expulso de seu vault. Por meio de rotas comerciais e se tornando próspera, a Shady Sands teve seu nome alterado para New California Republic em 2186.

A partir disso, toda aquele região começou a prosperar com aspectos reais de uma democracia. Assim, em 2189, New California Republic já ocupava grande parte da região com uma politíca voltada para a direita, bom grau de segurança e na medida para cuidar de seus 700 mil habitantes.

O grande objetivo da Califórnia é ocupar o estado de New Vegas e se tornar uma espécie de capital deste novo mundo.

Nos episódios da série de Fallout é contado que a capital da NCR, Shady Sands, foi destruída, fazendo com que os sobreviventes, e remanescentes do centro da facção, fossem designados para o vault 4.

Caesar's Legion

Fundada em 2247, essa comunidade tem aspectos imperialistas e lembra muito, até pelo nome, o Antigo Império Romano, liderado por César.

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Ao contrário de NCR, que possui o comércio como ponto forte, a Caesar's tem o militarismo como seu maior poder de influência dentro deste universo.

Mesmo, em tese, tendo perdido a batalha de Hoover Dam para NCR e New Vegas, a comunidade ainda prospera em Wasteland e deve fazer parte de longas histórias que ainda serão contadas.

O Instituto

Com enorme protagonismo no quarto jogo da saga principal, O Instituto é uma comunidade com ideais bem questionáveis.

O grupo conta com uma tecnologia de topo e, por conta disso, eles são capazes de criar humanos sintéticos idênticos aos reais. Isso permite que eles capturem humanos reais, façam teste neles, enquanto suas versões sintéticas ocupam seu lugar em Wasteland.

O Instituto acaba tendo seu fim em um dos finais do quarto game, sendo peça importante em toda a história.

Principais cidades e comunidades de Fallout

Neste universo, é enorme a quantidade de cidades e comunidades presentes. Assim, vale destacar algumas que são as mais significativas em todo o contexto de Fallout.

Wasteland

Wasteland, nada mais é que a denominação pelo qual os sobreviventes chamam o “novo Estados Unidos”. Ou seja, tudo que está na superfície deste universo, excluindo os vaults, é Wasteland.

Necrópolis

De forma resumida, Necrópolis é a cidade dos mortos em Fallout. Localizada na Califórnia, a cidade era para ser um abrigo aos habitantes locais, entretanto, o abrigo realizava experimento com o FEV.

Por conta da alta radiação e dos experimentos, os humanos acabaram se transformando em ghouls, uma raça que não morre por causas naturais. Em contrapartida, não possuem nenhuma cartilagem em seu corpo.

Os ghouls inteligentes, ou seja, os que conseguem suplementar o FEV antes de se transformarem em verdadeiros zumbis, eram excluídos de outras comunidades por medo e preconceito.

Sendo assim, restou a eles fundar sua própria base, a Necrópolis.

New Vegas

Como o próprio nome já indica, New Vegas é uma cidade que foi construída sobre as ruínas do que chamados de Las Vegas.

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Uma das poucas cidades que conseguiram, quase, sobreviver à Grande Guerra foi New Vegas graças ao poder de Mr. House, presidente da região, que conseguiu prever o que viria acontecer no apocalipse.

Nos jogos, especialmente no New Vegas, a comunidade ganha grande ênfase por conta da sua história. Nesse sentido, vemos o motivo pelo qual Mr. House continua vivo, mesmo após 200 anos de Guerra, e quais são seus planos para a comunidade.

Objetos e outras curiosidades do universo de Fallout

Confira algumas das curiosidades do universo do game para entender um pouco além de como funciona alguns detalhes de Fallout.

Dogmeat

Sendo praticamente o personagem mais querido de Fallout 4 por conta do carisma, o Dogmeat é o pastor-alemão ilustre deste universo.

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Dogmeat em Fallout 4

Este animal é uma das poucas raças de cachorro ainda vista na lore. O Dogmeat faz aparição em quase todas as obras do jogo e é seu aliado em grande parte das narrativas.

Até mesmo na série, onde não fica presente o tempo inteiro, temos um exemplo de como o Dogmeat é carismático e importante para os personagens principais.

O que é o Pip-Boy?

Se lembra de quando eu disse que, por conta do uso de energia nuclear descoberta após a Segunda Guerra, o universo de Fallout se diverge do nosso?

Pois bem, neste ponto de divergência, na história do jogo não houve a criação do transistor, um pequeno dispositivo condutor de energia que foi criada no final da década de 40 e fundamental para a criação de celulares e outros aparelhos eletrônicos de menor porte.

Como no jogo o transistor não existe, mesmo com a tecnologia sendo gigantesca é comum vermos computadores gigantescos que ocupam uma sala inteira em alguns locais do game. Do mesmo jeito, não temos nenhum dispositivo que nos remeta aos celulares.

Porém, o Pip-Boy é a tecnologia que mais se assemelha a tal função de aparelhos tão comuns nos dias atuais.

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Design do Pip-Boy, de Fallout 4

Rodado por meio de uma pequena fonte de energia nuclear, este aparelho, que é um símbolo do universo de Fallout, é literalmente um aparelho celular compactado no braço dos personagens que passaram por algum vault.

Neste mundo, o aparelho foi criado para garantir que o pessoal de determinado vault tenha controle sobre os assuntos mais importantes do seu dia a dia. Como sua tarefa principal, itens do seu inventário, dados sobre suas expertises e até mesmo como anda sua saúde.

Para os gamers, o item é necessário para literalmente controlar tudo do seu personagem. Assim, ele funciona para administração de inventário, mapa, localização de missões e até distribuição de atributos e níveis de XP.

Armaduras de Combate, ou Power Armors, em Fallout

Sendo mais um dos objetos infâmes do mundo de Fallout, as Armaduras de Combate foram criadas pelo governo canadense durante a Guerra dos Recursos afim de neutralizar as tropas chinesas que estavam invadindo o Alasca para roubar os recursos.

O primeiro modelo da armadura foi o T-45d power armor, que pode ser encontrado em praticamente todos os jogos da franquia.

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Tela de carregamento de Fallout 4

Por conta de seu modelo mais rústico, o T-45d foi um dos poucos que sobreviveram ao evento da Grande Guerra. Assim, no mundo pós-apocalipse, possuir tal armadura é sinal de poder de fogo gigantesco.

O principal operador da armadura é a Irmandade do Aço e seus diferentes ramos encontrados no jogo, com os maiores sendo utilizados pela Irmandade do Aço de Lyons e pelos párias leais na Capital Wasteland.

Nuka-cola

Como uma boa sátira do mundo real, claramente que Fallout iria introduzir uma Coca-Cola própria de seu universo.

A Nuka-cola, dentro da lore deste game, é tão gigante que possui seu próprio parque de diversões.

No jogo, tomar uma garrafa deste refrigerante garante uma recuperação até que boa de HP, sendo essencial ter ao menos uma garrafa de Nuka-cola no seu inventário.

Além disso, o refrigerante tem um papel fundamental dentro do universo pois a tampinha da garrafa virou a moeda oficial de Wasteland.

Jogos da franquia de Fallout e suas história

Com nove títulos lançados até o momento, vale detalhar o que conta cada jogo da franquia de Fallout.

Vale lembrar, antes de mais nada, que haverão spoilers sobre cada jogo pois detalharemos a narrativa e os principais acontecimentos de todos os Fallouts lançados até então.

Fallout – 1997

Desenvolvido e publicado pela Interplay Productions. o primeiro jogo da franquia Fallout foi lançado em 1997 para Windows, Mac e MS-DOS.

Se descartarmos o Fallout 76, que foi lançado com um foco maior no multiplayer (falaremos dele mais abaixo), o primeiro game da franquia é, também, o primeiro na linha cronológica deste universo.

