Posicionamento dos ângulos, padrão de recoil, sensibilidade do mouse e mais: veja como melhorar no Valorant em 8 passos!

Como melhorar no Valorant? Como melhorar a mira no Valorant? Se você está atrás das respostas para essas perguntas, veio ao lugar certo.

Produzimos um guia no capricho com oito dicas que certamente vão te ajudar a obter mais vitórias no FPS da Riot Games. São conselhos de posicionamento, comandos e outras mecânicas, além de conceitos básicos que precisam ser masterizados.

Bora ver isso? Segue o fio.

Como melhorar no Valorant

  • Ajuste a sensibilidade da mira
  • Entenda o recoil das armas
  • Evite a mira ADS
  • Conheça a economia
  • Não atire correndo
  • Decore os locais dos varados
  • Evite sprays
  • Calibre os ângulos de mira

Ajuste a sensibilidade da mira

como melhorar a mira no Valorant
Veja como melhorar a mira no Valorant através da sensibilidade

Iniciamos o guia “como melhorar no Valorant” com uma dica essencial para qualquer jogo do gênero FPS: ajustar a sensibilidade da mira. Todo player precisa encontrar um padrão que seja confortável. E aqui te daremos as coordenadas para garimpá-lo!

Antes de tudo, se faz necessário entender que a sensibilidade do mouse leva em conta diversos fatores: tamanho e textura do mousepad, taxa de FPS, tipo de monitor, DPI do mouse e por aí vai. Tenha em mente que a conta não é exata!

Logo de cara, te aconselhamos investir recursos em um bom mouse gamer e um mousepad que não atrapalhe a movimentação do equipamento. Tem gente, por exemplo, que joga com uma folha de papel debaixo do mouse. Aí não dá, né? Ter periféricos de qualidade é sempre uma boa pedida para otimizar as mecânicas. Se tiver dinheiro pra isso, vá de olho fechado.

Para encontrar a sensibilidade perfeita, faça este teste dentro do jogo: para em algum local do mapa, crave a mira num pixel qualquer e tente contorná-lo com o personagem. Se estiver muito difícil de manter a mira, isso significa que você precisa alterar a sensibilidade; seja aumentando, seja diminuindo. Pegou a ideia?

Importância do mousepad para o gamer
Mousepads podem te ajudar nas arrastadas de mira

Essa sensibilidade pode ser ajustada dentro do jogo. Para isso, basta acessar as configurações, ir até o menu “geral” e regular os valores das duas opções: sensibilidade da mira e multiplicador de sensibilidade da mira.

Por fim, dê uma olhada no DPI do seu mouse. São os pontos por polegada linear que o equipamento consegue detectar. Essa é a sensibilidade do próprio mouse e pode ser alterada no próprio computador. Recomendamos deixar o valor entre 400 e 800.

Teste, treine e encontre a sua sensibilidade perfeita! Utilize partidas personalizadas para isso e não tenha preguiça de repetir processos. Com ajustes aqui e outros acolá, tenho certeza que você vai encontrar o jeito mais aconchegante de atirar.

Entenda o recoil das armas

como melhorar no Valorant
Entender o recoil da arma é fundamental

Nossa segunda dica é: entender o recoil das armas mais utilizadas no Valorant. Trata-se do “recuo” ou “tranco” que a arma proporciona ao jogador quando uma bala sai do cano.

Já notou que, em alguns modelos, é bem difícil segurar o spray? Isso porque o recoil varia de armamento para armamento. O recuo da Vandal, por exemplo, é altíssimo. Ao pregar o dedo no gatilho, a trajetória das suas balas sobem demais e fazem um formato de “T”.

Por isso é fundamental decorar os níveis de recoil, pelo menos das suas armas preferidas. Com o trajeto da munição em mente, é possível atirar na direção oposta para tentar minimizar o tranco. Deste modo, você vai conseguir encaixar mais tiros nos oponentes.

No mapa de treinamento existe um local que é perfeito para o teste de recoil. Atire no alvo, veja a trajetória das balas e fique mestre no “spray bom”.

Evite a mira ADS

como configurar mira no Valorant
A mira ADS é totalmente dispensável

Sabe o que é mira ADS (Aiming Down Sights)? É aquela mira secundária que conseguimos ativar em quase todas as armas do Valorant pressionando o botão direito do mouse.

Ela te dá zoom e diminui o recoil dos disparos, mas em troca de algo muito valioso: 10% a menos da taxa de dano. E todos nós sabemos que isso pode fazer a diferença na trocação.

Não compensa usar a ADS, pois o ganho fica restrito à precisão. E precisão é algo que você consegue treinar e aprimorar. Dano não. Resumo da obra: essa mira é totalmente dispensável. Nenhum pro player utiliza. Evite sempre que puder!

Conheça a economia

o que é valorant
Entenda a economia para saber o que comprar

Continuamos o guia “como melhorar no Valorant” com o conceito de economia, que precisa ser estudado de cabo a rabo por qualquer um que deseja levar o game a sério.

No Valorant, armas e algumas habilidades são adquiridas através de créditos. O dinheiro pode ser acumulado por meio de várias ações, como eliminar adversários, plantar a spike, desarmar a spike, ganhar rounds e por aí vai. No geralzão do Valorant que produzimos aqui na Esportelândia nós explicamos isso com mais detalhes.

Tendo isso mente, é necessário entender quanto você gastou no round e quanto terá a disposição no próximo – e com isso, prever situações e traçar estratégias. Em alguns casos, será preciso jogar armas para aliados com poucos créditos. Em outros, economizar de propósito para ter força total no futuro.

A economia dita os rounds. Eles podem ser de três naturezas:

  • Armado: round com as melhores armas da loja
  • Meia-compra: round com armas intermediárias
  • Eco: round com as armas mais baratas da loja

Saber escolher o tipo de round perfeito para cada situação só é possível entendendo a economia do seu time e do quinteto adversário. Pegue firme nisso!

Aprofunde-se no mundo dos jogos!

Não atire correndo

regras do valorant
Atirar parado aumenta a precisão da arma

Aqui vai uma dica importante de como melhorar a mira no Valorant: não atire quando estiver correndo. Isso atrapalha demais a precisão da arma. Todos os tiros vão pinar!

Quando quiser alvejar alguém, atire parado ou agachado. É a maneira mais eficiente de eliminar adversários. Outro conselho interessante é segurar a tecla Shift para se movimentar. O personagem anda devagar e não faz barulho.

Decore os locais dos varados

Como achar sensibilidade no Valorant
Veja como melhorar no Valorant através dos varados

Varar um local do mapa é quando conseguimos atirar em uma estrutura (caixa, parede, etc) e o tiro penetra, a ponto de causar dano em quem está atrás se protegendo. Isso ocorre muito no Counter-Strike – e não seria diferente no Valorant.

Pesquise vídeos ou entre em partidas personalizadas para descobrir quais são os principais lugares “varáveis” dos mapas. Decore esses pontos e use-os ao seu favor. É uma vantagem muito interessante e que pode custar a vitória.

Evite sprays

como treinar mapa Valorant
Opte por atirar usando pequenas rajadas de balas

Caso seja um velho de guerra do FPS, já deve ter ouvido essa expressão antes. Spray nada mais é que segurar o botão esquerdo do mouse para atirar ininterruptamente.

Em vários jogos é até aconselhável usar essa estratégia em determinadas situações, mas no Valorant o recoil das armas é muito mais imprevisível. Tente abater inimigos com pequenas rajadas por vez. O recuo da arma será menor e você vai se acostumar com esses pequenos arranques.

Importante lembrar que, após certa quantidade de disparos, a mira não vai mostrar a real direção dos tiros. Ela fica um pouco mais abaixo. Tenha isso em mente para prever onde as balas irão.

Calibre os ângulos de mira

armas do valorant
Aprenda a cobrir ângulo para se dar bem nos duelos!

Finalizamos o guia “como melhorar no Valorant” com a questão dos ângulos de mira. Dominar esse conceito é imprescindível para todos aqueles que querem vencer.

A primeira dica é criar o hábito de se movimentar colocando a mira mais ou menos na altura da cabeça dos bonecos adversários, já prevendo que você entrará em combate. Isso vai te poupar tempo e evitar arrastadas desnecessárias. Para afiar essa técnica, vá até a arena de treino e elimine robôs com headshots em sequência.

A segunda dica é criar o hábito de mirar um pouco além da divisa da parede, mas tentando ficar o mais distante possível desse ângulo. Isso vai te dar vantagem sobre o inimigo.

A terceira e última dica é a ordem na hora de cobrir ângulos ao entrar em um espaço sem informações. Primeiro, mire em um dos lados. Segundo, mire no centro. Por fim, corte o lado restante. Isso vai te dar mais chances de vencer trocações!

Agora que você aprendeu conselhos valiosos de como melhorar no Valorant, que tal dar uma olhada em outros textos? Abordamos vários temas e modalidades!

*Última atualização feita em 16 de novembro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin