O crescimento dos podcasts no Brasil veio na pandemia. Desde 2020 que o povo brasileiro passou a consumir outro meio de conteúdo. Apesar do fim da pandemia, ou ao menos a estabilização dela, os podcasts seguiram em constante evolução e disseminação.

Programas com relação a esportes, moda, comida, fitness, entretenimento, games, neurociência, entre outros. Confira a seguir uma lista atualizada semanalmente da Esportelândia sobre convidados do mundo esportivo em podcasts.

Agenda semanal do Esportelândia dos podcasts esportivos

Como existem podcasts dos mais variados tipos, a Esportelândia separou os principais podcasts do segmento esportivo para facilitar sua organização semanal.

Personagens dos esportes em geral concedendo entrevistas, entre outros conteúdos, são atualizados aqui semanalmente.

PODCAST CONVIDADO ESPORTE DIA E HORÁRIO
Charla Podcast (@charlapodcast) Sandro (ex-jogador) Futebol Segunda-feira (15) – 11h
Podcast Denilson Show (@podcastdenilsonshow) Cristian Baroni (ex-jogador) Futebol Segunda-feira (15) – 13h
Podcast 10 & Faixa (@podcast10efaixa) Rafinha Futebol Segunda-feira (15) – 18h
Charla Podcast (@charlapodcast) Paula Pequeno Vôlei Segunda-feira (15) – 19h
Charla Podcast (@charlapodcast) Wagner Tardelli (ex-árbitro) Futebol Terça-feira (16) – 13h
Ticaracaticast (@ticaracaticast) Zinho (ex-jogador) Futebol Quarta-feira (17) – 14h
Charla Podcast (@charlapodcast) Pedro Martins (dirigente) Futebol Quinta-feira (18) – 13h

Confira os principais podcasts esportivos da atualidade

Agenda semanal de podcasts esportivos (Reprodução/Esportelândia)

Flow (Entretenimento)

Apesar do Flow Podcast não tratar apenas de esporte, o grupo tem seu próprio canal segmentado sobre mundo esportivo (Flow Sport Club).

No entanto, o Flow Podcast frequentemente traz nomes da categoria também, tornando o canal um bom nome para essa lista.

Flow Sport Club

Com uma veia totalmente esportiva, o Flow Sport Club traz de tudo um pouco. É possível acompanhar transmissões ao vivo (com imagens) de jogos de futebol, melhores momentos das partidas, entre outros.

Dentro disso, as entrevistas também aparecem na grade semanal com frequência. O canal já entrevistou grandes nomes como Gustavo Borges (natação), Amandinha (futsal), Falcão (futsal), Felipe Melo (futebol), Cleber Machado (narrador), entre outros.

PodPah podcast (Entretenimento)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Podpah (@podpah)

Conhecido como “o canal mais zika da internet”, Mítico e Igão comandam o PodPah com programas de segunda a sexta-feira.

Tem quem fale “igao podpah” e “mitico podpah”, quase como um sobrenome mesmo, mas fato é que essa dupla já trouxe o na época candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva.

Sem dúvidas que o “podpah lula” bombou. Em todo caso, outros nomes de peso como Kaká, Ronaldo Fenômeno, Rodrygo Goes e Anderson Varejão já passaram no PodPah.

Denílson Show

O nome do podcast é esse, mas Denílson conta com a frequente participação do jornalista Chico Garcia, seu amigo e colega de trabalho há anos pelo Grupo Bandeirantes.

E como o pentacampeão fala, de fato, não é só futebol. Com episódio inédito toda segunda às 13h (horário de Brasília), o podcast Denílson Show tange o esporte em geral, levando basquete e o que mais for possível.

Dos Nossos Podcast

Um dos principais ídolos do MMA, Fabricio Werdum tem mais de 270 mil inscritos no YouTube. Reunindo grandes nomes do esportes, o lutador já entrevistou vários lutadores e personalidades como Zé Roberto (ex-jogador), Wanderlei Silva e Alex Potan.

Esporte Cast 013

O Esporte cast 013 tem um nicho interessante. Trata-se de um podcast sobre tudo o que acontece em todos os esportes na Baixada Santista, São Paulo, com grandes nomes do esporte da região.

Esporte cast 013 fala de futebol, vôlei, lutas e mais. Com dia e horário fixo na semana (quinta-feira às 21h), o podcast já fez entrevistas em outros dias, mas a quinta-feira é sagrada no Esporte cast 013.

Inteligência Ltda (entretenimento)

De fato, o Inteligência Ltda é mais um daqueles que quase não fala só de esportes, mas é sempre bom lembrar.

O apresentador Rogério Vilela comanda uma conversa bem aberta sobre diversos assuntos de segunda a sexta-feira às 19h (horário de Brasília). Terça e quinta-feira também tem conteúdo às 14h.

Vilela frequentemente traz algum nome relacionado ao esporte ou corpo. Nomes como Paulo Muzy, Bob Burnquist e Pedro Scooby são alguns carimbados no podcast.

Joel Jota (Entretenimento)

Ex-nadador da Seleção Brasileira, Joel Jota tem vasta experiência em alta performance. Conversa com grandes nomes do esporte, mundo empresarial e muito mais.

O Jota Jota Podcast já recebeu nomes como Ítalo Ferreira, Rodrygo Goes, Angela Borges, entre outros.

Toda semana tem episódio novo às 19h (horário de Brasília).

Papagaio Falante (Entretenimento)

No grupo dos podcast mais relevantes nos últimos tempos, o Papagaio Falante tem como apresentadores o conhecido Sérgio Mallandro e Renato Rabelo.

A saber, o programa acontece geralmente às 20h (horário de Brasília) nas terças e quintas-feiras.

Grandes nomes da comédia, televisão, mas também figuras do mundo esportivo como Charles Oliveira (lutador de MMA), Garotinho (locutor esportivo) e Marcos Braz (VP do Flamengo) já passaram por lá.

POD DELAS (Entretenimento)

Programas toda terça, quarta e quinta-feira às 18h30 (horário de Brasília). Tata Estaniecki e Bruna Unzueta comandam o programa que traz de tudo um pouco, inclusive nomes do esporte.

Lucas Paquetá (futebol), Pedro Scooby (surf) e Fernanda Gentil (jornalismo esportivo) são algumas das figuras com passagens pelo studio do Pod Delas podcast.

Ticaracaticast (Humor)

Bola e Carioca trazem convidados em seu programa toda terça, quarta e quinta-feira. O Ticaracaticast tange diversos tópicos e personalidades do esporte também aparecem no podcast dessa dupla.

Em suma, Muricy Ramalho, Thiago Asmar (canal Pilhado), Felipe Franco e Aloisio Chulapa (futebol) são algumas das figuras que já marcaram presença no programa Ticaracaticast.

Venus Podcast (Entretenimento)

O podcast Venus é comandado por Yasmin Ali Yassine e Criss Paiva. Com episódios quase diariamente, o programa acontece entre segunda e sexta-feira.

Gustavo Borges, Pedro Scooby e Renato Cariani são alguns dos nomes que já passaram no Venus Podcast.

Pelas Pistas Podcast (automobilismo)

Para os apaixonados pelo mundo da velocidade, o Pelas Pistas Podcast é o lugar certo para você encontrar as principais informações sobre o automobilismo.

Christian Fittipaldi, Nelson Piquet Jr. e Thiago Alves lideram uma conversa semanal todas as terças-feiras, às 21h (horário de Brasília). Grandes nomes do esporte, como Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichello, já participaram do podcast.

Podcasts esportivos: Futebol

Charla Podcast

Outro podcast que bombou foi Charla Podcast. Os apresentadores Beto Jr. e Bruno Cantarelli trazem e às vezes vão até os grandes nomes do futebol e esporte em geral.

Com muita resenha e histórias inéditas, o Charla tem sua programação semanal e você pode conferir tudo aqui na Esportelândia.

Podcast 10 & Faixa – Diego Ribas

Sempre um craque dentro das quatro linhas quando atleta, Diego Ribas agora apresenta o Podcast 10 & Faixa toda segunda-feira às 18h (horário de Brasília).

Um programa recente, mas que já conta com grandes participações (Bernardinho, Gabigol, José Aldo, entre outros).

Mundo GV Superbet

Ex-jogador e atual apresentador esportivo, Getúlio Vargas agita o mundo da bola com o Podcast Mundo GV Superbet. Levando entretenimento, esporte e muita resenha, o influenciador já entrevistou grandes nomes: Bebeto, Jorginho, Marcos Braz, Lucas Bebê…

Podcast do GB (Galvão Bueno)

Alguns chamam de Podcast do GB ou do Galvão Bueno. Na verdade, o nome é Fala, Galvão! Em todo caso, o nome é um mero detalhe, pois a resenha de qualidade toda quinta-feira é o que importa nesse programa.

Galvão Bueno tem uma carreira de muito sucesso na televisão, mas é “novato” na internet. Chegou em 2023, mas já mostrou porquê é o Galvão Bueno, trazendo personalidades como Felipe Massa, Ronaldo Fenômeno, Hortência, entre outros.

Futbolaço Podcast

O Futbolaço Podcast é apresentado pelo mais conhecido como Dieguinho. Além das resenhas e outros conteúdos, o canal de YouTube possui seu próprio podcast que acontece quase que quinzenalmente.

Conversa leve e sobre tudo, o Futbolaço Podcast já teve convidados do jornalismo esportivo, políticos, influenciadores e vários jogadores. Nomes como Edmundo, ídolo no Vasco, já passaram por lá.

De Primeira (Futebol)

Um podcast semanal. De Primeira costuma publicar seus podcasts nas quartas-feiras, mas é possível encontrar alguns conteúdos em outros dias da semana.

Para evitar se perder na agenda, fique ligado nas atualizações da Esportelândia para saber quando o De Primeira lançará outro podcast.

Banca Braba

O Banca Braba é um canal voltado para futebol, mas que tem seu formato podcast também todas as sextas-feiras.

Diferente de outros canais que separam os grupos por conteúdo, o Banca Braba traz todo seu trabalho dentro de um mesmo canal no YouTube.

Bola nas costas na Lives Atlântida

Um programa ao vivo para acompanhar assuntos relacionados ao futebol. O programa Bola nas Costas acontece no canal de YouTube de segunda a sexta-feira por volta das 10h (horário de Brasília).

Casal Coringão (Corinthians)

Para quem é Corinthiano, cabe uma atenção ao canal de YouTube do Casal Coringão. Além dos vídeos, tem o podcast que acontece algumas vezes durante o mês. Já trouxeram torcedores, presidentes, entre outras personalidades do Corinthians.

Bom dia, futebol

Marco Aurélio e Jakson Follmann inauguram o podcast ‘Bom dia, futebol' para os apaixonados pelo esporte.

Marco Aurélio, ex-repórter da Globo após 18 anos, se une ao ex-jogador da Chapecoense, Jakson Follmann, para apresentar o programa ao vivo no canal de Denilson Show.

Com episódios nas segundas e sextas-feiras às 8h, o objetivo é ser o primeiro programa esportivo do dia, acompanhando os ouvintes em suas rotinas.

Follmann, um sobrevivente do acidente da Chapecoense em 2016, vê nesse projeto uma maneira de continuar conectado com sua paixão pelo futebol.

GoatCast

O Canal Goat é um espaço inclusivo e aberto a todos os públicos, onde se valoriza a diversidade e o respeito mútuo.

Com uma ampla variedade de programações na agenda, o Canal Goat oferece jogos ao vivo de algumas das principais ligas de futebol do mundo, além de apresentar seu próprio podcast, o GoatCast.

No GoatCast, personalidades do mundo esportivo são presenças constantes nos episódios, compartilhando suas perspectivas e insights.

Podcasts esportivos: Vôlei

Web Vôlei

O Web Vôlei, site especializado em voleibol, já entrevistou em seu canal no YouTube grandes personalidades do esporte.

Em lives e entrevistas dinâmicas, Bruno Souza, Gurja e Daniel Bortoletto já receberam Rosamaria, Bruninho, José Roberto Guimarães, Fernanda Garay, entre outros nomes lendários no Web Vôlei.

Players Cast

O canal de YouTube Players On traz tudo sobre o mundo do vôlei com o seu Players Cast, o podcast do canal.

Entretenimento, conversa com personalidades de respeito da modalidade e mais. Em um formato de temporadas, o Players Cast está na metade de sua primeira edição e já recebeu o craque Bruninho, capitão da Seleção Brasileira.

A saber, os programas consumam acontecer toda terça-feira às 19h (horário de Brasília).

Ataque Defesa

Apresentado por Alê Oliveira e produzido pela Tizan Digital com apoio da Ace Negócios, o podcast Ataque Defesa anuncia uma emocionante transformação em um canal de transmissões de vôlei.

Iniciando com jogos da equipe feminina do Campinas Vôlei no Campeonato Paulista, o canal promete expandir suas transmissões em breve. A primeira partida, Campinas x Sorocaba, ocorreu no dia 18 de agosto de 2023.

A Base da Base

A Base da Base tem como host o graduado em Educação Física, Peter Bristotte. Possui diversas especializações na área de nutrição, esportes e afins. Dentro desses cursos, tem a licença para técnico de voleibol nível 4 pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Já realizou alguns episódios em plataformas como Spotify e Apple Podcasts. Atualmente está mais voltado para seu canal no YouTube. A Base da Base é uma dica bônus que a Esportelândia traz. Ainda sem agenda, mas que vale a pena ficar de olho.

Podcasts esportivos: Basquete

Danilo Castro (Prancheta Basquete)

O ex-jogador de basquete Danilo Castro tem agora seu próprio canal de YouTube e nessa plataforma conta com o podcast Prancheta Basquete. Cabe dizer que também é possível acompanhar os episódios semanais pelo Spotify.

Danilo não está sozinho nesse projeto de podcast. Analista de basquete com passagens por UOL e Yahoo, Vitor Camargo completa o programa que abrange basquete como um todo, incluindo a parte tática, análises, NBA, basquete nacional e afins.

Bola Presa

O podcast do Bola Presa traz conteúdos de basquete ao menos uma vez na semana. Geralmente sendo publicado as sextas-feiras.

Especialmente aos fãs de NBA, o Bola Presa engloba conteúdos de podcast, blog, canal de YouTube e afins.

Café Belgrado

O podcast do Café Belgrado é sobre basquete. Tem entrevistas, análises sobre notícias da semana e afins. Muito basquete e NBA.

Os conteúdos são disponibilizados de segunda a sexta-feira em diversas plataformas, inclusive YouTube.

NBA das Mina

O podcast NBA das Mina é autoexplicativo. Com foco no basquete americano, o programa traz de forma apaixonada e descontraída debates sobre jogos, franquias, movimentações no mercado, entre outros.

A mulherada toma conta do programa, além de receber convidadas também. Novos episódios acontecem geralmente às segundas e quintas-feiras, podendo ter variações a depender dos eventos da temporada.

Podcasts esportivos: Surf

Surf 360°

O podcast Surf 360° tem a apresentação Mauricio Ferreira e Thiago Blum. Toda sexta-feira às 19h30 (horário de Brasília) sai um episódio inédito.

Entrevistas, vídeos, curiosidades, entre outros conteúdo da modalidade. O podcast chamado Heat já soma participações com Miguel Pupo, Chlóe Calmon, Samuel Pupo, etc.

Podcast The Lineup with Dave Prodan

Dave Prodan, da World Surf League, traz figuras influentes de todo o cenário do surf. Dentro disso, histórias de bastidores e opiniões sem filtros acontecem no The Lineup with Dave Prodan.

Vale a pena acompanhar o programa que respira a cultura do surfe. De fato, o conteúdo é em inglês, mas grandes nomes da modalidade passam por lá.

Cabe destacar que, de fato, o nome do programa é The Lineup (sem o hífen) e não Line-Up. 

Surf de Mesa Podcast

Junior Faria, Carolina Bridi e Raphael Tognini trazem opiniões, teorias e muito mais sobre o ambiente aquático e terrestre ao seu redor.

O Surf de Mesa podcast é indicado para quem quer ficar por dentro do backstage do surf. O programa acontece com frequência nas quintas-feiras, quase que quinzenalmente.

Double Up (Surf)

Apresentado por Rachael Tilly e Shannon Hughes, The Double-Up apresenta as notícias atuais do surf feminino, juntamente com conversas mais profundas sobre tópicos específicos dessa categoria.

Apesar de ser em inglês, vale a pena acompanhar aos que estão aprendendo o idioma. Ajudará inclusive no vocabulário. The Double-Up posta seus conteúdos quase que quinzenalmente.

O que é podcast?

Agenda semanal de podcasts esportivos (Reprodução/Esportelândia)
Agenda semanal de podcasts esportivos (Reprodução/Esportelândia)

Se você já colocou “podcast o que é?”, “google podcast” ou a clássica “podcast significado” no seu buscador e tem alguma dúvida, a Esportelândia te explica de maneira simples.

Em suma, podcast é como um programa de rádio moderno. No entanto, mais independente tanto para o apresentador quanto para o público. Pode ser ouvido quando e de onde quiser.

O significado de podcast é uma junção de palavras inglesas. POD (Personal On Demand) + Cast [de broadcast (radiodifusão)].

Caso já tenha pensado em como fazer um podcast, saiba que é preciso no mínimo um planejamento envolvendo o roteiro de episódios.

No entanto, caso prefira deixar a conversa totalmente sem destino, ter um software razoável para gravar e principalmente editar é importante.

No início, não são todos que conseguem uma grande equipe de trabalho, portanto, ter esse básico em mente é essencial para esboçar um podcast.

Podcasts esportivos: Fisiculturismo

Renato Cariani

Renato Cariani também tem seu próprio podcast. Empresário, atleta, professor e nas horas vagas é o Homem de Ferro.

Apesar de sua rotina agitada, Cariani consegue manter episódios novos quase todos os dias da semana do seu IronCast.

Sem dúvidas que este é um dos principais podcasts do segmento fisiculturismo e vale a pena acompanhar as novidades.

Ironberg Podcast

Outro podcast mais engajado para o cultivo ao corpo, o Ironberg Podcast traz personalidades do fisiculturismo, lutas e afins.

Com conteúdos semanalmente, o IronBerg é um dos canais que vale a pena ter em sua agenda.

Pumping Cast

Um podcast que traz contos e discussões sobre o mundo do fisiculturismo.

Os responsáveis são Fisiculturismo News Online (@fisiculturismonewsonline) e ONE FVCKING MORE (@onefvckingmore).

A saber, o programa acontece geralmente nas segundas-feiras às 18h (horário de Brasília).

Podcasts esportivos: Tênis

Podcast Rio Open

O Podcast Rio Open, o canal oficial de áudio do maior torneio de tênis da América do Sul, apresenta novos episódios a cada edição do Rio Open.

Atualmente, o podcast encontra-se em sua quarta temporada, proporcionando aos ouvintes conteúdo exclusivo para o torneio.

Game To Love Tennis Podcast

Apesar de ser conteúdo em inglês, este é um dos podcasts mais conhecidos da modalidade tênis.

Com uma frequência quase que diária, o Game To Love Tennis Podcast cobre os grandes eventos do Tour, especialmente os Grand Slams.

Tem formato para YouTube também e realiza lives simultâneas com os jogos mais relevantes do dia.

Podcasts esportivos: Artes Marciais

Connect Cast

Com uma abordagem inovadora, Alexandre Lemos já acumulou 60 milhões de visualizações com o Podcast Connect Cast no YouTube. Integrando cultura, arte e esportes, o foco do conteúdo é nas artes marciais.

No Podcast Connect Cast já passaram grandes lendas do esporte: José Aldo, Rogerio Camoes, Alex “Poatan” Pereira, entre outras personalidades do mundo das lutas.

Podcast BJJ Cria

O Podcast Bjj Cria teve início no ano de 2023, sendo o resultado de quase 8 meses de trabalho árduo realizado por uma equipe dedicada, com o intuito de criar esse projeto.

Apresentado por Karine, criadora da Bjj Cria, e Natan, faixa preta da Fratresjj e membro da Comunidade do PPG no RJ, o podcast apresenta episódios semanais.

O objetivo do podcast é unir, divulgar, fortalecer e expandir a comunidade do Jiu Jitsu, trazendo convidados especiais, incluindo atletas, instrutores e influenciadores do mundo do Jiu Jitsu no Brasil e além.