A história se passa em 2161, onde acompanhamos uma narrativa construída em cima do vault 13, na qual, como já dito anteriormente, teve um grave problema de falta de água por conta de um defeito na peça responsável pelo saneamento. O prazo para resolver o problema antes da falta total de água era de 150 dias.

Para conseguir a peça substituível, o prefeito do vault manda o “Vault Dweller”, personagem que nós controlamos no game, para a missão em Wasteland a procura da peça.

O objetivo principal era ir até o vault 15, pois ele teria a peça fundamental. Entretanto, ao chegar no local, o vault se encontra desabrigável. Em desespero, a escolha de ir até o vault 12 (sim, aquele mesmo que foi tomado por ghouls e se tornaria na necrópolis) foi feita.

Depois de passar por uma longa jornada, o Vault Dweller consegue achar a peça em meio a uma cidade repleta de ghous e super mutantes. Após o relato sobre tudo que passou, já na sua base, Dweller recebe sua segunda missão: impedir a ploriferação da raça dos super mutantes.

A tentativa de acabar com os super mutantes em Fallout

Avançando mais algumas missões, é descoberto onde o FEV, responsável pela criação dos super mutantes, é armazenado. Chegando lá, é revelado tudo por trás do FEV e seu objetivo de transformar todos os humanos em super mutantes.

No caso, os novos mutantes fariam parte da União, uma seita liderada pelo Master (Mestre), uma espécie de ser humano desintegrado que acabou sobrevivendo ao FEV.

O jogo acaba com o Dweller invadindo a “Base da Mariposa”, local onde o FEV é armazenado, e destruindo tudo. Além disso, ainda invade o lar do Master para causar sua morte naquele universo.

Porém, ao retornar para seu próprio vault tendo concluído tudo que lhe foi ofertado, Valt Dweller tem sua entrada negada, pois o mesmo seria uma inspiração para as pessoas sentirem vontade de sair para explorar o mundo. Assim, o jogo se encerra.

Fallout 2 – 1998

O sucesso do primeiro jogo da série foi tanto que apenas um ano depois, em 1998, a desenvolvedora Black Isle Studio, em parceria com a Interplay Production, lançou no mercado o Fallout 2, para Windows e Mac.

Depois de ser despejado do seu próprio refúgio, o Vault Dweller chega ao Arroyo, local que se formaria, após longos anos, a New California Republic.

A comunidade de Arroyo conseguiu prosperar durante longos anos, porém, a partir de 2241 houve problemas grandes relacionados a falta de comida. Diante dessa premissa, o comandante da aldeia vai até o protagonista do segundo game, um personagem chamado “The Choosen One” (O Escolhido, em português), que é descedente direto do Vault Dweller (para uma parte da comunidade do jogo, o protagonista do Fallout 2 é filho do protagonista do Fallout 1).

Vale dizer que o desfecho de Vault Dweller não é claro na história do game. Porém, devido ao grande salto temporal, sua morte é praticamente certa.

A anciã da comunidade revela ao Choosen One sua missão: encontrar o GECK (Jardim do Eden), uma ferramenta pré-guerra criada para retirar radiação de um local para os humanos poderem viver com tranquilidade por lá, para auxiliar na questão da fome em Arroyo.

Logo no começo do jogo, quando a missão é ir até o vault 13, local do primeiro Fallout, já descobrimos uma péssima notícia: o vault foi destruído completamente. Ao retornar para Arroyo, outra surpresa, a comunidade também foi totalmente sequestrada pela Enclave, que se tornaria a principal ameaça deste game.

A luta contra a Enclave

Chegando na base da Enclave, o protagonista descobre que os dois grupos do game, o vault 13 e Arroyo, foram sequestrados pela facção com o objetivo de serem testados com FEV.

O principal objetivo da Enclave era, ao fim do experimentos, lançar o FEV em Wasteland, causando assim a morte de todos os sobreviventes que foram expostos minimamentes à radiação.

