Seu PC morre com a ult do Ziggs? Quer evitar travamentos desnecessários? Então veja como aumentar o FPS do LoL em 8 passos

Você tem sofrido com lags e travadas no League of Legends? Principalmente durante as teamfights? Então continue por aqui, pois te ensinaremos a como aumentar o FPS do LoL.

A taxa de quadros por segundo tem a ver com a potência do computador. Caso sua máquina não tenha peças muito boas, é recomendável seguir alguns métodos para otimizar o desempenho do jogo. É aí que a gente entra!

Chega de FPS do LoL caindo! Confira abaixo oito dicas infalíveis para melhorá-lo.

Como aumentar FPS do LoL

  • Ajuste as configurações do cliente
  • Ajustes os componentes gráficos do cliente
  • Altere a opção de energia do PC
  • Defina a prioridade do LoL no PC
  • Desative o áudio do cliente
  • Feche programas do PC
  • Repare os arquivos do LoL
  • Verifique a placa de vídeo

Ajuste as configurações do cliente

Como aumentar FPS do LoL
Marque as duas opções para turbinar o FPS

Começamos o guia “como aumentar o FPS do LoL” como uma dica essencial: ajustar as configurações gerais do cliente para melhor desempenho. Basta entrar no jogo e clicar no ícone de engrenagem no canto superior direito.

Na aba “geral”, ative as duas opções:

  • Habilitar modo de configuração leve
  • Fechar cliente durante as partidas

Isso fará com que o jogo fique mais leve.

Ajustes os componentes gráficos do cliente

como melhorar fps do lol
Abaixe todas as configurações gráficas

Ainda no cliente do LoL, é recomendável dar uma olhadinha nas configurações gráficas. Se o seu PC não possui peças muito boas, diminuir a qualidade da imagem é fundamental para um ganho significativo de FPS. É preciso estar dentro de uma partida para acessar o menu.

Feito isso, aperte “ESC” e selecione a aba “vídeo”. Note que a opção “gráficos” é composta por uma escala de sete níveis: muito baixo, baixo, médio-baixo, médio, médio-alto, alto e muito alto. Quanto maior o nível, maior a qualidade da imagem.

Proporcionalmente, quanto mais detalhes gráficos, mas recursos o seu PC utilizará para rodar o game. Em computadores fracos, é primordial que a escala esteja muito baixa. Arraste o cursor para a esquerda e veja a magia acontecer.

Ainda sim, pode ser que outras opções que comprometem o FPS continuem marcadas. Role o menu para baixo e deixe:

  • Qualidade dos personagens: muito baixa
  • Qualidade dos efeitos: muito baixa
  • Qualidade do ambiente: muito baixa
  • Qualidade das sombras: desligada
  • Contornar personagem: desmarcado
  • Aguarde sincronização vertical: desmarcado

Por fim, coloque o “limite de frequência de quadros” travado em 60 FPS – isso é o máximo que o olho humano é capaz de processar.

Altere a opção de energia do PC

fps do lol
Veja como aumentar FPS do LoL

Dica muito importante para quem usa notebooks! Pode ser que a sua máquina esteja configurada para funcionar no modo de economia. Isso enfraquece o desempenho do computador como um todo, refletindo em todos os programas abertos.

Na caixa de pesquisa, digite “editar plano de energia” e depois selecione “alterar configurações de energia avançadas”. Em seguida, marque o plano “alto desempenho”. Isso certamente vai melhorar o FPS do LoL!

Defina a prioridade do LoL no PC

fps do lol caindo
Dê prioridade alta ao LoL no gerenciador de tarefas

Continuamos o guia “como aumentar o FPS do LoL” com outra dica valiosa: definir a prioridade do jogo no PC. Esse comando vai otimizar o programa quando estiver aberto.

Primeiro, abra o League of Legends. Em seguida, abra também o gerenciador de tarefas usando o atalho “CTRL + ALT + DEL”. Feito isso, vá até a aba “detalhes” e procure pelo processo do game, que se chama “Lolclient”.

Uma vez localizado, clique com o botão direito nele e acesse a opção “definir prioridade”. Marque “alta” ou “tempo real” e pronto! O seu computador focará mais atenções no LoL em detrimento de outros aplicativos.

Leia mais sobre games e esports:

Desative o áudio do cliente

audio lol
Desativar o áudio pode ser um bom caminho

Pode parecer que não, mas o áudio é outro elemento que influencia o FPS do LoL. É verdade que uma experiência sem som é um tanto quanto frustrante (você não escutará habilidades, pings dos companheiros e a música ambiente), mas vale a pena sacrificar tudo isso.

Dentro de uma partida, aperte “ESC” e vá até a aba “áudio”. Em seguida, role o menu até o final e marque a caixa “desativar todos os sons”. Ou, se preferir, zere o volume das opções individualmente. Dá no mesmo.

Feche programas do PC

fps ideal do lol
Feche todos os aplicativos desnecessários durante o jogo

Pode parecer trivial, mas nem todo mundo sabe disso! Quando estiver jogando League of Legends, feche todos os programas que não estiver utilizando. Sabe aquela olhadinha no Twitter quando você morre? Caso o seu PC seja fraco, evite.

Abas de navegador são o terror do FPS. Deixe apenas o necessário aberto, como, por exemplo, o Discord – caso esteja se comunicando com o time.

Repare os arquivos do LoL

reparar lol
Saiba como melhorar o FPS do LoL

Eu duvido que todo mundo conheça essa técnica! Existe uma opção dentro do cliente que repara automaticamente arquivos corrompidos do LoL. É super simples!

Com o jogo aberto, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito. Vá até a aba “geral”, acione a opção “iniciar reparação completa” e confirme com o “sim”. O cliente será reinicializado e otimizado. Faça isso de tempos em tempos!

Verifique a placa de vídeo

placa de video para lol
Sempre atualize os drivers da placa

Configurar a sua placa de vídeo é a última dica do guia “como aumentar o FPS do LoL”. Trata-se de um dos componentes mais importantes para o funcionamento do jogo!

O primeiro passo é saber se ela está realmente operando. No caso dos modelos NVIDIA, basta acessar o aplicativo NVIDIA Control Panel. Na aba “gerenciar as configurações em 3D”, veja se a sua placa está ativada em “processador gráfico preferido”.

O segundo passo é monitorar as atualizações de drivers, o que influencia diretamente a performance da máquina! No caso da NVIDIA, o processo pode ser feito no programa GeForce Experience. Visite constantemente a aba “drivers” para saber se tudo está em dia.

Outra maneira de checar isso é visitar o “gerenciador de dispositivos”, abrir a aba “adaptadores de vídeo”, achar a sua placa e clicar com o botão direito em “atualizar driver”.

Pronto! Agora que você sabe como melhorar o FPS do LoL, é só abrir o game e conferir o resultado. Caso conheça outro método, não hesite em registrar nos comentários!

Leia outros conteúdos!

*Última atualização feita em 8 de novembro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin