Conheça tudo sobre o Houston Astros: a história da franquia, os títulos de World Series, os maiores jogadores e os melhores técnicos

O Houston Astros sempre foi, como o próprio nome diz, um time com o olhar para as estrelas.

Esta visão à frente foi decisiva para a transformação de vários ponto da MLB, da arquitetura de estádios à métodos de conservação do gramado, passando até por design de uniformes.

Quando a franquia do futuro começou a realmente olhar para o presente, ela pôde enfim combinar essa “vanguarda” com o devido sucesso desportivo.

O resultado disso você pode conferir no texto abaixo. Montamos um retrato do Houston Astros, com o relato da história do time, com listas completas de títulos e a memória dos melhores jogadores e maiores técnicos. Um conteúdo completo!

História do Houston Astros

Primeira foto de equipe como Houston Astros

A história do Houston Astros começa nos anos 1960, a partir de um encontro entre políticos, empresários e outros poderosos no intuito de começar um time de beisebol na cidade.

De beisebol não, da MLB; o Houston Buffaloes, afinal de contas, existia desde 1888, só que competindo nas Minor Leagues, o mais próximo de uma liga de acesso que existe no esporte dentro dos EUA.

O problema é que por mais influente que fosse o grupo de interesse (que se chamava Houston Sports Association), tanto a Liga Nacional quanto a Liga Americana não demonstravam interesse em uma expansão.

No entanto, foi só a HSA começar a fazer uns telefonemas para outros endinheirados que gostariam de ter franquias da MLB — e ameaçar a criação de outra associação esportiva —, que as duas ligas acordaram para aumentar de 8 para 10 o número de equipes na competição.

Assim, em 1962, nasceu o Houston Colt .45s. Criado na mesma leva do New York Mets, o time texano teve o nome escolhido em um concurso. O ganhador foi aquele que homenageava a “arma que ganhou o Oeste”, a pistola de balas de 45 milímetros, fabricada pela Colt.

O Houston Astros

A Houston Sports Association tinha planos maiores para a franquia do que homenagear uma arma ou um polêmico passado. Em dois anos de existência, a direção bolou uma grande estratégia de marketing.

Se aproveitando do início da corrida espacial dos anos sessenta e principalmente o estabelecimento da NASA na cidade, a franquia passou a se chamar Houston Astros. Mais: passou a jogar no Astrodome um gigantesco estádio coberto, uma novidade absoluta na liga (que, curiosamente, não permitia ver as estrelas).

O fato novo vez valorizar muito o Astros, com presenças maciças de público e presença constante na cobertura midiática. Só faltou jogar um beisebol à altura.

Esta dinâmica, aliás, foi o que definiu as primeiras décadas do time, que aparecia mais pela sua modernidade do que pelo seu desempenho.

O Astro Turf, por exemplo, um gramado desenvolvido para crescer fora do estádio e aí sim ser implantado, apareceu mais do que qualquer jogador no fim da década de 1960. O mesmo aconteceu com os uniformes dos anos 1970, com modernizações na construção e no design.

Crane e Altuve, os heróis da nova era

O Houston Astros só foi ter sucesso mesmo a partir dos anos 2000. Na verdade, a partir dos anos 2010. Em 2005 a equipe até chegou à sua primeira World Series (e foi derrotada pelo Chicago White Sox), mas depois amargou algumas de suas piores temporadas.

A mudança chegaria a partir de dois nomes: o de José Altuve, second baseman, e Jim Crane, o novo dono. Altuve estreou na equipe em 2011, o mesmo ano em que Crane adquiriu a franquia.

Para se ter uma noção do impacto dos dois: durante o “estabelecimento” de ambos no time, o Astros amargou três temporadas consecutivas com mais de cem derrotas. Após a “fixação” da dupla, foram três temporadas consecutivas com mais de cem vitórias, duas World Series disputadas e uma finalmente vencida, em 2017.

O roubo de sinais e o novo futuro

Apesar das conquistas, o Houston Astros não deixou de se destacar por acontecimentos extracampo. Desta vez, porém, por um motivo pouco nobre: em 2020, foi concluída — e comprovada — a investigação do roubo de sinais por parte da franquia texana.

Entre 2017 e 2018, câmeras escondidas no Minute Maid Park filmavam a comunicação gestual dos oponentes do Astros para comunicar com antecedência os jogadores das intenções adversárias.

Além de uma multa pesada, a franquia perdeu suas melhores escolhas nos drafts de 2020 e 2021.

O alento é que, apesar da publicidade negativa, o Astros enfim pôde contrapor a popularidade com um sucesso desportivo de fato. A promessa é que, a partir de agora, este segundo item siga contrapondo o primeiro.

Quantos títulos da World Series tem o Houston Astros?

O Houston Astros tem 1 título da World Series. É um dos mais recentes campeões de primeira viagem da MLB.

Abaixo, todas as World Series disputadas pelo Astros. Em negrito, a vencida:

  • 2005
  • 2017
  • 2019

Quantos títulos da Liga Americana tem o Houston Astros?

O Houston Astros tem 2 títulos da Liga Americana, ganhados em 2017 e em 2019. Em 2005 também foi campeão de conferência, mas da Liga Nacional. São três World Series disputadas, portanto.

Quantos títulos de divisão tem o Houston Astros?

O Houston Astros tem 10 títulos de divisão, conquistados em três divisões de duas conferências diferentes. Foram 3 pelo Oeste da Liga Americana, e outros sete na Liga Nacional, 3 na porção Oeste e 4 na Central.

Divisão Oeste (Liga Americana)

  • 2017
  • 2018
  • 2019

Divisão Central (Liga Nacional)

  • 1997
  • 1998
  • 1999
  • 2001

Divisão Oeste (Liga Nacional)

  • 1980
  • 1981
  • 1986

Qual é o estádio do Houston Astros?