A partir de então, ocorre a luta para resgatar todos os que ainda estão vivos depois dos experimentos da Enclave. Feito isso, uma luta com um soldado super mutante acaba acontecendo resultando em uma explosão que acabou com a base da Enclave e, consequentemente, assassinando Dick Richardson, cotado para ser o próximo presidente dos EUA.

O jogo se encerra com a cena da base da Enclave sendo destruída, deixando a entender que os personagens de Arroyo e do vault conseguiram retornar para suas respectivas bases depois da ajuda do Choosen One.

Fallout 3 – 2008

Depois dos dois primeiros jogos da série terem sido bem recebidos, os fãs tiveram que passar por 9 anos de espera para o terceiro título da franquia. Assim, em 2008, chegava para PlayStation 3, Xbox 360 e Windows o Fallout 3, um jogo completamente renovado.

Em Fallout 3, a mecânica do game, como a conhecemos hoje, foi instaurada. Assim, a visão de cima, as mecânicas “top-down” e o combate por turnos foram deixadas de lado. Agora, tudo se tornou mais atrativo e real, trazendo mecânicas de FPS, RPG, mundo aberto, escolhas ainda maiores e deixando Fallout de vez entre as melhores franquias do mundo.

Sendo desenvolvido e publicado pela Bethesda, assim como é atualmente, o game acompanha a história de Lone Wanderer em 2277, quando, aos 19 anos, seu pai desaparece do vault 101 (vault de experimento onde não podia ser aberto em momento nenhum).

Diante disso, Lone Wanderer, sabendo que seu pai poderia ter descoberto como sair do vault, vai a sua procura em Wasteland com a ajuda de alguns companheiros para poder sair do refúgio.

Depois de longas missões que vão desde ajudar alguns combatentes da Brotherhood of Steel até exterminar uma comunidade inteira de super mutantes, Wanderer encontra Doctor Li, uma amiga de seu pai que sabia seu paredeiro. Com o objetivo de encontrar o GECK (o mesmo aparelho de Fallout 2), ele teria ido até uma comunidade encontrá-lo para roubar e realizar um projeto cujo plano era tornar potável toda a água presente em Washington D.C. (Project Purity).

Depois de ter ido até o vault 112 e liberar seu pai, os dois retornam para a doutura com o objetivo de recomeçar o projeto que traria água potável para toda Washington.

A volta da Enclave

Sim, infelizmente a Enclave ainda estava de pé em Fallout 3. Depois de juntar forças para iniciar o projeto de purificação, a Enclave, ao saber deste plano, invade a base liderada pelo pai do protagonista.

Sabendo dos planos da Enclave, Lone Wanderer pega o GECK e foge do local junto aos cientistas, deixando para trás seu pai, que acaba se sacrificando para atrasar a Enclave.

Após ter ido no refúgio em que o GECK estava localizado e recuperado ele junto ao seu novo aliado, o super mutante Fawkes, totalmente amigável. Por outro lado, os planos vão por água abaixo novamente quando Wanderer é sequestrado pela Enclave.

Após longas batalhas onde quase todos soldados da Enclave foram abatidos, Lone Wanderer consegue encontrar a I.A. líder da Enclave e a mesma relata seu plano de acabar com humanos que possuiam anomalias, assim como no segundo jogo. Sabendo disso, o protagonista pode sair do local sem muitas interrupções, podendo até mesmo por optar pela destruição daquela I.A. que, agora, estava sozinha e sem rumo.

Ao retornar, ele se junta a Brotherhood of Steel com o objetivo de atacar a base inimiga para ter controle do GECK novamente. Com a missão sendo bem-sucedida, ainda tinha um ponto que estava atrapalhando o desenrolar do Project Purity.

O código para iniciar o projeto teria que ser digitado dentro de uma sala de controle onde, consequentemente, levaria a morte quem o digitou. Em contrapartida, caso isso não ocorresse, o purificador entraria em estado de auto-destruição e mataria todos os que estavam presentes.

Neste ponto, o Fallout 3 apresenta 3 finais:

  • Não digitar o código e destruir completamente o local e todos envolvidos;
  • Mandar uma das envolvidas no projeto para digitar o código;
  • Fazer o protagonista digitar o código, se sacrificando, porém, tendo a escolha de colocar FEV no projeto e também realizar o plano da Enclave.

De qualquer maneira, o fim de Fallout 3 acontece sem muita oportunidade para nós sabermos o que aconteceu no decorrer da escolha.

Fallout: New Vegas – 2010

Dois anos depois do Fallout 3, A Obsidian, junto com a Bethesda, publicou o que, para muitos fãs, é o melhor jogo da série até hoje: Fallout: New Vegas. O game foi lançado para PlayStation 3, Windows e Xbox 360.

Em 2281, quatro anos após o fim dos eventos de Fallout 3, nos é apresentado o protagonista do game, chamado de “The Currier”, ou O Mensageiro. No caso, é a primeira vez na série que podemos custamizar completamente o personagem, podendo escolher seu sexo e outras características visuais do mesmo.

Basicamente, o Currier tinha a missão diária de fazer entregas de mensagens em todo o deserto do game. Porém, em meio a essas entregas, uma acabou o colocando em uma enrascada: entregar um chip para Mr. House, governador da cidade de New Vegas, localizada nos escombros do que, um dia, foi Las Vegas.

Durante essa missão, o protagonista cai em uma emboscada e recebe uma tentativa de assassinato, tomando um tiro na cabeça por um homem chamado Benny. Porém, alguns dias depois, Currier retoma a consciência e saí em busca de vingança.

New Vegas é um dos jogos da franquia com mais decisões capazes de mudar o rumo da história. Porém, em determinado momento, Benny é confrontado novamente, onde podemos escolher deixá-lo fugir com o chip ou recuperá-lo.

Independente da escolha, Currier é colocado em meio a um enorme conflito entre a New California Republic, a Caesar's Legion e Mr. House, governador de New Vegas.

A enorme briga de poder em Fallout: New Vegas

Nessa briga de poder envolvendo três grandes casas, o que está sendo disputado é o controle da barragem de Hoover Dam, a única barragem daquele mundo ainda ativa e que possibilitaria a volta da energia e da água potável.

Assim, em termos simples, quem teria o controle da barragem conseguiria, consequentemente, o controle de toda aquela região de Wasteland.

O chip de platina enviado a Mr. House o colocaria no comando de uma exército capaz de trazer forças para essa briga de poder.

A escolha principal do jogo acontece a partir de então: escolher qual das facções você irá apoiar para, por meio de facções menores, trazer poder para a sua escolhida e fazê-la se tornar dona da barragem.

Em meio a isso ocorre a primeira grande batalha da barragem de Hoover Dam entre a NCR e a Ceaser's Legion. Dependendo das escolhas do jogador, ele poderá ajudar a NCR a defender a barragem, ajudar a Ceaser's no ataque ou ajudar Mr. House no controle da mesma, expulsando as duas outras facções.

O jogo se encerra mostrando as consequências de cada escolha:

  • Escolher a NCR ou a Ceaser's resultaria num mesmo final, com o lado escolhido tomando posse da barragem;
  • Escolher defender o Mr. House e o deixando liderar a barragem, assim como New Vegas, tornando ele inquestionável na região;
  • Ainda teria o quarto final na qual New Vegas se tornaria completamente independente e livre de qualquer comando, incluindo o do Mr. House.

Fallout 4 – 2015

Chegamos ao famoso Fallout 4, um dos melhores jogos lançados em 2015 e tido como um marco da década passada dentro do gênero de RPG. O jogo da Bethesta, que marcava o retorno da franquia para a geração de consoles da sétima geração foi lançado para Xbox One, Xbox Series, PlayStation 4, PlayStation 5, Windows e Xbox Cloud.

