Tudo sobre o Boston Red Sox: história na MLB, estádio, dono, títulos de World Series, melhores jogadores e maiores treinadores

Poucas equipes do mundo, em qualquer esporte, são tão carismáticas quanto o Boston Red Sox. A franquia de beisebol tem uma coleção invejável de histórias, personagens e símbolos, além de uma torcida fanática e extremamente leal.

O melhor é que toda essa tradição é permeada de conquistas. O Red Sox é um dos maiores campeões da MLB e um aglutinador de talentos. Tudo isso resulta também numa das maiores receitas do esporte mundial.

No texto a seguir, reunimos as principais informações sobre o Boston Red Sox. Descubra a história e os títulos, conheça os melhores jogadores, treinadores, enfim, decifre esta fascinante franquia.

História do Boston Red Sox

Imagem histórica do Boston Red Sox de 1912

A história do Boston Red Sox mostra que o time nasceu para a grandeza — e para as rivalidades. Sua criação foi inicialmente planejada para Buffalo mas, por insistência da Liga Americana, que queria rivalizar com a Liga Nacional em Boston, foi parar na cidade da região de New England.

Na capital do estado de Massachusetts já existia o Boston Red Stockings, que em 1900 já era o Boston Beaneaters e que hoje é o Atlanta Braves. Assim, a equipe criada pela Liga Americana na cidade era simplesmente o Boston Americans.

O “Americans”, na verdade, era um apelido. Não havia nome oficial, por assim dizer. Não que fosse algum problema. Logo no seu terceiro ano de vida, o “time sem nome” disputou e venceu a primeiríssima World Series, contra o Pittsburg Pirates.

O quarto ano de vida da equipe seguia o mesmo roteiro, com o bicampeonato da Liga Americana, em 1904. Só não foi celebrado da mesma maneira porque o New York Giants, vencedor da Liga Nacional, se recusou a disputar a finalíssima da MLB.

O Red Sox

O tino para a vitória ficou claro logo cedo. O para a rivalidade também. Em 1907, o então Boston Red Stockings mudou sua identidade para Boston Doves (“Pombas”, em inglês). Para acompanhar o novo nome, o uniforme, antes alvirrubro, passou a ser branco inteiro.

Os Americans pouco esperaram a alteração nos trajes do rival. Em 1908, a franquia da Liga Americana adotou o alvirrubro, as meias vermelhas e um nome oficial, enfim. Nascia o Boston Red Sox, a partir da identidade abandonada pelo rival e da necessidade de abreviar “Red Stockings” nos jornais.

Os “Sox”, como são conhecidos até hoje, cresceram rapidamente na MLB. Venceram novamente a World Series em 1912 e em 1914 contrataram o homem que mudaria o jogo: George Herman Ruth Jr., o popular Babe Ruth.

O Bambino, ainda como pitcher, rapidamente impactou o Red Sox. Em seus cinco primeiros anos liderou a equipe a três títulos de World Series, fazendo da franquia a maior campeã dos 30 anos iniciais do campeonato.

A maldição do Bambino

O ponto de virada para o Red Sox foi a inexplicável venda de Babe Ruth ao New York Yankees. Uns dizem que Harry Frazee, dono da franquia desde 1916, precisava de dinheiro para produzir peças na Broadway; outros que jogador era uma bomba relógio no elenco.

Independentemente do motivo, as consequências são as mais importantes. Em alguns anos, Ruth começaria a transformar a equipe de Nova Iorque na até hoje mais vencedora da MLB.

O seu ex-clube, enquanto isso, amargaria uma seca de 86 anos sem conquistar uma World Series. O movimento, que é datado como o início da enorme rivalidade entre Sox e Yankees, ficou conhecido pelos fãs do beisebol como “A Maldição do Bambino”.

A fila só seria interrompida em 2004, quando o time de Boston bateu o Saint Louis Cardinals. O período até lá, por mais difícil que tenha sido, serviu para comprovar o tamanho do Red Sox dentro da MLB.

Nesses 86 anos, não faltaram craques ao time, como Ted Williams e Carlton Fisk, tampouco a equipe parou de crescer em popularidade e em grana.

Hoje ela é a terceira franquia mais valiosa da MLB e a única a na história do esporte a esgotar seus ingressos por dez anos consecutivos (2003-2013). Sem falar que foi a primeira a alcançar quatro títulos de World Series no século XXI. Um gigante do beisebol.

Quantos títulos da World Series tem o Boston Red Sox?

O Boston Red Sox tem 9 títulos da World Series. É o quarto da lista dos maiores campeões da MLB e o mais vitorioso time do século XXI.

Abaixo, todas as World Series disputadas pelo Sox. Em negrito, as vencidas:

  • 1903
  • 1912
  • 1915
  • 1916
  • 1918
  • 1946
  • 1967
  • 1975
  • 1986
  • 2004
  • 2007
  • 2013
  • 2018

Quantos títulos da Liga Americana tem o Boston Red Sox?

O Boston Red Sox tem 14 títulos da Liga Americana da MLB. É o terceiro time que mais venceu a conferência. Apenas uma dessas conquistas não resultou em uma disputa de World Series, a de 1904.

A franquia de Boston disputaria a finalíssima contra o New York Giants. Os nova-iorquinos, no entanto, se desentenderam com a organização da Liga Nacional e se recusaram a participar da WS, que não aconteceu nem deu o título ao Sox.

Quantos títulos de divisão tem o Boston Red Sox?

São dez títulos da Divisão Leste da Liga Americana vencidos pelo Boston Red Sox. Eles foram conquistados em:

  • 1975
  • 1986
  • 1988
  • 1990
  • 1995
  • 2007
  • 2013
  • 2016
  • 2017
  • 2018

Qual é o estádio do Boston Red Sox?

Fenway Park, estádio do Boston Red Sox
(Rick Berry/U.S. Air Force)

O estádio do Boston Red Sox é o Fenway Park. Inaugurado em 1912, é o mais antigo estádio de beisebol em uso no mundo todo. Sua capacidade hoje é de 37 mil pessoas mas seu recorde de público é de 47 mil.

Por conta de sua idade, a construção já foi diversas vezes modificada. Foi  expandida em 1934 e 1946 e renovada em 1988, entre 2002 e 2011, e em 2017. O estádio é conhecido por ser um pouco menor que a média dos usados por grandes franquias da MLB.

Isso ajuda a explicar o fato do Boston Red Sox ter sido o único time entre todos os esportes do mundo a ter esgotado todos seus ingressos por dez anos consecutivos e mesmo assim não ter uma das maiores médias de público do campeonato.

Vá além do beisebol! Confira:

Quem é o dono do Boston Red Sox?

John W. Henry, dono do Boston Red Sox
(Jim Davis/Boston Globe)

O dono do Boston Red Sox é John C. Henry, empresário fundador do Fenway Sports Group, organização esportiva que também é dona do Liverpool. Sim, o tradicional time de futebol inglês.

Henry e o Fenway ficaram famosos por reeguer ambos o Boston e o Liverpool com uma gestão precisa, feita com tomadas de decisões baseadas em estatísticas, ao maior estilo Moneyball — o “criador” do método, retratado num dos melhores filmes de beisebol já produzidos, quase assumiu a gerência do Red Sox nos anos 2000.

Quem são os maiores jogadores do Boston Red Sox?

Ted Williams

Babe Ruth é o melhor jogador de beisebol a atuar pelo Boston Red Sox. Mas ninguém foi maior que Ted Williams na franquia.

O left-fielder não ganhou nenhuma World Series em Boston e só venceu uma vez a Liga Americana. Mas seu desempenho como rebatedor é até hoje um dos maiores do esporte.

Não bastasse os prêmios, honrarias e recordes, Williams tinha uma absurda identificação com a equipe, que no auge do jogador era chamada de “Ted Sox”, para se ter noção. O camisa 9 passou toda a carreira em Boston e teve seu número aposentado em 1984.

Ele não foi o único a ter a distinção, é claro. Outros grandes jogadores brilharam pelo Red Sox:

  • Carl Yastrzemski – left fielder que substituiu Williams no Sox entre 1961 e 1983. Seu número 8 foi aposentado em 1989.
  • Pedro Martínez – pitcher do Red Sox entre 1998 e 2004. Teve sua camisa 45 aposentada em 2015.
  • David Ortiz – first baseman que ganhou três World Series pelo Sox. Atuou entre 2003 e 2016. Em 2017, sua camisa 34 foi aposentada.
  • Carlton Fisk – catcher do Sox de 1969 a 1980. Teve sua camisa 27 aposentada em 2000.

Quem são os maiores técnicos do Boston Red Sox?

Terry Francona, um dos maiores técnicos do Boston Red Sox
(Reprodução/Boston Globe)

Se hoje não falamos mais da Maldição do Bambino, muito se deve a Terry Francona, o incontestável primeiro colocado da lista dos maiores técnicos do Boston Red Sox.

Terry simplesmente acabou com os 90 anos sem títulos em sua primeira temporada na franquia, em 2004. E com contornos dramáticos, virando um 3-0 na final da Liga Americana contra o maior rival, o New York Yankees, e varrendo (4-0) o Saint Louis Cardinals na World Series.

Depois do milagre — o Sox, é bom lembrar, derrotou os dois maiores campeões da MLB em 2004, Terry liderou o time a mais dois títulos da WS e encerrou a sua passagem em 2011 com o segundo melhor aproveitamento da história da franquia.

É realmente muito difícil se equiparar com Terry Francona. O que não quer dizer que o Red Sox não teve uma bela coleção de grandes treinadores:

  • Dick Williams – treinador em Boston de 1967 a 1969. Venceu a Liga Americana 1967, na pior fase da franquia.
  • Alex Cora – treinou o Sox por um ano, entre 2018 e 2019, mas bateu o recorde de vitórias (108) e venceu a World Series em seu primeiro ano na profissão.
  • John Farrell – treinador do Red Sox entre 2013 e 2017. Foi o único treinador que venceu dois títulos de divisão consecutivos.
  • Jimmy Williams – atuando no cargo entre 1997 e 2001, foi o último Sox a vencer o prêmio de melhor treinador da Liga Americana, em 1999.

Materiais esportivos do Boston Red Sox

O Boston Red Sox é uma das franquias esportivas que mais vendem materiais esportivos no mundo. As ofertas de produtos, assim, são enormes. Confira os principais:

Boné do Boston Red Sox

https://cdn.awsli.com.br/600x450/59/59657/produto/73563544/3a3bcca33f.jpg

Os bonés são um itens tradicionais para o fã de beisebol. Um do Sox, então, é essencial.

Para ter o seu boné do Boston Red Sox, basta clicar aqui!

Camiseta do Boston Red Sox

https://www.neweracap.com.br/ems/plm/imagens/produtos/thumb/mbv21tsh016_c065.jpg

 

A camiseta do Red Sox é bastante versátil. Estilo clássico, moderno, confortável, enfim, você pode torcer no estilo que preferir.

Gostou do visual? Clique aqui para garantir a sua camiseta do Boston Red Sox!

Luva do Boston Red Sox

https://fanatics.frgimages.com/FFImage/thumb.aspx?i=/productimages/_3649000/ff_3649749-58d3381e27b91cc1ebc9_full.jpg&w=900

De frio, o pessoal lá em Boston entende. Nada melhor, então, que uma luva do Red Sox para aquecer quando o inverno chegar!

Para ter a sua luva do Boston Red Sox, use este link!

Regata do Boston Red Sox

https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/31NuPMUsNTL._AC_SY445_.jpg

Do frio para o calor, a regata do Red Sox é ótima estilosa e cabe em qualquer situação.

Gostou? Entre aqui para garantir sua regata do Boston Red Sox!

Depois de conhecer melhor o Boston Red Sox, aproveite para acessar outros conteúdos sobre beisebol e a MLB:

* Última atualização em 22 de janeiro de 2021

Salvar