Confira tudo sobre o San Francisco Giants: a história na MLB, títulos de World Series, melhores jogadores e maiores treinadores

É fácil de se chamar de gigante dentro do esporte. Difícil é justificar o nome, como faz o San Francisco Giants. A franquia californiano é simplesmente uma das mais tradicionais, valiosas e vitoriosas da MLB e de todo o esporte norte-americano.

Esse posto, claro, não foi entregue ao time. Surgido por conta de um encontro inusitado e realocado por causa de um rival, o Giants teve de superar a competição com um coirmão e até com uma cópia para prosperar no beisebol.

No texto a seguir, contamos tudo sobre a franquia californiana e a sua trajetória até o topo: a história, os títulos, os melhores jogadores, os maiores técnicos, os estádios e até os donos.

História do San Francisco Giants

Foto do New York Gothams, no começo da história do San Francisco Giants

A história do San Francisco Giants começa com o encontro de John B. Day, milionário do ramo do tabaco, como Jim Mutrie, jogador amador de beisebol no fim do século XIX.

Os dois criaram dois times de beisebol em Nova Iorque, em 1883: o Metropolitans e o Gothams. O primeiro foi ligado à Associação Americana, vencendo até o título de 1984, mas que acabou não durando muito.

Já o segundo, associado à Liga Nacional, só foi ganhar o seu primeiro título em 1888. Antes disso, porém, já se sabia o seu verdadeiro potencial: em 1885, passou a ser chamado de Giants.

Diz a lenda que a alcunha começou após uma categórica vitória da equipe sobre o Philadelphia Athletics. Na comemoração do vestiário, o próprio John B. Day teria entrado exaltando os “gigantes” dele.

A magnitude dos Giants seria posta a prova anos depois, quando um novo New York Giants, da Player’s League, causou uma debandada dos jogadores do time “original”. A nova liga durou somente um ano; o estrago, pelo menos seis.

A era John McGraw

Os ventos começaram a mudar para o New York Giants em 1902, quando John McGraw, jogador do hoje Baltimore Orioles, assumiu a jornada dupla de jogador-treinador.

McGraw foi tão eficiente que em três anos já tinha conduzido a franquia à sua primeira World Series, em 1905, e ao bicampeonato da Liga Nacional. Teve espaço até para um boicote de World Series em 1904, devido ao desdém do treinador pela recém criada Liga Americana.

Foram incríveis 30 anos de John McGraw como técnico do Giants. No total, nove National League pennants, três World Series e mais de 2500 partidas vencidas, a segunda melhor marca de um treinador na história da MLB.

McGraw entregou metade de sua vida ao Giants, literalmente. Em 1934, dois anos após entregar o cargo, faleceu por conta de uma falência crítica nos seus rins. Ninguém mais conseguiu repetir seus feitos na franquia.

Títulos e craques no pós-McGraw

O New York Giants não foi o mesmo após a saída de McGraw, mas também não ficou parado no tempo. Durante a “gestão ” de Bill Terry, seu substituto, levou mais uma Liga Nacional e outra World Series, em 1933.

Os anos quareta não foram de tantas glórias ao time, mas os anos cinquenta compensaram. Em 1951, estreou Willie Mays, lenda da franquia e um dos maiores jogadores de beisebol da história; em 1954 acontece a conquista o pentacampeonato da World Series; já em 1957, a mudança para San Francisco.

O San Francisco Giants

A mudança de sede do Giants não foi exatamente planejada. A direção buscava, na verdade, um novo estádio para substituir o Polo Grounds II, casa da franquia por mais de 60 anos.

Entre algumas sondadas em Brooklyn e em outros estados, o time recebeu uma proposta do prefeito de San Francisco, prometendo facilidades e até um rival, o Los Angeles Dodgers, que também negociava para sair de Nova Iorque para a costa oeste da Califórnia.

Os já antigos rivais — que protagonizavam a Subway Series com o New York Yankees — foram essenciais para ambas as mudanças. O governo californiano disse que só aceitaria um time por lá se ele tivesse um rival no mesmo estado. Giants e Dodgers se olharam, consentiram e arrumaram as malas.

O Dodgers teve seu sucesso bem mais rápido que o rival. Enquanto o time de Los Angeles venceu três World Series nos 10 primeiros anos no Oeste, o novo San Francisco Giants penou.

Tirando a série final disputada (e perdida) em 1962, a franquia só voltou a decidir a MLB em 1989, na icônica Bay Bridge Series, contra o Oakland Athletics — que também perdeu, vale dizer.

Título mesmo só em 2010, depois de temporadas de cem derrotas (1985), de ameaças de uma nova realocação (1992) e da passagem de outro dos maiores jogadores da história do time, Barry Bonds (1994-2007).

Foi necessária uma séria e precisa reconstrução entre e 2008 e 2009 para a equipe enfim vencer em San Francisco. Quando ganhou, na série contra o Texas Rangers, foi como um pote de ketchup entupido: quando saiu, saiu com tudo.

Seguindo a World Series de 2010, o Giants venceu as finais de 2012 e de 2014, tornando-se um dos seis maiores campeões da MLB. De quebra, entrou no Top 5 das franquias mais valiosas do beisebol. Um gigante, como diz o nome.

Quantos títulos da World Series tem o San Francisco Giants?

O San Francisco Giants tem 8 títulos da World Series. O time é um dos maiores campeões da MLB — o quinto maior, para ser mais exato. É também um dos que mais forma derrotados na grande final da MLB. Foram 20 aparições e, bom, 12 vices.

Abaixo, todas as World Series disputadas pelo Giants. Em negrito, as vencidas:

  • 1904
  • 1905
  • 1911
  • 1912
  • 1913
  • 1917
  • 1921
  • 1922
  • 1923
  • 1924
  • 1933
  • 1936
  • 1937
  • 1951
  • 1954
  • 1962
  • 1989
  • 2002
  • 2010
  • 2012
  • 2014

Quantos títulos da Liga Nacional tem o San Francisco Giants?

O San Francisco Giants tem 23 títulos da Liga Nacional. É o segundo maior campeão da conferência, atrás apenas do rival Los Angeles Dodgers, dono de 24 títulos.

Dos 23 pennants do Giants, apenas três não resultaram em World Series, em 1888, 1889 e 1904. Neste último, a série já existia, mas o Giants, em litígio com a Liga Nacional, acabou “implodindo” a finalíssima, que não aconteceu.

Quantos títulos de divisão tem o San Francisco Giants?

O San Francisco Giants tem 8 títulos da divisão oeste da Liga Nacional. O primeiro foi conquistado apenas dois anos depois da inauguração do sistema divisional pela MLB. Em apenas duas oportunidades a vitória na divisão significou um título da World Series, em 2010 e em 2012.

Títulos da Divisão Oeste:

  • 1971
  • 1987
  • 1989
  • 1997
  • 2000
  • 2003
  • 2010
  • 2012

Qual é o estádio do San Francisco Giants?

Oracle Park, estádio do San Francisco Giants
(Ezra Shaw/Getty Images)

O estádio do San Francisco Giants é o Oracle Park. Inaugurado em 2000, passou a ter esse nome em 2019, quando a Oracle Corporation, gigante do Vale do Silício, assumiu os naming rights.

Com capacidade para 41 mil pessoas, o estádio já recebeu 44 mil pagantes em 2010, numa partida contra o Atlanta Braves. É a nona casa da Giants, a terceira usada em sua história. O Polo Grounds II foi o mais utilizado, entre 1891 e 1957.

Vá além do beisebol! Confira:

Quem é o dono do San Francisco Giants?

Larry Baer, um dos donos do San Francisco Giants
(Winni Wintermeyer /The Wall Street Journal)

O dono do San Francisco Giants é o San Francisco Baseball Associates LLC, um grupo de empresários formado exclusivamente para adquirir e gerir a franquia. A associação tomou controle da gestão em 1992, para impedir que o time fosse mudado para a Flórida.

O presidente do grupo e CEO do Giants é Larry Baer, um graduado de Harvard de conexões antigas com a franquia, tendo até exercido cargos de comunicação na diretoria nos anos oitenta.

Quem são os maiores jogadores do San Francisco Giants?

Willie Mays

Dificilmente algum jogador de beisebol será tão completo como Willie Mays. Rápido, potente, inteligente, eficiente, preciso…o center fielder que fez história e foi um dos maiores jogadores do San Francisco Giants tinha de tudo.

É incrível que ele tenha ganho apenas uma World Series. Em compensação, foi eleito para o All-Star em absolutamente todos os anos de sua carreira na MLB.

Atleta perfeito para o beisebol, Mays defendia tão bem quanto atacava. Se fez 660 home runs na carreira, foi doze vezes o vencedor do luva de ouro. Uma referência eterna de um jogador perfeito.

Barry Bonds

Barry Bonds

Apesar de nunca ter conquistado a World Series, Barry Bonds é um dos mais dominantes jogadores da história do beisebol. E dos mais completos, dados os oito prêmios de melhor defensor e os 12 de melhor jogador de ataque, ambos disputados entre os jogadores da mesma posição (left fielder).

Seus recordes falam por si só. São 762 home runs na carreira, 72 home runs numa única temporada, mais de 2.500 bases corridas, 232 bases corridas numa única temporada e um aproveitamento de 60% de bases corridas numa única temporada.

Quem são os maiores técnicos do San Francisco Giants?

John McGraw, um dos melhores técnicos do San Francisco Giants

John McGraw é o simplesmente o segundo treinador da história da MLB em número de vitórias — com incríveis 2583 partidas vencidas — e o mais longevo comandante da franquia californiana. E o primeiro da lista dos maiores técnicos do San Francisco Giants.

John é inclusive o topo de muitas listas dos maiores treinadores de toda a liga. A moral foi conquistada em 30 anos a serviço do Giants, de 1902 a 1932. Assumindo o cargo como player-manager, terminou a passagem com 59 anos, 10 títulos da Liga Nacional e três World Series.

McGraw é indiscutivelmente o melhor, mas não foi o único a alcançar o status de “lenda” do San Francisco Giants:

  • Bruce Bochy – comandante do Giants entre 2007 e 2019, venceu “só” três World Series e mais de duas mil partidas. Uma lenda.
  • Dusty Baker – o mais condecorado treinador da história do Giants. Esteve no cargo enter 1993 e 2002; venceu três vezes o prêmio de melhor treinador da MLB. Ah! E venceu uma World Series.
  • Leo Durocher – técnico do Giants de 1948 a 1955, é um dos poucos da profissão a ser eleito para o Hall da Fama do Beisebol. Venceu a World Series de 1954.
  • Bill Terry – outro treinador do Hall da Fama do Beisebol. Comandou o time de San Francisco entre 1932 e 1941 e faturou a WS de 1933.

Materiais esportivos do San Francisco Giants

O San Francisco Giants conta com uma grande variedade de produtos e materiais esportivos para seus torcedores. Selecionamos abaixo alguns dos melhores modelos:

Boné do San Francisco Giants

https://static3.tcdn.com.br/img/img_prod/311840/bone_new_era_mlb_san_francisco_giants_preto_e_laranja_29215_1_20191126172810.jpg

Estiloso e elegante, o boné do Giants é perfeito tanto para as noites quanto para os dias de San Francisco. E de qualquer outro lugar, na verdade.

Para ter o seu boné do San Francisco Giants, basta clicar aqui!

Mochila do San Francisco Giants

https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/91aELCUszoL._AC_SY879_.jpg

Com a mochila do Giants você pode levar a sua paixão para qualquer lugar. E levar o que quiser nela!

Para ter a sua mochila do San Francisco Giants, use este link!

Óculos de sol do San Francisco Giants

https://i.ebayimg.com/images/g/siwAAOSwKaBctlHm/s-l640.jpg

E o estilo desse óculos do Giants? O logo, as lentes colorizadas, é tudo um charme só, não é mesmo?

Gostou do visual? Clique aqui para garantir óculos de sol do San Francisco Giants!

Depois de conhecer melhor o San Francisco Giants, aproveite para acessar outros conteúdos sobre beisebol e a MLB:

* Última atualização em 12 de fevereiro de 2021

Salvar