O Major se apróxima e muito tem se falado sobre RMR, qualifier, qualificatório aberto, minor, SA, NA e etc. Se você é novo no cenário, talvez esses termos ainda não sejam familiares. Portanto, para quem ainda não entendeu como funcionam as novas regras da Valve para os RMR's, continue lendo.

Primeiramente, começando pelo básico, o que é um RMR e para que ele serve.

O que é um RMR?

Um Regional Major Ranking, ou para os íntimos RMR, é uma qualificação baseada por pontos. Essa pontuação é utilizada para definir os times que participam do próximo major. Até o ano passado, havia a divisão de seis regiões, sendo elas: Ásia, CIS (Comunhão dos Estados Independentes), Europa, Ocêania, América do Norte (NA) e América do Sul (SA).

E para que servem esses pontos? O RMR é basicamente um circuito de campeonatos. Conforme se acumulam pontos, o time avança até chegar ao major. Em cada região pode ser escolhida uma empresa diferente para sediar os eventos. A quantidade de vagas pode variar com o local. Por exemplo, são mais vagas ofertadas na Europa.

Ou seja, os campeonatos não são fixos e alguns valem mais pontos do que outros. Empresas já conhecidas por sediar eventos, como ESL ou BLAST, também participam desse circuito. São campeonatos que já faziam parte do calendário de CS:GO, mas que agora contam pontos para o major.

Foi citado acima que o número de vagas disponíveis não é o mesmo em todas as regiões. Outro exemplo, em 2021 houve apenas uma vaga disponível para a América do Sul. Há quem ache isso injusto, como também quem vê sentido nessa distribuição. Fica ao teu critério.

E o minor?

Em segundo, o que aconteceu com o minor. O formato de minor não é mais utilizado. Mas, consistia em campeonatos promovidos pela Valve, separados em quatro regiões: Ásia, Américas, CIS e Europa. Devido á pandemia de covid-19, o sistema foi substituído pelo RMR.

Em terceiro, haviam duas formas de participar do major, por qualificação ou convite. As posições no minor, garantiam um convite para o próximo major. Como challengers, por exemplo. Além disso, esses convites também variavam por região.

As novas regras da Valve:

 

Sobretudo, já foi dito que um RMR é um sistema de pontuação. Não foram citadas regras acima, pois no início desse ano algumas delas mudaram. CIS e Europa continuam á ofertar mais vagas. Segundo a Valve, todos os times participantes de Majors em 2022 e 2023, recebem seus convites através dos rankings regionais. O sistema de pontos oriundos do major anterior ainda vale. Ou seja, os times que saíram legends na Suécia, terão vantagens na Bélgica.

Vale ressaltar que os pontos acumulados podem ser perdidos, entre a regras mais conhecidas, há uma sobre os jogadores. O time que trocar algum player perde pontos, pois a pontuação é do jogador e não da equipe.

Dessa forma, esse ano a previsão é que tenham dois majors. Com isso, haverá um RMR entre cada major. A Valve pretende juntar as regiões, caso os campeonatos possam ser realizados presencialmente. Por exemplo, os qualifiers abertos estão separados em SA e NA. Mas, o qualificatório fechado é da região Américas, ou seja, unificadas.

Outra mudança relevante, diz á respeito da nacionalidade dos players. Anteriormente um time poderia disputar em qualquer região. Porém, agora o que conta é a maioria na nacionalidade dos jogadores. Ex: se em um time há três americanos e dois europeus, o time deve disputar o RMR Américas, devido a maioria de seus jogadores pertencerem á região.

Falando sobre Brasil, em 2021 a Furia chegou aos play-offs do major. Devido á isso, a equipe não disputa os qualifiers abertos, pois já tem sua vaga garantida na Romênia.

Enfim, há um saldo de pontos do major anterior. Além deles, o RMR possibilita aumentar a pontuação de uma equipe e seu ranking. Dessa forma, a tabela de participantes do PGL Major Antwerp 2022 será formada.

Foto destaque: Reprodução/ PGL Major Stockholm 2021