Destaque do Caxias do Sul, Wesley Sena nasceu em Campinas, São Paulo. Atuando como pivô, o jogador de 27 anos já passou por várias equipes durante a carreira.

Descubra agora todos os detalhes da trajetória de Sena, incluindo estatísticas, títulos, recordes e curiosidades interessantes sobre o atleta de 2,10m.

Wesley Sena – História no basquete

Reconhecido como uma das grandes promessas da safra de 1996, Wesley Sena tem uma carreira consistente, apesar dos altos e baixos. Iniciando com destaque na base do Palmeiras, o pivô também teve passagem pelo basquete espanhol, atuando pelo Barcelona.

Competindo no NBB pelo Caxias do Sul na temporada 2023/24, Sena vestiu a camisa de nove clubes diferentes ao longo de sua carreira, além de uma breve passagem pelo Contagem na Liga Ouro, após seu retorno ao Brasil.

Palmeiras

Destaque das categorias de base do Palmeiras, Wesley Sena defendeu o Alviverde Imponente na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Chamando a atenção desde os seus primeiros passos nas quadras, o pivô era tratado como uma grande joia para ser lapidada dentro do clube.

Bauru

Em 2014, ao deixar o Palmeiras para defender o Bauru, Sena foi reconhecido como ‘uma das principais promessas do basquete brasileiro’ pelo seu novo clube, que destacou a trajetória do jogador nas categorias de base da Seleção Brasileira.

Após brilhar pelo Bauru em duas temporadas do NBB, Wesley Sena consolidou sua posição no cenário do basquete, ganhando reconhecimento e visibilidade. Como resultado, ele se inscreveu no Draft da NBA de 2016, buscando novas oportunidades e desafios em sua carreira.

Barcelona

Considerado a grande revelação do Bauru, Sena decidiu se aventurar no basquete europeu. Aparecendo internacionalmente após se inscrever no draft da NBA, o pivô ganhou destaque, assinando com o Barcelona em 2016.

Inicialmente atuando pelo time B do Barça, conhecido como ‘Las Canteras’, o talentoso jogador brasileiro fez sua estreia na Liga ACB, tudo isso com apenas 20 anos de idade.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @weslleysena

Mogi das Cruzes

Após deixar o basquete nacional como uma das principais revelações rumo ao Barcelona, o ala-pivô teve dificuldades para se firmar na Europa, tendo poucas oportunidades.

Após alguns meses, Wesley Sena optou por voltar ao cenário do basquete brasileiro. Após uma breve passagem pelo Contagem, onde chegou a disputar a semifinal da Liga Ouro, o jogador aceitou o convite do Mogi das Cruzes, recuperando sua boa forma e tendo um excelente desempenho na temporada 2017/18 do NBB.

CB Prat

Retornando ao basquete espanhol em 2018, Sena defendeu as cores do CB Prat. Competindo na segunda divisão nacional, o pivô teve uma performance razoável. Apesar das oscilações na Espanha, o jogador talentoso alcançou médias de 7,9 pontos e 4,5 rebotes por jogo.

Botafogo

Aos 23 anos, Wesley Sena assinou com o Botafogo por uma temporada. Levando na bagagem uma vasta experiência no basquete, o pivô viu com bons olhos vestir a camisa alvinegra, terminando mais um ciclo no exterior.

Ao ser contratado pelo Botafogo para ser a principal referência central no garrafão, o pivô se destacou como um dos principais jogadores do Fogão no NBB 2019/20. Pelo Glorioso, Sena conquistou a Liga Sul-Americana em 2019.

Wesley Sena – História, títulos, estatísticas e recordes
Divulgação: Instagram/Wesley Sena

Pinheiros

Iniciando a 7ª temporada no Novo Basquete Brasil (NBB), Sena aceitou o desafio de jogar pelo Pinheiros na temporada 2020/21. Integrando mais uma equipe de renome no cenário nacional, o pivô participou de 27 jogos, alternando entre titular e reserva.

Após uma passagem sem muito destaque pelo Pinheiros, tanto o jogador quanto o clube decidiram não estender o contrato. Com isso, Wesley Sena escolheu seguir em busca de novas oportunidades em sua carreira.

Caxias do Sul

Contratado pelo Caxias do Sul em outubro de 2021, Sena reencontrou a boa fase na carreira no Rio Grande do Sul. Com mais minutos em quadra, o pivô teve destaque na equipe gaúcha, registrando uma média de 12 pontos por jogo em 21 partidas disputadas.

Apesar do bom desempenho ao longo da temporada, Wesley Sena acabou desfalcando o Caxias na reta final do NBB 2021/22. Sofrendo uma fratura no braço durante a partida contra o Franca, o pivô não pôde participar dos playoffs, enfrentando assim um período de recuperação para se recuperar da grave lesão.

Rio Claro

Chegando ao seu nono 9º clube na carreira, Sena foi confirmado como o novo reforço do Rio Claro para a temporada 2022/23. Após se recuperar da fratura no braço, o pivô gradualmente ganhou espaço na equipe.

Apesar da batalha pelo lugar nos playoffs do NBB, o Rio Claro não conseguiu avançar para a fase decisiva da competição em 2022/23. Todavia, Wesley Sena se destacou como um dos principais jogadores da equipe ao longo do torneio, participando de 27 dos 32 jogos compromisso.

Caxias do Sul

Voltando para o Caxias do Sul em agosto de 2023, Sena iniciou sua 2ª passagem pelo time gaúcho. Chamando a atenção durante o NBB 2021/22, o pivô se identificou com o clube, se tornando um dos líderes dentro de quadra.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @weslleysena

Seleção Brasileira

Vivendo um bom momento na carreira em 2016, Wesley Sena foi pré-selecionado para integrar a Seleção Brasileira durante a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No entanto, o pivô acabou ficando de fora da lista final, deixando de realizar o sonho de competir no principal evento do esporte mundial.

Estatísticas de Wesley Sena

 

Wesley Sena – Títulos e recordes

Títulos

Bauru

  • Liga Sul-Americana de Basquete (2014)
  • Liga das Américas da FIBA (2015) .

Botafogo

  • Liga Sul-Americana de Basquete (2019)

Recordes

  • Recorde de pontos em 1 jogo na carreira do NBB: 23 pontos (contra o Sesi Franca, 5 de novembro de 2021);
  • Máximo de assistências em uma partida do NBB: 4 (em três partidas);
  • Máximo de rebotes em uma partida do NBB: 11 (em duas partidas).

Curiosidades sobre Wesley Sena

Durante o início da carreira, Wesley Sena foi colocado por um site especializado em jovens talentos como o 35º melhor jogador entre os estrangeiros nascidos em 1996.

Considerado um dos destaques do basquete nacional durante sua passagem por Palmeiras e Bauru, Sena figurou na relação de jogadores inscritos para o Draft da NBA de 2016.

Curte NBB? Então confira nossos conteúdos e histórias de craques do Novo Basquete Brasil.