Treino, posicionamento, utilitários, nome das callouts e noções de jogo: como melhorar no CS:GO com 8 dicas para subir de patente

Como melhorar no CS:GO?

Como melhorar a movimentação no CS:GO?

Como melhorar a mira no CS:GO?

Se você é um jogador iniciante e está atrás de respostas para essas perguntas, aqui é o lugar certo! Te apresentamos oito dicas preciosas para arrasar no FPS da Valve e subir de patente.

Separamos alguns conselhos que levam em conta movimentação, crosshair, comandos, visão de jogo, mecânica e outros elementos básicos do Counter-Strike.

Sem mais delongas, bora lá!

Como melhorar no CS:GO

  • Aprenda o strafe
  • Treine sua mira na oficina
  • Se acostume com o recoil das armas
  • Procure headshots e ande agachado
  • Decore as principais smokes
  • Decore as callouts dos mapas
  • Entenda a economia do jogo
  • Assista aos melhores

Aprenda o strafe

Começamos o guia de como melhorar no CS:GO com uma técnica básica utilizada por vários jogadores profissionais: a arte do strafe!

“Strafar” nada mais é do que “andar de lado” com o seu boneco horizontalmente. É possível executar essa tática pressionando as teclas “A” e “D” do teclado. Se você estiver indo para a esquerda, volte para a direita na metade do movimento. E vice-versa.

Isso fará com que o seu personagem perca velocidade com mais facilidade. Quanto mais próximo da velocidade zero (parado) você estiver, melhor será a precisão dos tiros.

O strafe é bastante utilizado para colher informação. Basta pegar proteção em algum canto do mapa e abrir a mira rapidamente para saber se alguém está ali. Como você estará indo de um lado para o outro rapidamente usando o strafe, a chance do adversário te acertar diminui consideravelmente.

Também é possível usar o strafe para atirar. É o que chamamos de “strafe shoot”. Em vez de abrir a mira para pegar informação, já abra atirando cravado em algum pixel. Isso se você desconfiar que algum inimigo esteja naquela posição, claro.

Para finalizar, é bom lembrar que as facas são mais leves do que armas. Strafar usando facas deixará o seu boneco ainda mais ligeiro.

Treine sua mira na oficina

mapa csgo Yprac Bot Arena
Como melhorar a mira no CS:GO na Oficina

“Como melhorar a mira no CS:GO”, você já deve ter se perguntado. Bom, uma dica muito útil é meter bala em mapas construídos pela comunidade na sessão “oficina”. A propósito, antes de começar as partidas do dia, aqueça o mouse e o teclado por lá.

Existem milhares de mapas disponíveis. Das mais variadas naturezas. É possível baixá-los a qualquer momento acessando a Steam. Você poderá melhorar arrastadas de mira, precisão, recoil, headshots e outros fundamentos básicos.

Reunimos alguns bons mapas para você treinar:

  • Recoil Master Spray Training (por uLLeticaL) – ajuda no controle de sprays
  • Fast Aim/Reflex Training (por yolokas) – ajuda a melhorar os reflexos
  • Yprac Bot Arena (por Yesber) – ajuda a melhorar a mira como um todo
  • Yprac Aim Arena (por Yesber) – diversas funcionalidades para afinar a mira

Como melhorar no CS:GO ainda mais? Confira esse ebook completaço! Ele vai te ensinar segredos que apenas pro players sabem. Não deixe de conferir!

Se acostume com o recoil das armas

como jogar cs:go dicas para atirar
Aprenda os recoils das armas

Como CS:GO simula a vida real, todas as armas do game possuem “recoils” específicos, que são os recuos que os armamentos dão quando você prega o dedo para atirar (spray). Isso significa que as primeiras balas sairão centralizadas; as demais tendem a se espalhar.

Você pode se acostumar com os recoils treinando no mapa que citamos no último tópico. Outra tática interessante é atirar na direção contrária do padrão, ou seja, prever a direção delas para que atinjam o adversário.

É interessante atirar nas paredes, pois as marcas de balas te mostrarão o padrão de recoil de cada arma. A AK-47, por exemplo, é conhecida por ter um recuo muito difícil de segurar. Por isso, treine bastante para fazer a diferença dentro do game.

Procure headshots e ande agachado

Modos de jogo CS Go
Tiros na cabeça mantam o inimigo na hora!

Continuamos nosso guia de como melhorar no CS:GO com duas técnicas que precisam ser seguidas por qualquer jogador que sonha alcançar o global.

A primeira é procurar os headshots sempre que possível. Tiros na cabeça matam o inimigo instantaneamente, ou seja, te poupará tempo, balas e exposição a dano.

A outra é atirar agachado em algumas situações. Como o inimigo provavelmente buscará o headshot – assim como explicamos acima – estar no chão pode surpreender a mira dele.

Mergulhe no universo dos esports!

Decore as principais smokes

Counter-Strike é vencido na estratégia. E as smokes têm total importância nesse sentido. São elas que abrem espaço e te dão janelas de oportunidades para se movimentar.

Essas bombas de fumaça são milagrosas. São utilizadas para iniciar ataques a bombsites, defesas, rotações e até mesmo induzir adversários ao erro com informações fake.

Cada mapa possui regiões específicas para o jogador lançar smokes. A recomendação é que você decore máximo de pixels que conseguir. Faça isso assistindo a vídeos no YouTube. Os jogadores experientes te passam as localizações exatas.

Decore as callouts dos mapas

posições csgo overpass
As callouts do mapa Overpass

“Sapão”, “newba”, “tapete”, “bombeiro” e “banana”. Podem parecer apenas palavras avulsas, mas esses são nomes famosos de posições nos mapas de CS:GO – também conhecidas como “callouts”.

As callouts são apelidos criados pela comunidade para facilitar a comunicação no jogo. Convencionaram, dessa forma, diversas regiões nos mapas que estão na rotação competitiva. Os nomes podem variar de país em país. “Xuxa”, por exemplo, é uma posição da Inferno que só existe no vocabulário brasileiro.

Decorar as principais callouts de cada mapa vai te ajudar muito nas partidas ranqueadas. Todos os players se comunicam dessa forma. Nós temos um texto especial explicando todas! Clique aqui para conferir.

Como melhorar no CS:GO ainda mais? Confira esse ebook completaço! Ele vai te ensinar segredos que apenas pro players sabem. Não deixe de conferir!

Entenda a economia do jogo

como melhorar no csgo
Veja como melhorar no CS:GO

Prosseguimos nosso guia de como melhorar no CS:GO com um tópico que parece ser complexo no início, mas que você entenderá melhorar praticando bastante e adquirindo experiência. Trata-se da economia!

Nas partidas, os players precisam acumular dinheiro para comprar armas, bombas, coletes e outros itens essenciais. Gerenciar esses valores em cada tipo específico de situação é crucial para que o seu time ganhe rodadas.

É possível adquirir dinheiro matando jogadores, vencendo rounds, detonando bombas, desarmando-as e até perdendo rodadas. Sim! Você também ganha aquela graninha marota nas derrotas, caso contrário os times que saem atrás do placar nunca teriam chances de virar a partida. Tudo feito em prol do equilíbrio.

Os valores acumulados em kills são únicos para cada arma. Matar um adversário de escopeta, por exemplo, te garante $900. Já com a AWP, o número cai para $100. E assim por diante.

Dependendo do dinheiro disponível no caixa do seu quinteto, vocês terão de optar por alguns desses tipos de round:

  • Eco – Comprar equipamentos baratos para ter dinheiro no próximo round. Aqui as equipes se armam apenas com pistolas e armas bem básicas
  • Meia compra – Comprar equipamentos medianos para ter dinheiro no próximo round. Aqui as equipes se armam com pistolas, submetralhadoras, scouts e alguns utilitários
  • Forçado – Gastar todo os recursos disponíveis no banco mesmo sabendo que o time pode ficar sem dinheiro no próximo round. Jogada bastante arriscada
  • Armado – Gastar o dinheiro para ter os melhores equipamentos do jogo. Aqui as equipes se armam com AWP, granadas, AK-47 e outros rifles do meta
  • Guardar a arma – Caso o round já esteja perdido e o seu time tenha algum sobrevivente, é recomendável que ele se esconda e guarde suas armas para os próximos rounds (caso ele tenha algum equipamento decente)
  • Tirar a arma – Caso o round já esteja garantido para o seu time e a equipe adversária tenha sobreviventes guardando armas, vá atrás (com cautela) para tentar deixar a economia deles ainda mais fragilizada

Caso queira aprender mais sobre a economia do CS:GO, leia este artigo.

Assista aos melhores

Acompanhar campeonatos e pro players de Counter-Strike é outra maneira valiosa de adquirir conhecimento. Afinal, você estará aprendendo com os melhores.

Existem diversos torneios profissionais. Os mais conhecidos são: IEM, BLAST Pro Series, ESL Pro League, DreamHack, ECS e, claro, o Major. Esse último é considerado o Mundial de CS:GO. É quando todo o mundo para a assistir os craques internacionais!

Existem vários streamers de qualidade também. Você pode assisti-los ao vivo através de plataformas como a Twitch ou simplesmente conferindo vídeos no YouTube.

Que tal conferir conteúdos de outros esportes? 

*Última atualização feita em 9 de agosto de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin