Qual o melhor time de beisebol de de todos os tempos? Confira os 10 maiores da história da MLB, seus craques e campanhas e decida

Afinal, qual é o melhor time de beisebol de todo os tempos?

Em uma liga histórica como a MLB, é complicado encontrar candidatos. Difícil mesmo é escolher apenas alguns deles. Mas por você, leitor, tudo.

Reviramos, então, quase 150 anos de liga e selecionamos as equipes que reuniram os maiores jogadores, que dominaram na temporada regular e que fizeram história nos playoffs e World Series.

O resultado você confere abaixo, na lista dos 10 melhores times da história da MLB.

Melhores times da história da MLB

  • Chicago Cubs (1907)
  • New York Yankees (1927)
  • Philadelphia Athletics (1929)
  • New York Yankees (1939)
  • New York Yankees (1961)
  • Baltimore Orioles (1970)
  • Cincinnati Reds (1975)
  • Cincinnati Reds (1976)
  • Detroit Tigers (1984)
  • New York Yankees (1998)

Chicago Cubs (1907)

Chicago Cubs de 1907, um dos melhores times da história da MLB
(Reprodução/Associated Press)
  • Campanha na temporada regular: 107-45
  • World Series: 4-0 (x Detroit Tigers)

O primeiro a ser considerado o melhor time de beisebol da história foi o Chicago Cubs de 1907. Disputando apenas a segunda temporada que seria decidida numa World Series o Cubs — que já tinha vencido a primeira —, dominou o certame com 107 vitórias.

O destaque do time era certamente sua linha de pitchers. Caras como Orval Overall e Mordecai Brown e arremessaram para uma ERA (Earned Run Average, a média de corridas permitidas) de 1.73 por entrada, um número considerado raríssimo no esporte — e o melhor desta lista, claro.

Na hora da decisão, o Cubs varreu o Detroit Tigers para confirmar o bicampeonato. E dar início à maior fila de títulos entre todos os esportes norte-americanos.

New York Yankees (1927)

Babe Ruth
(Reprodução/Bettmann Archive)
  • Campanha na temporada regular: 110-44
  • World Series: 4-0 (x Pittsburg Pirates)

O New York Yankees de 1927 é considerado por muitos o melhor time de beisebol de todos os tempos. E talvez tenha sido a primeira equipe “galática” da MLB, com Babe Ruth e Lou Gehrig, dois dos maiores jogadores da história, no comando das rebatidas.

Na temporada que renderia apenas o segundo título da liga à franquia (que hoje tem 27), o time arrasou os seus adversários com 110 vitórias e um excepcional aproveitamento de rebatidas de .307.

Ruth e companhia, claro, não deram a mínima chance ao Pittsburg Pirates na World Series, batendo os adversários da Liga Nacional em quatro jogos.

Philadelphia Athletics (1929)

O Philadelphia Athletics foi um dos melhores times de beisebol de todos os tempos

  • Campanha na temporada regular: 104-46
  • World Series: 4-1 (x Chicago Cubs)

Se o Yankees do final dos anos 20 era uma equipe galática, o que falar do Philadelphia Athletics (hoje Oakland Athletics) que os venceram 18 vezes na temporada, incluindo a decisão da Liga Americana?

Essas vitórias do grupo comandado por Connie Mack contribuíram para uma campanha de 104 vitórias e para sua consideração como o melhor time de beisebol da história.

Além de desempenho, o A's de 29 tinha estrelas, especialmente no catcher Mickey Cochrane, no left fielder Al Simmons, e no first baseman Jimmie Foxx. A média de bases ocupadas por rebatida, por exemplo, é altíssima (.450) e foi decisiva na World Series contra o Chicago Cubs.

New York Yankees (1939)

New York Yankees de 1939 foi um dos melhroes times da história da MLB

  • Campanha na temporada regular: 106-45
  • World Series: 4-0 (x Cincinnati Reds)

Se você está surpreso por ter mais de uma equipe do Yankees, é porque não viu o resto do texto. Se tem alguém, aliás, que merece ser considerado como melhor time de beisebol é o New York Yankees de 1939.

É, ora, o grupo que protagonizou a segunda maior sequência de títulos consecutivos da World Series, que começou em 1936 e terminou ali mesmo, em 1939 (perdendo para as cinco conquistas consecutivas do…Yankees!).

Claro que um time desse tem de jogar muita, muita bola. Com os lendários Joe DiMaggio, center fielder, e Joe Gordon, second baseman, o Yankees que fechou os anos trinta venceu 106 partidas na temporada, varreu o Cincinnati Reds na série final e atingiu o maior “saldo de corridas” da história da MLB.

New York Yankees (1961)

O New York Yankees está entre os melhores times de beisebol de todos os tempos

  • Campanha na temporada regular: 109-53
  • World Series: 4-1 (x Cincinnati Reds)

Pois é, nós avisamos. O terceiro New York Yankees a ser considerado o melhor time de beisebol da história da MLB foi o de 1961.

Além das 109 vitórias na temporada regular e de mais uma World Series (a primeira de outra sequência, mas dessa vez de “só” duas consecutivas), a equipe de 61 foi marcada pela épica corrida de Roger Marris (right fielder) e Mick Mantle (center fielder) pelo recorde de Babe Ruth de 60 home runs em uma temporada.

A “disputa” virou até assunto de cinema, com “61*”, um dos melhores filmes de beisebol já lançados.

Além da dupla dinâmica de rebatedores, o Yankees contou com um inspirado Whitey Ford, pitcher que levou o prêmio Cy Young como melhor da posição daquele ano.

Vá além do beisebol! Confira:

Baltimore Orioles (1970)

O Baltimore Orioles de 1970 foi um dos melhores times da história da MLB

  • Campanha na temporada regular: 108-54
  • World Series: 4-1 (x Cincinnati Reds)

O Baltimore Orioles abriu a década de 1970, que traria praticamente uma nova era ao esporte, já com uma campanha digna de melhor time de beisebol da história da MLB.

Foram 108 vitórias na temporada regular e sete nos playoffs, confirmando a World Series sobre o Cincinnati Reds por 4 a 1. Coletivamente, o destaque do time foi o ataque de aproveitamento de bases na casa dos .401.

Individualmente, quem fez a diferença para os Orioles foi o pitcher Jim Palmer, que arremessou para apenas 2.73 ERA, e os atacantes Boog Powell e Frank e Brooks Robinson, que somaram 78 home runs — e que muitas vezes os faziam consecutivamente nas partidas.

Cincinnati Reds (1975)

O Cincinnati Reds de 76 fica em quarto na briga pelo melhor time de beisebol da historia
(Hulton Archive/Getty Images)
  • Campanha na temporada regular: 108-54
  • World Series: 4-3 (x Boston Red Sox)

Você deve ter notado como o Cincinnati Reds foi coadjuvante de muitos dos melhores times de beisebol da história. Pois bem, em 1975 foi a vez dos “vermelhos” entrarem na brincadeira.

E não foi sem emoção: apesar do domínio na Liga Nacional, com 108 vitórias na campanha, a franquia de Cincinnati conquistou a World Series só depois de sete jogos contra o Boston Red Sox, que bateu 95 partidas vencidas na Liga Americana.

O grande destaque foi o second baseman Joe Morgan que, com um imenso aproveitamento de bases e outros 67 roubos, foi eleito MVP. O pitcher Gary Nolan também teve uma excelente temporada, contribuindo para a terceira melhor ERA coletiva (3,37) do ano.

Cincinnati Reds (1976)

O Cincinnati Reds de 1975 também foi um dos melhores times de beisebol de todos os tempos

  • Campanha na temporada regular: 102-60
  • World Series: 4-0 (x New York Yankees)

O Cincinnati Reds de 1976 é a prova de que sim, um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar.

O grupo da chamada Big Red Machine (“A Grande Máquina Vermelha”) foi praticamente o mesmo, só que com a evolução em alguns aspectos. Se as 102 vitórias foram menores que em 75, a varrida (e a vingança) contra o Yankees na World Series compensa.

O mesmo vale para os destaques. Se Gary Nolan e o time de arremessadores deixou a ERA subir para 3.51, Joe Morgan adicionou 27 home runs à suas 60 bases roubadas e fez o Reds liderar absolutamente todas as estatísticas de ataque da Liga Nacional.

Detroit Tigers (1984)

Detroit Tigers foi campeão da World Series de 1984
(Ronald C. Modra/Getty Images)
  • Campanha na temporada regular: 104-58
  • World Series: 4-1 (x San Diego Padres)

O mais recente título do Detroit Tigers foi conquistado com muito estilo, ao ponto de ser considerado um dos melhores times de beisebol de todos os tempos ao fim da temporada de 1984.

O Tigers foi um verdadeiro predador na temporada regular da Liga Americana, vencendo 104 partidas e desempenhando o melhor ataque, seja em números, seja em qualidade de toda a MLB.

Arremessando, o destaque da equipe era Jack Morris, de 3.6 de ERA, mas quem levou o Cy Young e o MVP da Liga foi o closer Willie Hernandez, de 1.92 de ERA. Rebatendo, Lance Parish e Kirk Gibson somaram 60 home runs e 127 pontos marcados em suas rebatidas.

Na World Series, o Detroit Tigers encarou um sedento San Diego Padres, mas não deu espaço entre as suas presas e levou o tetracampeonato por 4 a 1 na série.

New York Yankees (1998)

O New York Yankees de 1998 foi o melhor time de beisebol
(Keith Torrie/New York Daily News)
  • Campanha na temporada regular: 114-48
  • World Series: 4-0 (x San Diego Padres)

Para muitos, o New York Yankees de 1998 é indiscutivelmente o melhor time da história do beisebol dos Estados Unidos.

De fato, é difícil de argumentar contra as 114 vitórias na temporada regular, o recorde absoluto da MLB, que foi complementado por 11 vitórias na pós-temporada, com direito à varrida na World Series, conquistada sobre o San Diego Padres.

As estatísticas também são bastante favoráveis aos Yankees do fim do século XX, especialmente o saldo de corridas de 309, o aproveitamento de bases .460 e o aproveitamento de bases por aparições de .364.

Tudo, claro, executado por um time de All-Stars e a membros do Hall da Fama, como Derek Jeter, Bernie William, Jorge Posada, Tino Martinez e nas rebatidas, que somaram quase 100 home runs.

Nos arremessos, os “Davids”, Wells e Cone, e principalmente Mariano Rivera, um dos maiores arremessadores de todos os tempos, foram o pesadelo dos rebatedores.

E, o que achou da lista dos melhores times de beisebol?

Aproveite também que está aqui e acesse outros conteúdos sobre beisebol e a MLB:

* Última atualização em 27 de fevereiro de 2021

Salvar