A escalada esportiva é uma disciplina moderna que tem sua origem na escalada tradicional em rocha.

Atualmente uma modalidade olímpica, ela é composta por três diferentes modalidades: boulder, guiada e velocidade.

Em todas elas, são utilizadas ancoragens permanentes fixadas em uma parede artificial. Conheça as regras da escalada esportiva a seguir.

Criação da escalada de competição na escalada esportiva

(Reprodução/Blogdescalada) Fotos das primeira competição Sport Roccia
(Reprodução/Blogdescalada) Fotos da primeira competição Sport Roccia

De fato, não há uma história totalmente verificada de quando e onde surgiu a escalada esportiva.

Acredita-se que a prática da escalada em rochas naturais como atividade recreativa teve início no final do século XIX.

A escalada como esporte competitivo surgiu em 1985, em Bardonecchia, próximo a Turim, Itália, durante um evento denominado “SportRoccia”.

Um ano depois, a primeira competição em uma parede de escalada artificial foi organizada em Vaulx-en-Velin, perto de Lyon, na França.

Um dos valores fundamentais do esporte é a responsabilidade dos escaladores pela conservação dos locais onde praticam a escalada.

A modalidade se tornou altamente popular nas últimas duas décadas, em parte devido ao desenvolvimento de paredes de escalada, tornando-a acessível a todos.

Quais são as regras da escalada esportiva?

(Divulgação/IFSC) Felipe Ho é um dos principais nomes da escalada esportiva no Brasil
(Divulgação/IFSC) Felipe Ho é um dos principais nomes da escalada esportiva no Brasil

É sempre válido lembrar que os praticantes de escalada frequentemente separam a escalada esportiva da escalada de competição.

No entanto, especialmente após a entrada no programa olímpico, a escalada de competição também passou a ser considerada “escalada esportiva”.

Logo, chamar de um ou outro é subjetivo. Cada modalidade da escalada esportiva possui regras específicas.

  • No boulder, os atletas escalam paredes de 4,5 metros de altura sem o uso de cordas, em um período de tempo limitado, buscando resolver o maior número de problemas com o menor número de tentativas. A classificação é determinada pelo número de problemas resolvidos.
  • No evento de guiada, os atletas utilizam cordas para escalar o mais alto possível em uma parede com mais de 15 metros de altura, em um tempo máximo de seis minutos, sem terem tido conhecimento prévio da rota a seguir. Essa modalidade exige todas as habilidades físicas e mentais dos atletas.
  • A velocidade é uma corrida espetacular contra o relógio em rodadas de eliminação um a um, que combinam precisão e explosividade. A parede tem 15 metros de altura e uma inclinação de cinco graus. O recorde mundial para homens é de 5,00 segundos (Kiromal Katibin, Indonésia) e 6,53 segundos para mulheres (Aleksandra Miroslaw, Polônia).

Entrada da escalada esportiva no programa olímpico

O primeiro teste da escalada esportiva para se tornar uma modalidade olímpica aconteceu nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires em 2018
O primeiro teste da escalada esportiva para se tornar uma modalidade olímpica aconteceu nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires em 2018

A escalada esportiva deu seus primeiros passos no cenário olímpico nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires em 2018 e fez sua estreia oficial nas Olimpíadas de Tóquio em 2020.

A escalada esportiva estará presente em Paris 2024 com um formato diferente, onde haverá dois conjuntos de medalhas para cada gênero.

Em vez de competir em um único evento que combina boulder, guiada e velocidade, os atletas disputarão duas modalidades separadas: velocidade; e boulder e guiada combinados, com uma medalha de ouro disponível em cada modalidade.

Cabe lembrar que a escalada esportiva também já está incluída no programa olímpico de Los Angeles 2028.

Melhores escaladores esportivos do planeta

Janja Garnbret (Eslovênia) e Alberto Ginés (Espanha) venceram as primeiras medalhas de ouro na escalada esportiva que estreiou em Tóquio 2021
Janja Garnbret (Eslovênia) e Alberto Ginés (Espanha) venceram as primeiras medalhas de ouro na escalada esportiva que estreou em Tóquio 2021

Janja Garnbret (Eslovênia) e Alberto Ginés (Espanha) foram coroados como os primeiros campeões olímpicos na história da escalada esportiva durante os Jogos de Tóquio em 2020.

Outros grandes competidores incluem Adam Ondra (República Tcheca), Jan Hojer (Alemanha), Alex Megos (Alemanha), Colin Duffy (EUA) e Jakob Schubert (Áustria).

No lado feminino, alguns dos melhores nomes na disciplina combinada são: Brooke Raboutou (EUA), Akiyo Noguchi (Japão), Fanny Gibert (França) e Chaehyun Seo (Coreia).

A escalada de velocidade terá seu próprio conjunto de medalhas em Paris 2024 e é considerada o esporte mais rápido nas Olimpíadas.

O recorde mundial para homens é de 5,00 segundos (Kiromal Katibin, Indonésia) e para mulheres é de 6,53 segundos (Aleksandra Miroslaw, Polônia).

Novo formato da escalada esportiva nos Jogos Olímpicos

Paris 2024
Paris 2024

Em Tóquio, cada competidor participou das três disciplinas, e as pontuações finais refletiram o desempenho combinado nas três competições.

O escalador com a pontuação mais baixa conquistou a primeira medalha de ouro olímpica na história da escalada esportiva.

Para Paris 2024, estão previstas duas competições para determinar os campeões olímpicos na escalada esportiva.

Uma delas será uma competição combinada de boulder e guiada, enquanto a segunda incluirá apenas a modalidade de velocidade.

Onde assistir à escalada esportiva em Paris 2024?

A japonesa Miho Nonaka é uma das melhores escaladoras do mundo
A japonesa Miho Nonaka é uma das melhores escaladoras do mundo

Em Paris 2024, ao contrário de Tóquio, haverá 68 atletas competindo: 28 na modalidade de velocidade e 40 na combinação de boulder e guiada.

Ainda não há todos os detalhes de transmissão da modalidade, mas as competições estão programadas para ocorrer de 5 a 10 de agosto no local de escalada esportiva Le Bourget em Saint Denis.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Paris2024 (@paris2024)

Você ama outros esportes? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

*Última atualização em 29/10/2023.