O breaking fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. A modalidade surgiu nas ruas do Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos. Em seguida, se espalhou pelo mundo conquistando milhares de adeptos.

Agora, como esporte olímpico, o breaking chega a um novo patamar. Vamos ver agora quais são suas regras no modelo das olimpíadas.

Regras do Breaking

Ao todo, serão 32 atletas que vão participar do Breaking dos Jogos Olímpicos de Paris, sendo que 16 b-boys (como são chamados os homens) e 16 b-girls (como são chamadas as mulheres).

A classificação vai se dar por três maneiras: primeiro pelo Mundial de 2023 que acontece de 22 a 24 de setembro na Bélgica. Os dois campeões da competição (do masculino e do feminino) se classificam para as Olimpíadas.

Outra maneira de classificação é por meio dos jogos/campeonatos continentais que vão liberar 10 vagas/cinco por gênero. Além disso, para carimbar o passaporte para Paris também pode acontecer por meio da série de classificatórios olímpicos, que vão liberar 14 vagas.

Vale destacar que por ser sede, Paris garante já dois atletas franceses na competição. Sendo que um do masculino e outro do feminino. Acrescentando quatro vagas de universalidade também.

A competição vai acontecer na disputa de 1 x 1. Com um chaveamento que ainda vai ser definido até a grande final, valendo a inédita medalha de ouro. Nas batalhas, um b-boy ou uma b-girl performa enquanto seu adversário aguarda sua vez.

Enquanto isso, cinco juízes avaliam o desempenho dos atletas baseado em seis critérios: criatividade, personalidade, técnica, variedade, performance e também musicalidade.

Os juízes calculam as notas em seus respectivos tablets, no final da batalha, é indicado o grande vencedor.

CALENDÁRIO DAS COMPETIÇÕES

Campeonato Mundial WDSF 2023 – 22 a 24 de setembro de 2023
Local: Bélgica

Campeonato Continental Africano: 6 e 7 de maio
Local: Marrocos

Campeonato Continental Europeu: 26 e 27 de junho de 2023
Local: Polônia

Campeonato Continental Asiático: 23 de setembro a 8 de outubro de 2023
Local: China

Jogos Pan-Americanos: 3 e 5 de novembro de 2023
Local: Chile

Campeonato Continental da Oceania: a definir
Local: a definir