Você tem sofrido com lags e travadas no League of Legends? Principalmente durante as teamfights? Então continue por aqui, pois te ensinaremos a como aumentar o FPS do LoL.
A taxa de quadros por segundo tem a ver com a potência do computador. Caso sua máquina não tenha peças muito boas, é recomendável seguir alguns métodos para otimizar o desempenho do jogo. É aí que a gente entra!
Chega de FPS do LoL caindo! Confira abaixo oito dicas infalíveis para melhorá-lo.
Como aumentar FPS do LoL
- Ajuste as configurações do cliente
- Ajustes os componentes gráficos do cliente
- Altere a opção de energia do PC
- Defina a prioridade do LoL no PC
- Desative o áudio do cliente
- Feche programas do PC
- Repare os arquivos do LoL
- Verifique a placa de vídeo
Ajuste as configurações do cliente
Começamos o guia “como aumentar o FPS do LoL” como uma dica essencial: ajustar as configurações gerais do cliente para melhor desempenho. Basta entrar no jogo e clicar no ícone de engrenagem no canto superior direito.
Na aba “geral”, ative as duas opções:
- Habilitar modo de configuração leve
- Fechar cliente durante as partidas
Isso fará com que o jogo fique mais leve.
Ajustes os componentes gráficos do cliente
Ainda no cliente do LoL, é recomendável dar uma olhadinha nas configurações gráficas. Se o seu PC não possui peças muito boas, diminuir a qualidade da imagem é fundamental para um ganho significativo de FPS. É preciso estar dentro de uma partida para acessar o menu.
Feito isso, aperte “ESC” e selecione a aba “vídeo”. Note que a opção “gráficos” é composta por uma escala de sete níveis: muito baixo, baixo, médio-baixo, médio, médio-alto, alto e muito alto. Quanto maior o nível, maior a qualidade da imagem.
Proporcionalmente, quanto mais detalhes gráficos, mas recursos o seu PC utilizará para rodar o game. Em computadores fracos, é primordial que a escala esteja muito baixa. Arraste o cursor para a esquerda e veja a magia acontecer.
Ainda sim, pode ser que outras opções que comprometem o FPS continuem marcadas. Role o menu para baixo e deixe:
- Qualidade dos personagens: muito baixa
- Qualidade dos efeitos: muito baixa
- Qualidade do ambiente: muito baixa
- Qualidade das sombras: desligada
- Contornar personagem: desmarcado
- Aguarde sincronização vertical: desmarcado
Por fim, coloque o “limite de frequência de quadros” travado em 60 FPS – isso é o máximo que o olho humano é capaz de processar.
Altere a opção de energia do PC
Dica muito importante para quem usa notebooks! Pode ser que a sua máquina esteja configurada para funcionar no modo de economia. Isso enfraquece o desempenho do computador como um todo, refletindo em todos os programas abertos.
Na caixa de pesquisa, digite “editar plano de energia” e depois selecione “alterar configurações de energia avançadas”. Em seguida, marque o plano “alto desempenho”. Isso certamente vai melhorar o FPS do LoL!
Defina a prioridade do LoL no PC
Continuamos o guia “como aumentar o FPS do LoL” com outra dica valiosa: definir a prioridade do jogo no PC. Esse comando vai otimizar o programa quando estiver aberto.
Primeiro, abra o League of Legends. Em seguida, abra também o gerenciador de tarefas usando o atalho “CTRL + ALT + DEL”. Feito isso, vá até a aba “detalhes” e procure pelo processo do game, que se chama “Lolclient”.
Uma vez localizado, clique com o botão direito nele e acesse a opção “definir prioridade”. Marque “alta” ou “tempo real” e pronto! O seu computador focará mais atenções no LoL em detrimento de outros aplicativos.
Leia mais sobre games e esports:
- Como jogar Fall Guys: tudo sobre o game que virou febre!
- O que é scrim no Fortnite? Entenda o modelo de treino
- Como melhorar no Valorant? Conheça 8 dicas essenciais!
- Conheça os 10 melhores jogos indie de todos os tempos!
- Mapa do Fortnite: conheça os melhores locais para pegar loot
Desative o áudio do cliente
Pode parecer que não, mas o áudio é outro elemento que influencia o FPS do LoL. É verdade que uma experiência sem som é um tanto quanto frustrante (você não escutará habilidades, pings dos companheiros e a música ambiente), mas vale a pena sacrificar tudo isso.
Dentro de uma partida, aperte “ESC” e vá até a aba “áudio”. Em seguida, role o menu até o final e marque a caixa “desativar todos os sons”. Ou, se preferir, zere o volume das opções individualmente. Dá no mesmo.
Feche programas do PC
Pode parecer trivial, mas nem todo mundo sabe disso! Quando estiver jogando League of Legends, feche todos os programas que não estiver utilizando. Sabe aquela olhadinha no Twitter quando você morre? Caso o seu PC seja fraco, evite.
Abas de navegador são o terror do FPS. Deixe apenas o necessário aberto, como, por exemplo, o Discord – caso esteja se comunicando com o time.
Repare os arquivos do LoL
Eu duvido que todo mundo conheça essa técnica! Existe uma opção dentro do cliente que repara automaticamente arquivos corrompidos do LoL. É super simples!
Com o jogo aberto, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito. Vá até a aba “geral”, acione a opção “iniciar reparação completa” e confirme com o “sim”. O cliente será reinicializado e otimizado. Faça isso de tempos em tempos!
Verifique a placa de vídeo
Configurar a sua placa de vídeo é a última dica do guia “como aumentar o FPS do LoL”. Trata-se de um dos componentes mais importantes para o funcionamento do jogo!
O primeiro passo é saber se ela está realmente operando. No caso dos modelos NVIDIA, basta acessar o aplicativo NVIDIA Control Panel. Na aba “gerenciar as configurações em 3D”, veja se a sua placa está ativada em “processador gráfico preferido”.
O segundo passo é monitorar as atualizações de drivers, o que influencia diretamente a performance da máquina! No caso da NVIDIA, o processo pode ser feito no programa GeForce Experience. Visite constantemente a aba “drivers” para saber se tudo está em dia.
Outra maneira de checar isso é visitar o “gerenciador de dispositivos”, abrir a aba “adaptadores de vídeo”, achar a sua placa e clicar com o botão direito em “atualizar driver”.
Pronto! Agora que você sabe como melhorar o FPS do LoL, é só abrir o game e conferir o resultado. Caso conheça outro método, não hesite em registrar nos comentários!
Leia outros conteúdos!
- Conheça Pete Sampras, um dos maiores tenistas da história
- Los Angeles Rams: elenco, títulos, recordes e maiores jogadores
- Quiz: Quem estava na seleção de vôlei em Sydney 2000?
- Sebastian Vettel: títulos, recordes, equipes e rivais na F1
- Flávia Saraiva: biografia e medalhas da ginasta brasileira
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.