Shamell Jermaine Stallworth, mais conhecido apenas como Shamell, é um jogador de basquete norte-americano, nascido no Alabama nos Estados Unidos, no dia 7 de setembro de 1980.
Shamell – História no basquete
NCAA e frustrações no Draft da NBA
Durante quatro temporadas, competiu na NCAA (Campeonato Universitário Norte-Americano), representando a Universidade de São Francisco.
Após tentativas frustradas de ingressar no Draft da NBA, Shamell recebeu conselhos de amigos como Leandrinho e Guilherme da Luz, que conheceu na Liga de Verão da NBA. Eles mencionaram que o Brasil tinha uma liga de basquete forte.
Chegada em Araraquara, estabilidade no Paulistano e experiências na Europa e Ásia
Em 2004, Shamell desembarcou no Brasil e passou três meses em Araraquara competindo nas quartas-de-final do Campeonato Paulista. No ano seguinte, ele se transferiu para o Paulistano, onde conquistou um vice-campeonato paulista em seu primeiro ano, ao lado do ala Renato Lamas.
Na mesma temporada, Shamell foi selecionado para a equipe ideal do Campeonato Paulista, junto com Nezinho, Alex Garcia, Ricardo Probst e Murilo Becker.
Em agosto de 2007, Shamell mudou-se para o Zadar KK, na Croácia, onde competiu na Liga Nacional até junho de 2008. Após o término de seu contrato, Shamell partiu para a China para jogar pelo Zhejiang C.
No entanto, a experiência na China durou apenas dois meses para o ala, pois problemas de adaptação de sua família o fizeram retornar ao Brasil, onde ele declarou ser seu lar.
Assim, em 2009 jogou pelo Limeira onde emplacou um título do Campeonato Paulista.
História no Pinheiros
Em 2009, Shamell ingressou na equipe do Pinheiros, clube em que começou a fazer história no basquete brasileiro.
O norte-americano formou uma equipe forte ao lado de Marquinhos, Olivinha e Juan Pablo Figueroa, conquistando o primeiro título estadual da história do clube e levando a equipe a duas semifinais consecutivas no NBB.
Além disso, o Pinheiros, liderado por esses jogadores, alcançou o segundo lugar no Torneo InterLigas em duas ocasiões, perdendo para o Obras Sanitarias em 2011 e para o Peñarol Mar del Plata em 2012.
Também em 2011, o clube foi vice-campeão na Liga Sul-Americana, perdendo novamente para o Obras Sanitarias.
Porém, em 2013, ao lado de Márcio Dornelles, Rafael Mineiro, Joe Smith e Paulinho Boracini, o americano e o Pinheiros conquistaram o título da FIBA Americas League.
Foi a primeira vez que a equipe disputou o Final Four do torneio. Shamell foi nomeado o MVP da decisão. Sua passagem pela equipe foi marcante, no entanto, logo o estadunidense se tornou um rival.
Mogi das Cruzes
Em 2014, Shamell deixou o Pinheiros e rumou até o Mogi das Cruzes para mais uma passagem bem sucedida de cinco temporadas pelo clube em que virou ídolo.
Somou os títulos da Liga Sul-Americana (2016) e mais um campeonato Paulista (2016) em sua galeria. Além disso, o Mogi ainda foi vice-campeão de torneios importantes como a Liga das Américas (2018) e o NBB (2017/18).
São Paulo
O legado de Shamell aumentou ainda mais quando o ala chegou ao São Paulo, clube em que passou por quatro temporadas e conseguiu grandes feitos.
Pelo tricolor, o norte-americano alcançou a incrível marca de maior cestinha da história do NBB. Além disso, chegou na final da liga em 2023, perdendo a decisão para o Franca.
No São Paulo, o ala garantiu mais um campeonato Paulista (2021) em sua lista de títulos e uma Champions League das Américas (2021/22).
Retorno ao Mogi
Quase dez anos após sua chegada pela primeira passagem no Mogi, Shamell retornou ao clube no auge de seus 43 anos para reforçar o elenco na temporada de 2023/23.
Estatísticas de Shamell
!function(e,n,i,s){var d=”InfogramEmbeds”;var o=e.getElementsByTagName(n)[0];if(window[d]&&window[d].initialized)window[d].process&&window[d].process();else if(!e.getElementById(i)){var r=e.createElement(n);r.async=1,r.id=i,r.src=s,o.parentNode.insertBefore(r,o)}}(document,”script”,”infogram-async”,”https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js”);
Shamell – Títulos e recordes
Títulos
Limeira:
Campeonato Paulista: 2009
Pinheiros:
- Liga das Américas: 2013
- Campeonato Paulista: 2011
Mogi das Cruzes:
- Liga Sul-Americana: 2016
- Campeonato Paulista: 2016
São Paulo:
- Campeonato Paulista: 2021
- Champions League Américas: 2021-22
Recordes
- Maior cestinha da história do NBB;
- 12 participações no jogo das estrelas do NBB;
- Três vezes MVP do jogo das estrelas no NBB;
- 16 temporadas consecutivas atuando no NBB(Marcou presença na primeira edição do campeonato em 2008);
- Recorde de pontos em 1 jogo na carreira: 40 pontos (contra o Flamengo, 12 de maio de 2018);
- Máximo de assistências em uma partida: 10 (contra Unifacisa, 15 de março de 2020);
- Máximo de rebotes em uma partida: 11 (contra Brasília, 12 de dezembro de 2013);
- Ultrapassou 500 partidas no NBB.
Ver essa foto no Instagram
Curiosidades sobre Shamell
- Praticava atletismo e futebol americano na infância e adolescência;
- Shamell tem quatro irmãos, sendo o mais velho entre todos;
- Conheceu Michael Jordan, Kobe Bryant e Shaquillle O’Neal;
- Depois de não ser escolhido no Draft da NBA, foi influenciado por Leandrinho para vir jogar no Brasil;
- Atuou na primeira edição do NBB em 2008;
- Andarilho, o norte-americano já jogou por mais de 5 clubes, todos no estado de São Paulo;
- Têm uma coleção de tênis invejável;
- Shamell já deu inúmeras declarações afirmando que se sente mais brasileiro que americano;
- Figurinha presente no jogo das estrelas do NBB com 12 aparições, sendo eleito o MVP do jogo festivo em 3 oportunidades;
- Maior pontuador da história do NBB, no entanto, nunca foi campeão da liga.
Veja também: Calendário NBB: veja todos os jogos
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.