No caso, a história do game acompanha o personagem criado pelo jogador, que pode ser homem ou mulher, chamado de Nate, ou Nora caso seja mulher. Utilizaremos o exemplo do protagonista sendo homem para explicar a história do jogo a seguir.

Logo no prólogo é possível acompanhar o dia D da Guerra, na qual a esposa e o filho do protagonista foram congelados dentro do vault 111.

Com a família inteira hibernando no gelo durante o apocalipse, há um corte temporal no qual uma cena chocante é mostrada: a parceira do protagonista é assassinada enquanto o filho é sequestrado.

Mais um corte temporal é realizado e dessa vez o protagonista consegue escapar da câmara, percebendo que a partir daquele momento sua vida será baseada em achar seu filho sequestrado.

Durante a jornada, são apresentadas diversas facções da cidade, uma delas, O Instituto, que estava sendo responsável por sequestrar pessoas e substituindo-as por seres humanos criados artificialmente.

Depois de longas missões, o protagonista descobre quem assassinou sua parceira dentro do vault: um assassino de aluguel. Ao mesmo tempo, o paradeiro de seu filho também é revelado: ele foi raptado pelo Instituto e está sendo mantido preso na comunidade.

A busca pelo filho

Logo após descobrir o paradeiro do filho, mais uma vez a Brotherhood of Steel dá as caras num jogo da franquia. Porém, dessa vez eles estão certamente mais confiantes e com atitudes questionáveis. Afinal, a moral da facção está gigantesca depois do fim da Enclave em Fallout 3.

Com longas negociações, diálogos e missões acontecendo, vale resumir que em determinado momento é descoberto como invadir O Instituto para recuperar o filho perdido: teria que realizar um teletransporte até a base e, por lá, poderia dar início ao plano de vingança.

Porém, nem tudo era tão simples. Em conversas com outras comunidades é revelado o real paradeiro do filho do protagonista, chamado Shaun: ele é o líder do Instituto e, por conta do personagem principal ter ficado ainda longos anos congelado, seu filho acabou por ter ficado mais velho que o pai.

Assim, surge a oportunidade de já finalizar o game se tornando líder do instituto por ordem de herança já que o filho está com 60 anos e perto da morte por conta de um câncer.

Porém, caso ainda se oponha ao Instituto por conta de seus ideais questionáveis, é possível destruir toda a base deles com o apoio de alguma facção aliada, podendo ser a Brotherhood of Steel.

Jogos secundários de Fallout: Shelter, 76, Brotherhood of Steel e Tactics

Como toda boa franquia deste universo, é claro que jogos secundários seriam lançados. Como eles não possuem uma história realmente importante para o universo, iremos contextualizar individualmente de maneira resumida.

O primeiro dos spin-offs de Fallout foi o Tactis, lançado em 2001, game em que se baseava no controle de esquadrão e combate por turnos, assim como renomados jogos deste gênero, como Xcom.

Três anos depois, chegou para o lendário PlayStation 2 o Fallout Tactics: Brotherhood of Steel. Por mais que seja o mesmo nome do título anterior, este era mais focado no RPG, assim como a série principal. A história, como o nome sugere, acompanha as primeiras missões de um novato da Brotherhood of Steel. Vemos algo parecido durante a série de Fallout.

No mesmo ano de lançamento do quarto jogo da saga, 2015, também chegava para celulares o Fallout Shelter.

Fallout entenda tudo sobre a franquia (história, produções, enredo, Amazon Prime Video e mais)
Fallout Shelter

O game, um tanto mais simples e sem nenhuma história, é um jogo de gerenciamento de recursos e base. Nosso papel é ser o líder de um vault enquanto aumentamos o número de Dwellers presentes sem deixar com que tudo entre em ruinas.

Por fim, um dos possíveis piores e mais criticados jogos da franquia: Fallout 76. Com uma premissa totalmente focada no multiplayer, o jogo é literalmente um mundo de Fallout com a promessa de que os seus amigos poderiam jogar ao seu lado. Porém, o lançamento foi uma catástrofe por conta dos inúmeros bugs e da falta de rede para sustentar uma partida online.

Série Fallout

Para finalizar, temos o mais recente lançamento do universo de Fallout, a série produzida pela Prime Video em parceria com o diretor Jonathan Nolan, irmão de Christopher Nolan.

A produção apresenta três personagens principais: a sobrevivente Lucy (Ella Purnell), o Ghoul (Walton Goggins) e o combatente da Brotherhood of Steel Maximus. Ao longo de oito episódios muito bem recebidos pelo público, a série interliga os três personagens e mostra o universo Fallout para um público distante dos games.

Devido ao sucesso, a série já está com sua segunda temporada confirmada.

Cronologia do universo de Fallout

Por fim, separamos a seguir a ordem cronológica do universo de Fallout, incluindo os acontecimentos dos games e da série.

  • 1914 – Começo da Primeira Guerra Mundial
  • 1918 – Fim da Primeira Guerra Mundial
  • 1939 – Começo da Segunda Guerra Mundial
  • 1945 – Fim da Segunda Guerra Mundial; Três bombas nucleares são detonadas, sendo duas no Japão; Ocorre a criação da ONU
  • 1949 – República Popular da China é formada
  • 1961 – Estados Unidos realiza a primeira viagem do homem ao espaço
  • 1969 – O Estados Unidos é dividido em 13 comunidades, também chamadas de confederações; O EUA se torna o primeiro país a levar o homem até a Lua
  • 2020 – Ocorre mais uma viagem para a Lua com tripulação, sendo essa, uma das últimas da história
  • 2034 – Os foguetes do Estados Unidos, antes utilizados para viagem tripuladas, se tornam bombas nucleares
  • 2051 – Com o aumento da utilização do petróleo, o EUA se vê em situação de forçar o México a contribuir com o fornecimento da matéria prima. Para isso, diversas sanções foram criadas e o apoio militar americano foi acionado
  • 2052 – Um documentário mostra que as reservas de petróleo do México estão secas; Uma epidemia estoura no país norte-americano, obrigando-o a entrar em quarentena. Muitos dizem que a origem da peste foi por conta de uma arma biológica; Guerra dos Recursos tem ínicio por conta da falta de petróleo; A ONU é dissolvida
  • 2053 – A primeira ogiva nuclear da Guerra dos Recursos é lançada, destruindo a capital de Israel
  • 2054 – Vendo o conflito por petróleo entre Oriente Médio e Europa acontecendo, os Estados unidos põe em prática o projeto Safehouse para a criações dos vaults
  • 2059 – Conflito entre Canadá e Estados Unidos começa por conta da reserva de petróleo presente no Alasca
  • 2060 – A Guerra Europeia-Oriente Médio acaba com ambos os lados destruídos e com o petróleo disponível nas regiões envolvidas na estaca zero; A Comunidade Europeia é dissolvida
  • 2063 – A construção da maioria dos primeiros vaults idealizados pelos Estados Unidos é finalizada
  • 2065 – A necessidade do exército americano criar uma arma potente e de fácil locomoção leva os EUA a começar a fábricar as primeiras unidades da Power Armor
  • 2066 – China se encontra a beira de um colapso e sua relação com os Estados Unidos fica ainda mais hostil, o país norte-americano se nega a negociar petróleo com os rivais. Por conta disso, a China invade o Alasca. Para proteger os recursos, os Estados Unidos entram em negociação com o Canadá para a anexação canadense
  • 2067 – A Power Armor é utilizada em combate pela primeira vez na história para defender o Alasca dos chineses
  • 2072 – Os primeiros processos para o Canadá ser anexado aos Estados Unidos começam a ser realizados
  • 2073 – Com ameaças cada vez mais constantes por parte da China, os Estados Unidos elaboram um plano de contra-ataque criando o FEV
  • 2074 – O presidente dos Estados Unidos abandona todas as negociações com países envolvendo petróleo. O mesmo bateu na tecla que o que restou do recurso seria utilizado única e exclusivamente para o país norte-americano
  • 2075 – Canadá concorda com a anexação dos Estados Unidos; Submarinos chineses são avistados em mares norte-americanos
  • 2076 – Canadá é anexado aos Estados Unidos; Recursos chineses estão prestes a acabar; Decretado estado de emergência nos Estados Unidos por conta da falta de comida
  • 2077 – No dia 23 de outubro deste ano ocorre a Grande Guerra; Os acontecimentos iniciais de Fallout 4 começam a ser revelados; Os tanques de FEV acabam sendo atingidos, lançando a composto na atmosfera; Algumas espécies de animais entram em extinção devido a uma chuva negra que cai após uma semana das explosões
  • 2078 – O nível de radiação no exterior começa a ficar menor, o que possibilita humanos irem até a superfície;
  • 2082 – Depois de cinco anos, o mundo começa a se adaptar às mudanças causadas pela radiação
  • 2091 – Fallout 2 tem alguns dos seus eventos iniciados
  • 2097 – O grupo Vipers é criado a partir de sobreviventes do vault 15
  • 2102 – Fallout 76 começa;
  • 2130 – Início do Grande Inverno;
  • 2141 – Por conta da escassez extrema de suplementos na superfície, os Raiders (humanos que vivem fora de vaults) começam a saquear assentamentos e invadirem vaults
  • 2142 – Shady Sands, uma das cidades mais conhecidas do game, é fundada
  • 2156 – O Mestre, Master em inglês, inimigo principal do primeiro Falout, cria sua própria religião, Os Filhos da Catedral, e começa sua ambição pela nova raça de super humanos mutantes
  • 2161 – Uma equipe da Brotherhood of Steel consegue um cadáver de super mutante, o que permite novas pesquisas sobre a raça
  • 2163 – Ocorre o fim do primeiro jogo da série Fallout com a tropa do Mestre invadindo o vault 13 (na versão do jogo com patch, isso ocorre apenas em 2174)
  • 2185 – Broken Hills é fundada
  • 2186 – A Nova Califórnia é fundada
  • 2189 – A Nova Califórnia é dividida em Shady Sands, Los Angeles, Maxson, The Hub e Dayglow
  • 2190 – A Nova Jerusalem é formada em Salt Lake City pelos habitantes do vault 70
  • 2197 – Fallout Tactics tem seu início
  • 2198 – Fallout Tactis acaba
  • 2208 – Fallout: Brotherhood of Steel começa
  • 2209 – Fallout: Brotherhood of Steel acaba
  • 2220 – Experimentos para procriação de ghouls é iniciado ao mesmo tempo em que novas Armaduras de Combate são criadas e testadas
  • 2227 – A primeira procriação de ghoul é realizada com o nome de Measles. Apenas três outros ghouls nasceriam entre esse ano e 2253
  • 2237 – O Enclave consegue criar a segunda geração de super mutantes que dizima o parte de um esquadrão, formando uma nova comunidade
  • 2241 – Ocorre a introdução de Fallout 2
  • 2242 – Fallout 2 acaba e a Enclave é destruída
  • 2246 – Ocorre a Guerra NCR-Enclave, na qual os NCR e a Brotherhood se juntam para acabar com o restante da Enclave que está localizada na Nova Califórnia
  • 2258 – Começa o prólogo de Fallout 3
  • 2274 – O que antes era Las Vegas, se tornou New Vegas
  • 2277 – Começa o Fallout 3
  • 2281 – Fallout: New Vegas começa
  • 2287 – Fallout 4 começa
  • 2296 – Começa os eventos da série de Fallout
  • 2377 – Suposto ano em que os Estados Unidos se tornaria habitável novamente

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