Como crescer na Twitch? Como aumentar meu número de seguidores? Como ser notado dentro de um mercado tão concorrido? Essas são perguntas corriqueiras de quem está tentando fazer sucesso no mundo das streams.
Fazer live é profissão. Uma profissão cada vez mais acessível, diga-se de passagem. O problema é encontrar um jeito de dar aquele primeiro start. Assim sendo, decidimos te apresentar 10 dicas para melhorar seu desempenho na Twitch!
São estratégias, ferramentas e comportamentos que todo streamer precisa executar para seguir no caminho certo. Vamos ver tudo isso?
Como crescer na Twitch
- Invista em equipamentos de áudio e vídeo
- Divulgue seu canal nas redes sociais
- Crie uma programação e siga rigorosamente
- No início, evite jogos muito populares
- Faça desafios, promoções e sorteios
- Faça ganks e hosts para criar network
- Clipe melhores momentos para criar conteúdo
- Use bot no chat e escolha um moderador
- Crie alertas personalizados
- Deixe overlays na tela
Invista em equipamentos de áudio e vídeo
No universo do audiovisual, ter equipamentos minimamente decentes é uma questão que sempre andou de mãos dadas com o sucesso. Sei que é difícil tirar aquela graninha suada do bolso para comprar uma webcam ou microfone maneiro, mas se tiver, vá em frente!
Esses dois itens são indispensáveis para uma stream, pois deixarão a imagem bonita e o áudio limpo. Os espectadores precisam te ver e te escutar com clareza – e não são todos os equipamentos que conseguem entregar isso de maneira satisfatória.
Falando especificamente do microfone, item que considero o mais importante de todos, opte por aqueles que podem ser instalados em cima da mesa. Dessa forma, tente se manter o mais próximo para falar nele, mas de maneira com que o som não estoure.
Se possível, coloque espumas no microfone para diminuir a intensidade de letras explosivas como P e B. Além disso, feche portas e janelas para eliminar ruídos externos, não deixe o volume de sua voz chegar no vermelho e configure filtros de áudio no OBS Studio.
Divulgue seu canal nas redes sociais
Continuamos a lista de como crescer na Twitch com a boa e velha divulgação de conteúdos nas redes sociais. É impossível aumentar o número de views apenas usando a plataforma de streaming. O seu público precisa ser cativado fora dali.
O Twitter é indispensável para streamers, pois se criou um hábito muito sólido de interagir com seguidores naquele rede social. Os gamers, principalmente mais novos, ficam o dia inteiro tuitando. Aproveite para conversar com a audiência, divulgar que a live está online, anunciar conteúdos especiais e viralizar, sempre usando hashtags.
O Instagram não é tão instantâneo, mas se mostra igualmente efetivo na divulgação. Sabe aqueles clipes e melhores trechos que sempre rolam nas lives? Publique-os nos stories e no feed. Aproveite também para mostrar como é o seu dia a dia e vida pessoal.
O YouTube é o terceiro membro da tríade obrigatória de divulgação. Por lá, procure compilar melhores momentos de suas transmissões e faça uma edição bem leve, maneira e descontraída. É possível ampliar o público através dessa estratégia.
O algoritmo da Twitch é um dos piores do mercado. Portanto, você realmente precisa atrair pessoas se apresentando em outros lugares. Quanto mais divulgação, mais chances de descobrirem seu trabalho. Pegue firme nisso e não desanime!
Crie uma programação e siga rigorosamente
Outra estratégia essencial de como fazer sua stream crescer é criar uma programação e segui-la rigorosamente. É só pensar no seu programa de TV preferido: ele passa no mesmo dia, no mesmo horário e por isso você criou o hábito de assisti-lo.
Se você estiver online em todas as datas prometidas na sua grade de programação, as pessoas sempre saberão que, de segunda à sexta, das 17h-21h, seu rostinho maravilhoso estará na Twitch. Isso se chama fidelização de público!
Os primeiros meses são realmente ingratos, papo de 3-5 espectadores simultâneos. Mas não tire o pé do acelerador! Continue respeitando seu cronograma e batalhando por mais.
No início, evite jogos muito populares
No começo da sua carreira, apostar em jogos famosos é um exemplo clássico de como promover transmissão na Twitch de forma equivocada. Para entender essa questão, te convido a fazer um exercício de reflexão.
Suponhamos que eu, Julio, seja viciado em League of Legends. Na Twitch, ao clicar na página de streams de LoL, vou me deparar com milhares de canais. Eles estarão filtrados por número de espectadores e eu provavelmente entrarei na transmissão do YoDa ou do Hastad. Para achar você, um iniciante, terei de avançar centenas de páginas.
Viu como faz sentido? É por isso que, no início, a recomendação é jogar games minimamente relevantes, mas que tenham poucos canais transmitindo. O Twitch Strike é um ótimo site para descobrir os melhores títulos (e seus respectivos horários) para streamar.
Com mais seguidores chegando ao seu canal, fica mais fácil investir em jogos populares como League of Legends, CS:GO e Free Fire. Você terá um público mais amplo e fidelizado.
Faça desafios, promoções e sorteios
Não sei se você sabia, mas YoDa cresceu na Twitch criando desafios engraçados. Certa vez, o streamer disse que pintaria o cabelo de loiro se atingisse uma certa quantia de seguidores. É por isso que o meme SehLoiro surgiu!
Você também pode abusar dessa estratégia. É uma excelente dica de como crescer rápido na Twitch. Faça sorteio de produtos (como as camisas do Vasco do Cazé), inclua promoções na sua programação e cative sua audiência com prêmios.
Dá pra sortear itens dentro do próprio OBS Studio, mas você pode estender a ação para outras redes como Twitter e Instagram. Isso gera compartilhamentos e interações, números que aumentam a visibilidade do seu trabalho.
Mergulhe no universo dos games:
- Melhores meias do FM: conheça 10 jovens para lapidar
- Veja como funciona a premiação da Weekend League no FIFA 21
- Skins mais caras do LoL: nomes, preços e detalhes
- Os 10 melhores mouses gamers para comprar em 2021
Faça ganks e hosts para criar network
Prosseguimos a lista de como crescer na Twitch com os ganks e hosts. O gank é quando você leva seus espectadores para assistir outro canal. Já o host é quando você transmite a live de outra pessoa, mas com os viewers ainda no seu chat.
Essas duas estratégias são bacanas para criar uma rede de network. Combine ganks e hosts com outros streamers para que ambos desfrutem de novos públicos.
Se você der sorte de receber um gank de algum famoso, melhor ainda. Seu canal ganhará uma quantia maneira de seguidores e dará os primeiros passos na Twitch.
Clipe melhores momentos para criar conteúdo
Na Twitch é possível clipar trechos de lives, ou seja, separar pequenos trechos de momentos especiais, engraçados, emocionantes ou de jogadas surpreendentes.
Utilize esses clips para alimentar suas redes sociais ou até mesmo deixar na aba do seu canal. Pentakill no LoL, uma gafe cômica, erro grotesco ou um cachorro derrubando o seu microfone: esses conteúdos são fáceis de viralizar e ganhar visibilidade.
Os clips, inclusive, resumem o que a sua live tem a oferecer. Elas ilustram seu trabalho, mostram sua essência e te colocam no mapa.
Use bot no chat e escolha um moderador
Os bots são personagens obrigatórios para fazer seu canal na Twitch decolar. Tratam-se de ferramentas muito úteis para controlar, principalmente, o chat – que costuma ser terra de ninguém quando jogado às traças.
Esses programinhas, quando instalados, removem spam, inibem mensagens com linguagem ofensiva, enviam recados, recolhem pedidos de música, realizam sorteios e te proporcionam várias outras funcionalidades.
Os bots mais utilizados na Twitch são: MooBot e NightBot. Eles até podem realizar o papel de moderação, mas é legal que você também tenha uma pessoa de verdade monitorando o chat. Se você tiver um seguidor assíduo, o convide para a função! Ele vai adorar.
Os moderadores dão uma atenção maior para os espectadores e tiram dúvidas em tempo real. Isso é ótimo, pois às vezes você se encontrará ocupado demais em certos momentos da jogatina para responder a todos.
Crie alertas personalizados
Continuamos a lista com os alertas personalizados. São aqueles avisos visuais (e às vezes sonoros) que indicam alguma coisa no meio de transmissão, como donates, follows, subs e hype trains.
Na stream do Cazé, por exemplo, quando alguém escorrega o prime, o aviso é um personagem do Porta dos Fundos falando: isso que dá, gastar dinheiro com “m*rda!”
A princípio, essa estratégia pode parecer meramente estética. Mas é aí que você se engana. O seguidor, quando recebe esse tipo de atenção especial, se sente identificado com a stream. Causa um sentimento muito legal de pertencimento.
Deixe overlays na tela
Finalizamos as dicas de como crescer na Twitch com os famosos overlays. São aquelas molduras que ficam na interface da stream, sabe? Dá pra colocar metas de subs, usuários que mais realizaram donates, últimos seguidores do canal e por aí vai.
Mais uma vez: não são detalhes exclusivamente estéticos. Além de mostrar profissionalismo e deixar sua live visualmente mais agradável, os overlays também estreitam laços com o público. Digo por experiência própria: ver o seu nome na tela é sempre muito gratificante.
Existem alguns overlays que podem ser adquiridos de graça. Eles são mais básicos, mas funcionam muito bem. Se tiver dinheiro sobrando, vale contratar um designer para deixar sua stream ainda mais personalizada e na temática que você desejar.
Pronto! Agora é pegar todos esses conselhos e colocar em prática. Gostou do texto? Então não deixe de registrar seu feedback nos comentários. Abração e até a próxima!
- Recordes do tênis masculino: as principais marcas da ATP
- Entenda as principais regras do hóquei no gelo (com vídeos)
- Giannis Antetokounmpo: biografia, números e recordes na NBA
- Os 10 maiores artilheiros da história da Libertadores
*Última atualização feita em 26 de março de 2021
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!