A escalada nas Olimpíadas é um esporte moderno, que vem se popularizando nos últimos 20 anos. É um esporte com muitos jovens praticando, tendo cerca de 39% dos atletas sendo menores de 18 anos de idade.

Pode ser praticado tanto ao ar livre como também em um local fechado. Hoje em dia, são mais de 25 milhões de praticantes em 150 países ao redor do mundo.

A primeira competição organizada ao ar livre aconteceu em Turim na Itália, em 1985, quando um grupo de escaladores se reuniu em Bardonecchia. O evento foi chamado “SportRoccia” e os atletas tinham de escalar em um determinado limite de tempo.

No ano seguinte, a primeira competição em uma parede de escalada artificial aconteceu próximo de Lyon na França.

Regras da escalada esportiva

As regras da escalada nas Olimpíadas envolvem três modalidades: boulder, velocidade e guiada. O boulder é uma corrida contra o tempo, com os atletas escalando uma parede de 4,5 metros de altura, sem cordas e no menor número de tentativas possíveis.

A prova de velocidade é uma corrida em que dois atletas disputam um contra um para ver quem é o mais rápido. Em uma combinação de precisão e explosão física, os atletas escalam uma parede de 15 metros e cinco graus.

Já na prova guiada, os atletas escalam uma parede de 15 metros, o mais alto que conseguirem em seis minutos, sem antes ter visto o percurso. Esses trajetos são os mais desafiadores e complexos, desafiando os atletas física e mentalmente.

Para Paris 2024, foram dois tipos de competições diferentes na escalada esportiva, o primeiro é uma combinação de boulder e guiada, enquanto o segundo é apenas com provas de velocidade.

Disputa da escalada masculina em Paris 2024
Prova de boulder em Paris 2024 (Iconsport)

História da escalada nas Olimpíadas

A história da escalada nas Olimpíadas é bem curta, tendo uma experiência nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, em Buenos Aires, sendo um grande sucesso entre os argentinos.

Com isso, entrou no programa olímpico para a edição seguinte dos Jogos Olímpicos, em Tóquio 2020. A originalidade das provas de escalada, somada a emoção das provas e também o caráter visual e estético faz desse esporte muito popular entre os jovens.

Em Tóquio 2020, a competição foi um combinado entre os três estilos, com apenas um vencedor. Mas, em Paris 2024, a organização decidiu por separar o de velocidade, por ser mais diferente das outras modalidades.

Nas competições tradicionais, boulder e lead também são separados, só que foram mantidos como um combinado para a Olimpíada na capital francesa.

Todos os pódios da escalada nas Olimpíadas

Eventos combinados Tóquio 2020

Evento Ouro Prata Bronze
Combinado feminino Janja Garnbret (Eslovênia) Miho Nonaka (Japão) Akiyo Noguchi (Japão)
Combinado masculino Alberto Ginés López (Espanha) Nathaniel Coleman (Estados Unidos) Jakob Schubert (Áustria)

Eventos feminino em Paris 2024

Evento Ouro Prata Bronze
Combinado boulder e lead Janja Garnbret (Eslovênia) Brooke Raboutou (Estados Unidos) Jessica Pilz (Áustria)
Velocidade Aleksandra Miroslaw (Polônia) Deng Lijuan (China) Aleksandra Kalucka (Polônia)

Eventos masculinos em Paris 2024

Evento Ouro Prata Bronze
Combinado Toby Roberts (Grã-Bretanha) Sorato Anraku (Japão) Jakob Schubert (Áustria)
Velocidade Veddriq Leonardo (Indonésia) Wu Peng (China) Sam Watson (Estados Unidos)

Brasil na escalada

O Brasil não teve representantes em Paris 2024. Só que um dos principais nomes da escalada brasileira é a jovem Mariana Hanggi.

A atleta brasileira concedeu entrevista ao Esportelândia em 2023 e falou sobre o futuro da modalidade no Brasil e que sua geração de atletas deve estar mais forte para as Olimpíadas de 2028.

Qual o quadro completo de medalhas da escalada nas Olimpíadas?

Veja abaixo o quadro completo de medalhas da escalada nas Olimpíadas, unindo masculino e feminino. Observando que o critério de desempate são mais medalhas de ouro, depois de prata e por último de bronze.

 Ordem País Ouro Prata Bronze Total de medalhas
1 Eslovênia 2 0 0 2
2 Polônia 1 0 1 2
3 Grã-Bretanha 1 0 0 1
Indonésia 1 0 0 1
Espanha 1 0 0 1
6 Japão 0 2 1 3
Estados Unidos 0 2 1 3
8 China 0 2 0 2
9 Áustria 0 0 3 3

Agora que você sabe tudo sobre a escalada nas Olimpíadas, aproveite para se aprofundar ainda mais no tema com nossos outros conteúdos: