Scottie Pippen é considerado um dos maiores jogadores da história da NBA. Nascido em 25 de setembro de 1965, em Hamburg, Arkansas, Pippen é conhecido por ser um dos melhores defensores da história da liga.

Ele mudou a história da franquia Chicago Bulls juntamente com Michael Jordan e é um dos quatro jogadores dos Bulls a terem a camisa aposentada. Essa é uma das franquias mais icônicas da NBA, e Pippen, um dos atletas de maior popularidade de todos os tempos.

Biografia de Scottie Pippen

Scottie Pippen é filho de Ethel e Preston Pippen. Seu pai trabalhou em uma fábrica de papel e sua mãe era do lar. Pippen frequentou a Hamburg High School e liderou seu time para ir aos playoffs estaduais, porém, não recebeu ofertas de bolsas de estudo. Foi jogar na University of Central Arkansas em Conway, tendo sido descoberto pelo então técnico da UCA, Don Dyer.

Na universidade, ele não teve muito reconhecimento, pois jogou em uma divisão sem muito apelo, porém teve médias muito boas, de 23.6 pontos, 10 rebotes e 4.3 assistências, além de acertar quase 60% dos arremessos de quadra, atraindo assim a atenção dos olheiros da NBA.

Foi selecionado como a 5ª escolha geral no Draft da NBA de 1987 pelo Seattle Supersonics, mas foi trocado para os Bulls. Tendo Michael Jordan como mentor, Pippen rapidamente conseguiu uma vaga entre os titulares, o que aconteceu nos playoffs de 1988, ajudando a equipe a chegar as semifinais de conferência pela primeira vez.

Estatísticas de Scottie Pippen

As estatísticas de Scottie Pippen são impressionantes. Ele é conhecido por ser um excelente defensor, mas também tinha ótimas estatísticas ofensivas.

Durante sua carreira, Pippen teve excelentes números em roubos de bola e bons números em rebotes e assistências, mas o principal ponto de Scottie não aparece nas estatísticas, que era sua defesa de perímetro, forçando erros dos adversários e ajudando os companheiros. Confira as estatísticas da carreira do craque abaixo:

 

Recordes de Scottie Pippen

Pippen é o único jogador da NBA a ganhar o título da NBA e a medalha de ouro olímpica no mesmo ano duas vezes (1992 e 1996), é um dos quatro jogadores a ter sua camisa aposentada pelo Chicago Bulls, além de ter sido eleito dez vezes para os times de defesa da NBA. Em 1995 foi o jogador com mais roubos de bola da liga. Confira os principais recordes de Scottie Pippen abaixo:

 

Prêmios e títulos de Scottie Pippen

Ao longo de sua carreira, Scottie Pippen recebeu vários prêmios e títulos. Foi selecionado para o All-Star Game da NBA sete vezes, tendo sido o MVP do jogo das estrelas em 1994.

Conquistou o título da NBA com o Chicago Bulls em 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998. Foi eleito três vezes para o primeiro time da NBA, outras duas vezes para o segundo time e mais duas para o terceiro time.

Esteve dez vezes nos times de defesa da liga, oito no primeiro e duas vezes no segundo time. Foi eleito um dos 50 maiores jogadores da história da NBA e venceu duas medalhas de ouro olímpicas com os Estados Unidos em 1992 e 1996. Veja abaixo os prêmios e títulos de Pippen:

 

Salário de Scottie Pippen

Scottie Pippen se jogasse hoje, com certeza seria um dos jogadores mais bem pagos da NBA. Porém, nas décadas de 1980 e 1990, os salários eram bem menores. No período em que atuou na NBA, acumulou cerca de 107,8 milhões de dólares, o que alguns jogadores conseguem em poucas temporadas hoje em dia.

Há muita controvérsia sobre o salário que Scottie recebia nos Bulls no ano em que a franquia conquistou seu sexto título, pois ele não chegava nem perto do salário de Michael Jordan e era menor até do que o de Luc Longley.

Nessa temporada, Pippen que já era um astro há anos, recebeu apenas 2,775 milhões de dólares e era apenas o sexto maior salário dos Bulls e não estava nem entre os 100 maiores da NBA.

Após essa temporada ele foi para o Houston Rockets e conseguiu ser recompensado, assinando um contrato de 67,2 milhões de dólares por cinco temporadas. A temporada em que teve o maior salário de sua carreira foi em 2002/03, quando recebeu 19,7 milhões de dólares.

 

Curiosidades de Scottie Pippen

Scottie Pippen já participou de várias séries televisivas, fazendo aparições. Em alguns casos, como animações, cedeu sua voz para personagens e até para ele mesmo. Apareceu em alguns filmes e também em documentários esportivos.

Após o documentário da Netflix “The Last Dance” que retrata a temporada de 1998 dos Bulls, Pippen se sentiu diminuído e entendeu que o documentário foi mais sobre Michael Jordan e menos sobre a equipe, acreditando que ele e outros companheiros deveriam ser mais valorizados.

Desde então, Pippen faz comentários contra Michael Jordan na mídia e exalta LeBron James. Pippen acusou Michael de ser o protagonista e o diretor do documentário, afirmando que produtores haviam concedido a ele o controle editorial do produto final.

Pippen é ativo na defesa da pesquisa para câncer infantil. Além disso, Scottie Pippen tem um filho que está na NBA, mais precisamente nos Los Angeles Lakers, e atua com LeBron James. Veja mais algumas curiosidades sobre a estrela do Chicago Bulls da década de 1990:

Quanto Scottie Pippen ganhou em salários na NBA?

Scottie Pippen ganhou em salários em sua carreira de 18 temporadas na NBA, cerca de 109,95 milhões de dólares.

Qual foi a posição de Scottie Pippen?

Scottie Pippen atuava como ala.

Além dos Bulls, por quais equipes jogou Scottie Pippen na NBA?

O atleta depois de sair do Chicago Bulls jogou pelo Houston Rockets e Portland Trail Blazers.

Quem foram os pais de Scottie Pippen?

Scottie Pippen é filho de Ethel e Preston Pippen. Seu pai trabalhou em uma fábrica de papel e sua mãe era do lar.

Onde nasceu Scottie Pippen?

Seu local de nascimento é Hamburg, Arkansas.

Qual a altura de Scottie Pippen?

O ídolo dos Bulls tem 2,03 metros de altura.

Estilo de jogo de Scottie Pippen

O estilo de jogo de Scottie Pippen é destacado por sua defesa e uma boa média de arremessos de quadra. Bom pontuador e excelente marcador de perímetro, tinha grande destaque nos roubos de bola. Tinha um bom arremesso de três pontos, sendo peça importante nos Bulls da década de 1990 nesse quesito.

Pippen também era um bom passador, tendo média de 5.2 assistências na carreira. Sua média de rebotes na carreira também é boa para um ala, sendo de 6.4. Seu estilo de jogo defensivo foi fundamental para a evolução dos Bulls da década de 1990 e ajudou muito Michael Jordan a ser o melhor jogador de todos os tempos.

Legado de Scottie Pippen e influência na NBA

Scottie Pippen deixou um legado importante na NBA. Seu poderio defensivo em momentos importantes foram seu principal ponto forte ao longo da carreira. Além disso, ele tinha facilidade para marcar pontos, sendo eleito um dos 50 melhores jogadores de todos os tempos da NBA.

Pippen foi o grande parceiro de Michael Jordan na NBA, segundo o próprio Jordan, os dois cresceram juntos e evoluíram juntos em sua trajetória na liga e que não acredita que isso irá se repetir com outra dupla nos dias de hoje. O camisa 33 dos Bulls mostrou sua principal força de defesa nas finais contra o Lakers, quando começou a marcar Magic Johnson.

Johnson falou duas frases importantes após a partida e que registram a importância de Pippen na marcação: “Eles estavam tentando me cansar ou tirar a bola das minhas mãos” e “Scottie é mais físico que Michael, então a batalha foi um pouco diferente.” Ao final da série, os Bulls conquistariam seu primeiro título da história da NBA.