A escalada esportiva é uma disciplina contemporânea que evoluiu da tradicional escalada em rocha.
Agora reconhecida como modalidade olímpica, a escalada esportiva é composta por três categorias distintas: boulder, guiada e velocidade.
Todas as modalidades utilizam ancoragens permanentes fixadas em uma parede artificial. Confira as regras da escalada esportiva a seguir.
Criação da escalada de competição na escalada esportiva
A origem exata da escalada esportiva é incerta, mas acredita-se que a prática da escalada em rochas naturais como atividade recreativa começou no final do século XIX.
O esporte competitivo, no entanto, surgiu oficialmente em 1985, em Bardonecchia, próximo a Turim, Itália, durante um evento chamado “SportRoccia.”
No ano seguinte, a primeira competição em uma parede de escalada artificial foi realizada em Vaulx-en-Velin, perto de Lyon, França.
Um dos princípios fundamentais do esporte é a responsabilidade dos escaladores pela preservação dos locais onde praticam.
A escalada esportiva ganhou grande popularidade nas últimas duas décadas, em parte graças ao desenvolvimento de paredes de escalada, que tornaram o esporte mais acessível a todos.
Quais são as regras da escalada esportiva?
A escalada esportiva é frequentemente distinguida da escalada de competição pelos praticantes.
Contudo, especialmente após sua inclusão no programa olímpico, a escalada de competição também é considerada uma forma de “escalada esportiva”.
Essa classificação é subjetiva e varia de acordo com o contexto. A escalada esportiva inclui três modalidades principais, cada uma com suas próprias regras:
- Boulder: Os atletas escalam paredes de até 4,5 metros de altura sem o uso de cordas, dentro de um tempo limitado. O objetivo é resolver o maior número de problemas (rotas) com o menor número de tentativas. A classificação é baseada no número de problemas resolvidos.
- Guiada: Nessa modalidade, os atletas utilizam cordas para escalar o mais alto possível em uma parede com mais de 15 metros de altura, dentro de um tempo máximo de seis minutos. Os escaladores não têm conhecimento prévio da rota, exigindo uma combinação de habilidades físicas e mentais.
- Velocidade: Esta é uma corrida emocionante contra o relógio, onde os atletas competem em duelos de eliminação. A parede de 15 metros de altura tem uma inclinação de cinco graus. O recorde mundial é de 5,00 segundos para os homens, estabelecido por Kiromal Katibin, da Indonésia, e 6,53 segundos para as mulheres, por Aleksandra Miroslaw, da Polônia.
Entrada da escalada esportiva no programa olímpico
A escalada esportiva fez sua estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires em 2018, marcando seu primeiro passo no cenário olímpico. A modalidade teve sua estreia oficial nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
Nos Jogos de Paris 2024, a escalada esportiva contará com um novo formato, oferecendo dois conjuntos de medalhas para cada gênero.
Ao invés de um evento único que combina boulder, guiada e velocidade, os atletas agora competirão em duas modalidades distintas: velocidade, e uma combinação de boulder e guiada, cada uma com uma medalha de ouro em disputa.
Vale destacar que a escalada esportiva já está confirmada como parte do programa olímpico para Los Angeles 2028.
Melhores escaladores esportivos do planeta
Janja Garnbret, da Eslovênia, e Alberto Ginés, da Espanha, fizeram história ao se tornarem os primeiros campeões olímpicos de escalada esportiva nos Jogos de Tóquio 2020.
Entre os principais competidores masculinos de escalada esportiva, destacam-se Adam Ondra (República Tcheca), Jan Hojer (Alemanha), Alex Megos (Alemanha), Colin Duffy (EUA) e Jakob Schubert (Áustria).
No lado feminino, atletas de renome incluem Brooke Raboutou (EUA), Akiyo Noguchi (Japão), Fanny Gibert (França) e Chaehyun Seo (Coreia).
A escalada de velocidade, considerada o esporte mais rápido nas Olimpíadas, terá seu próprio conjunto de medalhas em Paris 2024.
Os recordes mundiais atuais são de 5,00 segundos para os homens, estabelecido por Kiromal Katibin (Indonésia), e 6,53 segundos para as mulheres, alcançado por Aleksandra Miroslaw (Polônia).
Novo formato da escalada esportiva nos Jogos Olímpicos
Nos Jogos de Tóquio, cada competidor participou das três disciplinas de escalada, e as pontuações finais foram baseadas na soma dos resultados dessas competições.
O escalador com a menor pontuação total conquistou a primeira medalha de ouro olímpica na história da escalada esportiva.
Para os Jogos de Paris 2024, haverá duas competições distintas para coroar os campeões olímpicos na escalada.
Uma será uma competição combinada de boulder e guiada, enquanto a outra será exclusivamente para a modalidade de velocidade.
Onde assistir à escalada esportiva em Paris 2024?
Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a escalada esportiva contará com 68 atletas, divididos em duas categorias: 28 competidores na modalidade de velocidade e 40 na combinação de boulder e guiada.
Embora os detalhes completos sobre a transmissão ainda não estejam disponíveis, as competições estão agendadas para ocorrer entre os dias 5 e 10 de agosto, no Le Bourget, localizado em Saint-Denis, que será o cenário para a escalada esportiva.
View this post on Instagram
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.