Saiba qual a melhor bicicleta para o Mountain Bike e os equipamentos do esporte! Veja também como funciona a disputa das Olimpíadas

Entre as diferentes variações do ciclismo, o Mountain Bike é aquele disputado por ciclistas em subidas e descidas de montanhas. É preciso ter destreza, concentração e resistência para se dedicar no esporte.

Se você tem interesse mais sobre o Ciclismo Mountain Bike, está no lugar certo!

Aqui, vamos relembrar a história do Mountain Bike, explicar como é sua disputa nas Olimpíadas e detalhar as diferentes modalidades que envolvem esse tipo de ciclismo.

Venha com a gente! 

História do Ciclismo Mountain Bike 

Mountain bike
Mountain bike é a modalidade que obriga ciclistas a subirem e descerem montanhas

Assim como ocorreu com a modalidade BMX, o ciclismo mountain bike surgiu a partir de uma adaptação realizada por ciclistas norte-americanos na década de 1970. No estado da Califórnia, alguns praticantes do esporte nas estradas de asfalto decidiram levar o ciclismo para trilhas e terrenos acidentados.

Tom Ritchey e Gary Fisher são considerados os inventores do Mountain Bike, já que foram os principais responsáveis por fazer adaptações nas bicicletas, com a reformulação de câmbio e quadro.

Em San Francisco, o esporte se difundiu rapidamente a partir da organização dos primeiros campeonatos.Entre 1976 e 1979, as provas de mountain bike foram realizadas nas proximidades da famosa ponte Golden Gate. Logo, a modalidade atraiu mais interessados..

O primeiro campeonato nacional do esporte nos Estados Unidos foi realizado em 1973. Nos anos seguintes, foram organizadas competições também na Europa e na Austrália. 

Já o primeiro Campeonato Mundial de Mountain Bike foi disputado em 1990, sob a organização da União Ciclística Internacional (UCI). Pouco depois, a modalidade passou a integrar o programa dos Jogos Olímpicos. 

A estreia da competição de Mountain Bike em Olimpíadas ocorreu na edição de Atlanta, em 1996.

Saiba, a seguir, como funciona a disputa da modalidade nos Jogos Olímpicos!

Ciclismo Mountain Bike nas Olimpíadas

Ciclismo Mountain Bike nas Olimpíadas
Olimpíada do Rio marcou 20 anos da disputa de Mountain Bike no programa olímpico

O ciclismo mountain bike é disputado em Jogos Olímpicos desde 1996, realizados em Atlanta.

Nas Olimpíadas, as provas de mountain bike são disputadas no formato cross-country, com múltiplas voltas. 

O primeiro ciclista a completar todas as voltas e cruzar a linha de chegada vence a corrida. 

Uma prova de mountain bike nas Olimpíadas dura entre 1h30 e 1h45. A pista deve ter entre 4km e 6km, e o percurso não deve ter mais de 15% de parte plana, com subidas e descidas em terrenos irregulares.

Nas últimas edições da prova olímpica, 80 atletas estiveram na disputa — 50 competidores na modalidade masculina e 30 na competição feminina.

Vá além do mundo do Ciclismo! Confira também conteúdos sobre outros esportes:

Modalidades do Ciclismo Mountain Bike

  • Cross-country
  • Trip trail
  • Singletrack
  • Eliminator
  • Downhill
  • Freeride
  • Four Cross
  • Trial
  • Enduro de Regularidade
  • Enduro Mountain Bike

Embora a prova olímpica de mountain bike seja disputada no formato cross-country, há uma série de outras modalidades no esporte. A seguir, apresentamos as características de cada uma delas.

Cross-country ou XCO

Cross-country

A prova de mountain bike no formato de cross-country é disputada em estradas de terra que possuem um alto nível de decidas e subidas técnicas.

Geralmente, são provas não tão longas quanto as maratonas e apresentam entre 30 e 40 km em percursos técnicos e pesados.

Trip Trail ou Maratona 

Trip Trail

Trip Trail ou Maratona é o tipo de prova mountain bike em que o percurso é longo e pode ser feito em mais de um dia. 

O nome Trip Trail é uma alusão a uma viagem por trilhas e estradas de terra. Quando o percurso é muito extenso, a prova pode ser chamada também de Maratona e pode durar dois ou até três dias. 

Usualmente, as trilhas feitas por lazer pelos entusiastas do Mountain Bike costumam ter a característica de um trip trail.

Singletrack

Singletrack é uma modalidade de Mountain Bike praticada em terrenos de terra, acidentados com montanhas e trilhas, muitas vezes dentro de matas fechadas e ambientes inóspitos. 

Remessa Online

É uma versão ciclística do double track ou fire road que é praticado com veículos que possuem quatro rodas, ou os off-roads.

Eliminator ou XCE

A modalidade Eliminator, geralmente, tem um circuito menor que o cross-country, mais rápido, e com mais obstáculos. Assim, o atleta é obrigado a fazer muita força para conseguir o melhor tempo. 

Cada ciclista tem direito a uma volta rápida para marcar seu tempo oficial. Posteriormente, são efetuadas baterias classificatórias com quatro atletas, classificando os dois mais rápidos. Esse processo segue até que seja disputada a final com quatro participantes.

Downhill

Mountain Bike Downhill

No downhill, o ciclista passa por um percurso em descida, com poucas retas. É preciso passar por um terreno bastante irregular, natural ou artificial, com jumps (pontos de salto), gaps (vãos a serem transpostos com ou sem ajuda de rampa) e drops (grandes degraus onde o ciclista se deixa “cair” para transpor). 

Nesse tipo de prova, é comum que seja usado um capacete full-face (capacete fechado que protege o queixo), joelheira com caneleira, colete e cotoveleira. 

Nas competições, os ciclistas descem um a um, com tomada de tempo individual.

Freeride

Mountain Bike Freeride

O Freeride é uma variação do Downhill. Nesta modalidade, em vez de apenas descidas, são usados terrenos variados. Os percursos podem incluir passeios chamados north shores, que consistem em andar por cima de árvores caídas ou por trajetos no alto de madeiras, criados dentro de florestas. 

Os passeios de Freeride dentro das cidades são chamados de Urban Assault e usam obstáculos urbanos, frequentemente escadarias, além de obstáculos construídos de forma fixa ou obstáculos removíveis que são montados no momento da competição.

Remessa Online

Four Cross

Mountain Bike Four Cross

O Four Cross, também conhecido como 4X, é uma modalidade que possui obstáculos derivados do BMX em um terreno inclinado. 

A largada acontece em um gate no estilo BMX, em que quatro competidores descem simultaneamente.

Os ciclistas de Four Cross costumam ser praticantes de BMX ou do Downhill. 

Trial

Mountain Bike Trial

No Trial, o percurso tem obstáculos diversos, como cavaletes, troncos, pedras, latões, muros e até carros. 

As bicicletas dessa modalidade costumam ter quadros pequenos, reforçados, freios hidráulicos, protetor debaixo da coroa e pneus mais vazios.

O pneu traseiro, além de mais vazio, não tem câmara, é mais largo e composto de uma borracha mole, para aumentar o grip. 

Os competidores começam com determinada pontuação e perdem pontos a cada vez que tocam o chão com algum dos pés.

Enduro de Regularidade

Enduro de Regularidade

Enduro de Regularidade é a prova de mountain bike disputada com referências a serem seguidas e a média horária estipulada pela organização. 

O objetivo desse tipo de competição não é ser o primeiro a chegar, mas sim ser o mais regular. 

Chegar no horário exato concede ao competidor zero pontos. Para cada segundo de atraso ele será penalizado com um ponto e para cada segundo adiantado, com três pontos. 

O vencedor será aquele que obtiver o menor número de pontos. 

Normalmente, a prova é disputada em duplas, com percursos em estradas abertas e trilhas fechadas.

Enduro Mountain Bike

Mountain Bike Enduro

Enduro é uma modalidade do mountain bike em que há predominância de descidas nos percursos em relação às subidas. 

O objetivo é testar a técnica em conjunto com a resistência de cada ciclista.

Bicicleta do ciclismo mountain bike

 

Bicicleta de Mountain Bike

A bicicleta do mountain bike tem pneus mais largos do que a de estrada, além de amortecedores traseiros e dianteiros, para diminuir o impacto para os atletas nos terrenos acidentados do percurso. 

Além de absorverem impactos de forma mais eficiente, os pneus das bicicletas de montanhas possuem maior aderência em terrenos enlameados e oferecem maior controle e tração em terrenos acidentados, na areia e na lama. 

O material utilizado, também por conta do impacto, é mais resistente. Todavia, o peso da bicicleta se mantém entre 8kg e 9kg.

Para encontrar a bicicleta ideal de Mountain Bike, use este link!

Equipamentos do Ciclismo Mountain Bike

Equipamentos de Mountain Bike
Capacete é equipamento obrigatório para Mountain Bike

Os atletas que praticam Ciclismo Mountain Bike devem usar um capacete que é ventilado para manter a temperatura. As roupas são leves e aerodinâmicas, com camisetas de mangas curtas e shorts, e devem facilitar a “respiração” da pele.

Os equipamentos de proteção envolvem também óculos, para evitar o contato da terra com os olhos, e caneleiras e quedas, que amenizam as lesões em caso de quedas.

Com nas demais modalidade de ciclismo, é fundamental que o atleta esteja bem equipado, para atingir o seu máximo potencial no esporte.

Agora que você já sabe tudo sobre o Ciclismo Mountain Bike, aproveite para ampliar seu conhecimento com outros conteúdos:

Remessa Online

Comentários

Salvar