Como estudar LoL com 8 dicas certeiras: esse é o tema de hoje aqui na Esportelândia. Listamos vários métodos que certamente despertarão o grande jogador dentro de você!

Os conselhos vão desde simples hábitos como também entendimento de mecânicas complexas. Tem para todos os gostos e níveis de dificuldade!

Como estudar LoL

  • Faça cursos e leia e-books
  • Faça coach com especialistas
  • Acompanhe o meta
  • Assista a torneios e streams
  • Estude matchups
  • Pratique fundamentos básicos
  • Entenda os tipos de composições
  • Treine combos de campeões

Faça cursos e leia e-books

curso lol

Iniciamos a lista com um conselho valioso: faça cursos e leia e-books sobre League of Legends. Existem materiais muito ricos disponíveis na web. Alguns são pagos, mas se você tiver uma graninha de sobra pra fazer esse investimento, não pense duas vezes!

Esse tipo de conteúdo geralmente esconde segredos que apenas players experientes conhecem. Trata-se de uma fonte valiosíssima de conhecimento e extremamente didática, que deixa o aprendizado mais fluido e completo.

Nós temos um curso muito bom pra te indicar! Ele se chama “O Caminho para o Diamante” e está atualizadinho com as últimas novidades da Season 11. Clique para adquirir o material e ficar fera no joguinho!

Faça coach com especialistas

como estudar lol
UCLA, famoso coach de LoL

Continuamos nossa lista de como estudar LoL com algo que pode torcer o nariz de algumas pessoas, mas que funciona muito bem no jogo: coach com especialistas.

Neste caso, o investimento é pra lá de válido. Os métodos variam de professor para professor, mas eles costumam te acompanhar em algumas partidas e analisam seus replays.

Deste modo, os coaches conseguem apontam erros de gameplay e te explicar minuciosamente o que deve ser mudado. O tratamento é VIP e exclusivo, por isso vai lhe custar alguns reais. Se tiver condições para isso, entretanto, pode ir de olho fechado!

Eu te recomendo o UCLA, youtuber e streamer brasileiro muito bom de serviço. O pacote oferecido pelo jogador é formado por aulas individuais, ensinamentos teóricos e outros conteúdos de apoio. Tenho certeza que ele vai te ajudar a melhorar!

Acompanhe o meta

como aprender LoL
Veja como aprender LoL estudando o meta

Acompanhar o meta é outra boa dica de como evoluir no LoL. O meta nada mais é que o conjunto de melhores campeões, itens, runas e estratégias do momento. Como resultado, proporcionam maior taxa de vitória e são utilizadas por profissionais.

O problema é que o meta está sempre mudando, pois a Riot Games atualiza o jogo constantemente. Os elementos que citamos acima (champions, builds, etc) podem receber nerfs (cair de rendimento) ou buffs (ficar mais fortes).

Resumo da ópera: um personagem que está quebrado atualmente, pode ficar péssimo no futuro. Então é por isso que é o seu dever ficar de olho em todas essas mudanças. Eu te sugiro ler os patch notes lançados no site oficial e testar tudo in-game.

Se você ainda é muito inexperiente e não consegue interpretar as atualizações e seus consequentes impactos no jogo, te sugiro a assistir vídeos de especialistas como Djoko e UCLA. Eles estão sempre comentando os patch notes no YouTube.

Assista a torneios e streams

Melhores jogadores de LoL do Brasil
MicaO, atirador da INTZ

Não adianta apenas jogar. Você precisa se inspirar nos melhores, ou seja, streamers habilidosos, produtores de conteúdo e atletas profissionais.

Assim sendo, aqui vai outro conselho de como aprender a jogar LoL: acompanhar campeonatos, como o CBLoL, youtubers, como o UCLA, e pro players, como brTT.

Esses caras jogam em altíssimo nível e podem se tornar sua melhor fonte de conhecimento. Eu, por exemplo, aprendi a tirar o auto ataque automático assistindo o Kami (hoje aposentado). Dá pra pegar truques, segredos e técnicas das mais diversas.

Leia mais sobre games:

Estude matchups

Como evoluir no LoL
Matchup Renekton x Riven

Entendimento de matchups: é com esse método que damos continuidade a lista de como estudar LoL. As matchups são duelos específicos entre dois adversários de rota, ou seja, jungler vs jungler, top vs top, bot vs bot e mid vs mid.

Essa técnica de aprendizado é muito avançada, ou seja, indicada apenas para jogadores que possuem certo nível de conhecimento. Você precisa sacar os ponto fortes e fracos tanto do seu campeão quanto do campeão inimigo, para, assim, melhorar sua performance.

Vamos a um exemplo clássico: Renekton vs Riven no top. Renekton é o principal counter da Riven, pois consegue frear o combo da duelista simplesmente usando o atordoamento do W. Se você é craque nessa matchup, vai conseguir neutralizar o inimigo facilmente.

Aí que tá o pulo do gato: entender matchups (pelo menos as de sua lane preferida) vai te fazer ganhar mais partidas, pois, dependendo da ordem dos picks e bans, você poderá escolher um campeão muito mais forte do que o do adversário.

Assista a vídeos comentados, treine muito dentro do jogo e mentalize tudo direitinho para aplicar de cor quando estiver valendo.

Pratique fundamentos básicos

como jogar lol farm
Pratique conceitos básicos e fique fera nas mecânicas

Dá pra aprender a jogar LoL focando apenas em conceitos teóricos? Não! É preciso muita prática, esforço, repetição e mão na massa (ou melhor, no mouse).

Portanto, te deixo aqui outro bom método de estudo: praticar fundamentos básicos como kite, farm, controle de waves, posicionamento de sentinelas, poke, harass, entre outros.

Uma forma legal de treinar essas mecânicas é jogando partidas personalizadas ou entrando no modo treinamento. Lembre-se: a prática leva à perfeição!

Entenda os tipos de composições

A próxima dica da lista é: conheças as composições do LoL. As composições são as maneiras como as equipes se portam coletivamente.

Existem cinco tipos de composições primárias: dive, peel, poke, split push e area of effect. Elas ainda podem ser subdividas em esquemas secundários: protect the carry, pick off, cerco, hard engage, disengage e kite back.

Cada tipo de composição possui suas particularidades, vantagens e desvantagens. Vai depender dos campeões escolhidos, dos adversários no outro lado e da situação em que se encontra a partida. Entender essas estratégias são um baita diferencial na gameplay.

O split push, por exemplo, pode ser executado quando algum carregador (normalmente o top laner) tem um bom clear wave a ponto de empurrar as rotas laterais rapidamente. Enquanto isso, o resto do time se concentra para lutar, atrair atenção ou concluir objetivos.

Conhecer as composições é interessante, sobretudo, para quem joga com time fechado. Poder discuti-las antes e durante o jogo faz totalmente a diferença, pois assim a equipe consegue fazer a leitura do mapa e extrair o máximo dos campeões selecionados.

Treine combos de campeões

combo alistar
Combo do Alistar

Chegamos ao fim da lista de como estudar LoL. Minha recomendação é treinar bastante os combos dos campeões que você mais usa no jogo.

Combos são combinações de duas ou mais habilidades. Executando-os com perfeição, é possível tirar o máximo de proveito do seu personagem.

Exemplos clássicos de combos: flash + barrigada do Gragas, dash + soco no chão do Alistar, onda sônica + chute do Lee Sin e por aí vai.

Pronto! Agora você conhece oito técnicas para melhorar e ficar craque no LoL. Pratique todos os ensinamentos e se torne um player cada vez mais consistente!

*Última atualização feita em 25 de março de 2021