Saiba tudo sobre o Tampa Bay Rays: a história da franquia, as participações na World Series e os maiores técnicos e jogadores

O Tampa Bay Rays é uma das mais recentes, mas também uma das mais obstinadas franquias da MLB.

Em pouco mais de vinte anos de existência, o Rays já mudou de nome, de identidade, de dono, já fez temporadas péssimas e campanhas históricas. Somados às décadas em que sua cidade buscou incessantemente um time, esses anos dão uma bela de uma trajetória.

No texto a seguir, mostramos tudo o que aconteceu nessa curta mas intensa caminhada do Tampa Bay Rays. Nomes, donos, títulos, maiores jogadores e melhores técnicos, tudo, enfim, sobre uma das “caçulinhas” da MLB.

História do Tampa Bay Rays

Foto da primeira partida da história do Tampa Bay Rays

A história do Tampa Bay Rays não é das mais compridas. A franquia é, afinal, a caçula da MLB, fundada somente em 1998. Mas ideia é que a Baía de Tampa tivesse um time vem de muito antes.

Nos anos 1960 o comunicador Jake Lake já começava a fazer um lobby pela presença de um grande time de beisebol na cidade de St. Petesburg. Mas a sua campanha só foi ganhar força no fim dos anos 1980, quando foi anunciada a construção do The Florida Suncoast Dome, o estádio municipal.

O “Dome” foi o ponto de partida para a intensificação da procura de uma franquia para Tampa Bay. E que procura.

Em 1990, o grupo formado para negociar com a MLB perdeu as vagas de expansão anunciadas para a temporada de 1993, que foram para o Colorado Rockies e o Florida Marlins.

Já em 1992, a aquisição do San Francisco Giants era dada como negócio certo. Até não ser mais. O Giants até foi vendido, mas para um grupo que quis manter o time pelas ladeiras de San Francisco.

Então, em 1995, a procura enfim deu resultados e a Flórida recebeu mais uma vaga de outra expansão da MLB, desta vez para a temporada de 1998 (que também foi responsável pelo surgimento do Arizona Diamondbacks).

Assim, a dois anos do fim dos anos 1990, surge o Tampa Bay Devil Rays, homenageando a arraia típica da região da Baía.

A primeira década de existência do Devil Rays foi bem pouco marcante. A equipe terminou, com exceção de 2004, na última posição em todas as temporadas entre 1998 e 2007.

Novo dono, nova era

A história da franquia da Flórida teve uma grande virada a partir de 2005, quando foi adquirida por Stuart Sternerg.

Além de modernizar alguns processos de gestão — eliminando, por exemplo, a figura de um General Manager —, Sternerg mudou a identidade do time. Surgia, em 2008, o Tampa Bay Rays, que tinha praticamente o mesmo nome mas passava a homenagear o famoso Sol do estado da Flórida.

Se as mudanças foram precisas ou deram sorte, não se sabe. Mas o fato é que, no primeiro ano como Rays, o time fez a sua primeira temporada com mais vitórias que derrotas (logo cem delas), venceu a Divisão Oeste, a Liga Americana e foi para a World Series, em que foi derrotado pelo Philadelphia Phillies. Ufa.

O ano mágico de 2008 mudou tudo para a franquia. Por mais que ela, a MLB e os todos os EUA passassem por sérios problemas financeiros nos anos seguintes, a mentalidade vencedora se instalou em Tampa Bay.

Esse mindset ainda não resultou num título da World Series para o Rays, mas já significou outros dois títulos de divisão, mais dois pennants da Liga Americana e cinco participações em playoffs em dez anos. Um enorme salto para uma franquia que quer ser tão iluminada quanto o sol da Flórida.

Quantos títulos da World Series tem o Tampa Bay Rays?

O Tampa Bay Rays não tem nenhum título da World Series. É uma das poucas franquias da MLB que ainda não venceram a série final da temporada. Inclusive só participou da finalíssima duas vezes, em 2008 e em 2020.

Quantos títulos da Liga Americana tem o Tampa Bay Rays?

O Tampa Bay Rays tem dois títulos da Liga Americana, conquistados em 2008 e em 2020. É um dos times da liga que menos venceram os pennants — as séries finais de conferência.

Quantos títulos de divisão tem o Tampa Bay Rays?

O Tampa Bay Rays tem três títulos da divisão Leste da Liga Nacional. Todos foram conquistados depois dos anos 2000.

  • 2008
  • 2010
  • 2020

Qual é o estádio do Tampa Bay Rays?

Tropicana Field, estádio do Tampa Bay Rays

O estádio do Tampa Bay Rays é o Tropicana Field. Inaugurado em 1998, é uma das poucas casas da MLB que nunca foram trocadas. Ao mesmo tempo, é uma das mais recentes.

Inicialmente construído para receber 45 mil pessoas, o Tropicana Field hoje tem capacidade para 42 mil torcedores. Renovado em 2014, o estádio é também o lar dos eventos da WWE, a organização de lutas de exibição.

Vá além do beisebol! Confira:

Quem é o dono do Tampa Bay Rays?

Stuart Sternberg dono do Tampa Bay Rays

O dono do Tampa Bay Rays é Stuart Sternberg. Corretor de investimentos de Wall Street, Stuart é, desde 2005, o acionista majoritário do grupo de adquiriu a franquia da Flórida.

Ainda que o Rays ainda não tenha vencido uma World Series, é fácil de identificar o sucesso da administração de Sternberg. Afinal, todos os títulos da equipe foram conquistados depois que o investidor assumiu o controle.

Quem são os maiores jogadores do Tampa Bay Rays?

Carl Crawford, um dos maiores jogadores do Tampa Bay Rays
(J. Meric/Getty Images)

Entre todos os maiores jogadores do Tampa Bay Rays, poucos foram tão valiosos à franquia como Carl Crawford. Pensando bem, nenhum foi tão grande quanto ele.

“Cria” da equipe, Crawford foi draftado pelo Rays na segunda rodada, em 1999. Depois de três anos brilhando nas Minor Leagues, Carl tornou-se o left fielder titular do time, posto que ocupou até 2010.

Em oito anos na franquia, o camisa 25 tornou-se o recordista em rebatidas, corridas, bases roubadas e outra série de estatísticas de desempenho. Foi também quatro vezes eleito para o All-Star, mesmo número de vezes em que liderou a Liga Americana em bases roubadas. Recebeu até uma Golden Glove no seu último ano.

Ainda não teve sua camisa aposentada em Tampa Bay, mas a sua indicação para a honraria não deve demorar.

Com pouco tempo de existência, o Rays ainda não tem muitos números de camisa aposentados. Mas tem grandes jogadores em sua história:

  • Evan Longoria – Third baseman que jogou de 2008 a 2017 no Rays. Como segue ativo na carreira, ainda não teve o número aposentado. Mas é questão de tempo.
  • James Shields – Pitcher do Rays entre 2006 e 2012. Poucas estatísticas mas muito poder de decisão.
  • Aubrey Huff –  Jogador versátil que rebateu para o time de Tampa Bay de 2000 a 2006.
  • Scott Kazmir – Pitcher que arremessou para o Rays entre 2004 e 2009. Foi duas vezes All-Star e liderou a Liga Americana em strikeouts no período.

Quem são os maiores técnicos do Tampa Bay Rays?

Joe Maddon, um dos maiores técnicos do Tampa Bay Rays

A lista dos maiores técnicos do Tampa Bay Rays e de todos os técnicos da história da franquia é, basicamente, a mesma. Apenas cinco profissionais passaram pelo banco de reservas da equipe.

O melhor então é destacar aquele que melhor exerceu sua profissão no time: Joe Maddon, que comandou o Rays de 2006 a 2014.

Maddon foi quem conduziu a franquia ao seus primeiros títulos de conferência e, claro, à disputa de suas duas primeiras World Series. É natural, portanto, a sua liderança nos números, como o de vitórias (754) e o de vagas conquistadas nos playoffs.

Para além dos troféus, Joe foi também bastante condecorado no seu período no comando. Só de prêmios de “Treinador do Ano” foram dois, em 2008 e 2011.

Bonés do Tampa Bay Rays

Toda a franquia da MLB que se preze deve ter uma bela de uma coleção de bonés. O Rays, claro, conta com uma atrativa oferta. Selecionamos os melhores modelos dela abaixo:

Boné clássico do Tampa Bay Rays

https://a-static.mlcdn.com.br/618x463/bone-new-era-tampa-bay-rays-940-team-color-aba-curva-azul/firstdown/fmbperbon409d/04dc44ff60387ffbb5ee5ece26f1f561.jpg

O clássico, com cores versáteis e o conforto de sempre da New Era.

Para ter o seu boné clássico do Rays, basta clicar aqui!

Boné 47′ do Tampa Bay Rays

https://i.zst.com.br/thumbs/51/1/35/1382115067.jpg

Outro clássico, o boné 47′ tem um tamanho e um caimento únicos no mercado.

Gostou do visual? Clique aqui para garantir seu boné 47′ do Tampa Bay Rays!

Boné 59fifty Tampa Bay Rays

https://static.netshoes.com.br/produtos/bone-new-era-59fifty-tampa-bay-rays-mlb/08/IJX-6007-008/IJX-6007-008_zoom1.jpg?ims=544x

O 59fifty tem, além de uma estampa chamativa, um caimento muito confortável. É praticamente um clássico.

Para ter a boné 59fifty do Rays, use este link!

Depois de conhecer melhor o Tampa Bay Rays, aproveite para acessar outros conteúdos sobre beisebol e a MLB:

* Última atualização em 15 de fevereiro de 2021

Salvar