Tobias Harris, nascido em 15 de julho de 1992, é um jogador de basquete profissional americano que se transferiu recentemente para o Detroit Pistons onde irá jogar na temporada 2024/25.
Ele foi escolhido como a 19ª seleção geral no draft da NBA de 2011 pelo Charlotte Bobcats, mas logo foi trocado para o Milwaukee Bucks.
Ao longo de sua carreira, Harris também passou por times como o Orlando Magic, Detroit Pistons e Los Angeles Clippers. Para conhecer mais sobre a trajetória de Tobias Harris, você pode visitar o site da Esportelândia.
Carreira no ensino médio de Tobias Harris
Harris frequentou a Half Hollow Hills High School West e começou a jogar basquete universitário na oitava série.
Tobias transferiu-se para a Long Island Lutheran Middle and High School em Brookville, Nova York, durante seu primeiro ano, retornando para Half Hollow Hills West para o último ano, onde conquistou o prêmio Mr. New York Basketball de 2010 e foi nomeado All-American do McDonald's em 2010.
Ao longo de 66 jogos na Half Hollow Hills High School, teve médias de 24,9 pontos, 2,0 assistências e 9,9 rebotes por jogo.
Carreira universitária
Harris jogou pelo Tennessee Volunteers durante a temporada 2010-11, sob o comando do técnico Bruce Pearl.
Atuando como atacante, uma posição híbrida entre atacante e armador, Tobias se destacou como um dos jogadores mais consistentes e versáteis do país.
Recebeu várias honras, incluindo uma seleção para o USBWA Freshman All-America e o SEC All-Freshman Team. Após essa temporada, Harris declarou-se para o draft da NBA em maio de 2011, renunciando aos seus últimos três anos de elegibilidade universitária.
Carreira profissional
Tobias Harris foi selecionado pelo Charlotte Bobcats como a 19ª escolha geral no draft da NBA de 2011, mas foi negociado com o Milwaukee Bucks na mesma noite. Em 10 de dezembro de 2011, ele assinou seu contrato de novato com o Bucks e fez sua estreia na NBA em 7 de janeiro de 2012.
Milwaukee Bucks (2011–2013)
Durante sua temporada de estreia, participou de 42 jogos, com médias de 5,0 pontos, 2,4 rebotes e 0,5 assistências em 11,4 minutos por jogo. O Bucks exerceu sua opção de equipe do terceiro ano em seu contrato de novato, estendendo o contrato até a temporada 2013-14.
Orlando Magic (2013–2016)
Em fevereiro de 2013, Harris foi negociado para o Orlando Magic, onde seu tempo de jogo e estatísticas aumentaram significativamente. Em outubro de 2013, o Magic estendeu seu contrato até a temporada 2014-15.
Durante sua passagem pelo Magic, Harris registrou recordes pessoais de 28 pontos e 20 rebotes em uma partida, além de marcar 31 pontos em outra. Em 2015, assinou novamente com o Magic por um contrato de quatro anos no valor de US$ 64 milhões.
Detroit Pistons (2016–2018)
Em 2016, foi negociado com o Detroit Pistons, estreando pela equipe com 21 pontos em sua primeira partida. Os Pistons alcançaram os playoffs pela primeira vez desde 2009, mas foram eliminados na primeira rodada.
Durante sua passagem pelos Pistons, Harris registrou recordes de temporada com 26 e 28 pontos em diferentes jogos.
Los Angeles Clippers (2018–2019)
Em 2018, foi negociado com o Los Angeles Clippers, onde registrou vários recordes de pontuação, incluindo uma partida com 39 pontos. Foi nomeado Jogador da Semana da Conferência Oeste e também recebeu o prêmio de Jogador do Mês da mesma conferência.
Philadelphia 76ers (2019-presente)
Em 2019, foi negociado com o Philadelphia 76ers, onde se destacou com várias performances de destaque, incluindo uma partida em que marcou seu 10.000º ponto na carreira e outra em que acertou um arremesso vencedor nos últimos segundos.
Em 2022, durante os playoffs, registrou 26 pontos e seis assistências em uma vitória sobre o Toronto Raptors.
Ver essa foto no Instagram
Vida pessoal
Tobias Harris, nascido em Islip, Nova York, é filho de Lisa e Torrel Harris e tem cinco irmãos. Seu pai, Torrel, jogou basquete universitário por Duquesne e Murray State.
A ligação com o basquete está presente na família, pois Channing Frye, ex-jogador da NBA, é primo de Harris.
Além disso, o avô de Tobias, John Mulzac, fez parte dos icônicos aviadores Tuskegee, um grupo de pilotos afro-americanos que serviu com distinção durante a Segunda Guerra Mundial.
Harris é próximo amigo do pivô do Houston Rockets, Boban Marjanović, com quem jogou em Detroit, Los Angeles e Filadélfia de 2016 a 2019.
Tobias utiliza o número 12 em homenagem a Morgan Childs, seu amigo e ex-companheiro de equipe que faleceu aos 17 anos de leucemia. Em 2022, Harris se casou com sua namorada de longa data, Jasmine Winton.
Ver essa foto no Instagram
Filantropia
Tobias Harris, jogador da NBA, é muito ativo em causas sociais e já foi premiado pela liga em 2016 e 2021 por seu trabalho comunitário.
Ele criou um programa de mentoria para ajudar jovens atletas e suas famílias no processo de recrutamento para universidades. Além disso, Tobias doou dinheiro para combater a fome infantil e lançou campanhas para incentivar a leitura nas escolas.
Seu fundo de caridade já doou mais de 2 milhões de dólares para fornecer materiais escolares e apoiar professores e alunos. Tobias também colabora com outras fundações para financiar bolsas de estudo e projetos comunitários.
Espiritualidade
Harris é cristão e frequentemente compartilha sua fé em público. Em uma entrevista ao “Razz and Jazz Sports” em 2015, Tobias destacou a importância de demonstrar amor e compaixão, seguindo o exemplo de Jesus Cristo. Tobias também fez uma doação de mais de 1 milhão de dólares para nove instituições de caridade na área da Filadélfia.
Patrocínios
Fora das quadras, Harris conta com diversos endossos, incluindo Nike, Off-White Damari Savile, Ovadia & Sons, entre outros.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia:
- Conheça os 20 melhores jogadores do NBA 2K2024
- Ja Morant: biografia, títulos, estatísticas e recordes
- Brasil na WNBA: todas as brasileiras que passaram pela liga
- Cameron Brink: história, família Stephen Curry e WNBA
- Tudo sobre WNBA: história, equipes, regras, draft e campeões
Repórter da Web Rádio Bate Fundo Esportivo, que conta com mais de 700 mil inscritos no YouTube. Com experiência em veículos como Futebol na Veia, SPFC 24 Horas, PL Brasil e Minha Torcida. Colabora com Lakers Brasil e Esportelândia desde 2023.