Minute Maid Park, estádio do Houston Astros
(Adam Baker/CC)

O estádio do Houston Astros é o Minute Maid Park. Construído em 1997 e inaugurado em 2000, é a terceira casa na história da franquia texana.

Reformado em 2010 e em 2017, o local conta com capacidade para 41 mil pessoas. Seu recorde de público, no entanto, é de 44 mil presentes, que aconteceu em 2001.

Vá além do beisebol! Confira:

Quem é o dono do Houston Astros?

Jim Crane, dono do Houston Astros

O dono do Houston Astros é Jim Crane, um empresário estadunidense que controla a franquia desde 2011. As empresas de Crane são fortes na área de logística e transporte.

A aquisição do Astros por Jim significou uma nova era para o time. Não só o primeiro título de World Series da sua história aconteceu depois do início da nova gestão como algumas das melhores temporadas da equipe se desenrolaram durante a “administração Crane”.

Quem são os maiores jogadores do Houston Astros?

José Altuve, um dos maiores jogadores do Houston Astros
(Elsa/Getty Images)

O topo da lista dos maiores jogadores do Houston Astros é bastante disputado. Ainda assim, é difícil não colocar José Altuve lá.

O second baseman, afinal, foi o craque da franquia na até aqui única conquista de World Series em sua história. Até chegar lá, foi também 5x eleito para o All-Star, 2x líder em bases roubadas na Liga Americana e outras três vezes melhor rebatedor da conferência.

Além de tudo, o venezuelano — que é o mais baixo jogador da MLB atualmente — é também “cria” do Astros. Foi contratado como free-agent em 2007, moldado por quatro anos e em 2011 chegou ao time principal para nunca mais sair.

A aposentadoria de seu número 27 é questão de tempo, assim como sua indicação ao Hall da Fama do Beisebol.

Como falamos, a briga pelo topo da lista é bastante acirrada. Eis os outros competidores:

  • Craig Biggio – second baseman que jogou incríveis 29 anos (1988-2007) no Astros. Sua camisa 7 foi aposentada em 2008.
  • Nolan Ryan – um dos maiores arremessadores da história da MLB atuou de 1980 a 1988 em Houston. O número 34 de sua camisa foi aposentado pela franquia em 1996.
  • Jeff Bagwell – first baseman que passou toda a carreira (1991-2005) no Astros. Teve o número 5 aposentado em 2007.
  • Jimmy Wynn –  outfielder em Houston entre 1967 e 1973. Sua camisa 24 foi aposentada em 2005.

Quem são os maiores técnicos do Houston Astros?

Bill Virdon, um dos maiores técnicos do Houston Astros

Bill Virdon é um personagem muito cultuado na MLB. E o primeiro da lista dos maiores técnicos do Houston Astros.

Comandante da franquia entre 1975 e 1982, Virdon conquistou dois títulos da divisão Oeste da Liga Nacional. Mais importante, deixou o time em condições de protagonizar maiores disputas dentro da liga.

Além das mais de 500 vitórias como treinador, Bill é reconhecido pela montagem de uma equipe pouco estrelada mas muito eficiente. Até a hora em que conseguiu encaixar J.R Richard, Joe Niekro e Nolan Ryan na rotação dos arremessadores.

Sua carreira não durou muito após sair do Houston Astros. Mas foi grande o bastante para fazer história na franquia. Só não foi o único a alcançar tal posto:

  • Larry Dierker – comandante do Astros entre 1997 e 2001, venceu 458 partidas e três títulos divisionais no período.
  • Hall Lanier – o Astros foi o único time que Lanier treinou na carreira, entre 1986 e 1988. Venceu 254 partidas, e recebeu o prêmio de treinador do ano de 86.
  • Phil Garner – comandante em Houston entre 2004 e 2007, venceu o primeiro título de conferência da história da franquia, em 2005.
  • Art Howe – treinador do Astros de 1989 a 1993, foi o responsável pela reconstrução da equipe, lançando ídolos como Craig Biggio e Jeff Bagwell.

Bonés do Houston Astros

Entre as diversas tradições da MLB, o mercado de bonés é uma das mais populares. Todas as franquias contam com uma grande oferta de modelos para seus fãs. Abaixo, selecionamos os melhores do Houston Astros:

Boné 9fifty do Houston Astros

https://static.netshoes.com.br/produtos/bone-new-era-9fifty-houston-astros-mlb/06/IJX-5743-006/IJX-5743-006_zoom1.jpg?ims=544x

O 9fifty é um modelo diferenciado dos bonés da New Era. Um meio termo entre a aba reta e a aba curva. E muito estiloso com o logo do Houston Astros.

Para ter o seu boné 9fifty do Houston Astros, basta clicar aqui!

Boné 47′ do Houston Astros

https://caphunters.pt/4455-swiper_default/bone-curvo-preto-dos-houston-astros-mlb-clean-up-da-47-brand.jpg

Os bonés da 47′ combinam o visual clássico com um caimento moderno, além de muito versáteis.

Gostou do visual? Clique aqui para garantir seu boné 47′ do Houston Astros!

Boné 59fifty Houston Astros

https://static.netshoes.com.br/produtos/bone-new-era-59fifty-mlb-houston-astros/12/IJX-4204-012/IJX-4204-012_zoom1.jpg?ims=544x

O 59fifty é um clássico instantâneo dos bonés da New Era. O visual colorido e arrojado combina perfeitamente com a estética do logo do Astros.

Para ter a boné 59fifty do Houston Astros, use este link!

Depois de conhecer melhor o Houston Astros, aproveite para acessar outros conteúdos sobre beisebol e a MLB:

* Última atualização em 15 de fevereiro de 2021

Salvar