Renan Santos Lenz é um basquetebolista brasileiro que atua como ala-pivô. Nascido em 10 de setembro de 1990 na cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul.

Com passagens por inúmeros times brasileiros, o jogador se tornou uma referência dentro do NBB.

Renan Lenz – História

A trajetória esportiva de Renan Lenz teve início aos doze anos, quando foi encorajado por um professor a se dedicar ao basquetebol. Dois anos depois, mudou-se para Lajeado, onde ingressou em um clube escolar.

Araraquara e Universidade nos Estados Unidos

Mais tarde, transferiu-se para o Araraquara, onde disputou suas duas primeiras temporadas do Novo Basquete Brasil. Em 2010, iniciou seus estudos nos Estados Unidos.

Dois anos depois juntou-se à equipe da Universidade de Utah. Renan voltou ao Brasil em 2014, assinando com o São José, equipe em que figurou por somente uma temporada, somando poucos minutos.

Pinheiros

Logo após sua primeira temporada no interior paulista, foi contratado pelo Pinheiros, sendo indicado ao prêmio de “Melhor Pivô” do campeonato 2016-2017 pela Liga Nacional de Basquete.

Na equipe, Lenz ficou por dois anos e ganhou destaque, aumentando suas médias de minutos e pontos. Sua saída aconteceu na temporada 2017-18.

Rodagem por equipes de São Paulo e perca de minutos

Renan Lenz - História, estatísticas e curiosidades
Reprodução/Instagram

Chegando ao Bauru, o atual campeão do NBB, Renan Lenz viu sua participação em jogos e minutos em quadra diminuírem. Sua permanência na equipe durou apenas uma temporada.

No ano seguinte, a história se repetiu quando Lenz assinou com o Paulistano, os atuais campeões da liga brasileira. Na nova equipe, enfrentou dificuldades e teve menos tempo de jogo.

São Paulo

Renan Lenz - História, estatísticas e curiosidades
Reprodução/Instagram

Renan Lenz recuperou sua importância ao ingressar no São Paulo na temporada 2019-20. Pela primeira vez em sua carreira, alcançou médias de pontuação acima de dez pontos.

Foi também a melhor temporada em termos de média de rebotes no NBB. No ano seguinte, contribuiu significativamente para o vice-campeonato da liga e da Copa Super 8.

Minas

Renan Lenz - História, estatísticas e curiosidades
Reproduzir/Instagram

Ao se juntar ao Minas, Renan Lenz consolidou sua posição como titular, mostrando grande regularidade. Logo em sua primeira temporada, teve papel fundamental na conquista do título da Copa Super 8 de 2021-22.

O craque continuou na equipe nas temporadas seguintes, tornando-se capitão e um símbolo de liderança. Seus dois primeiros anos no Minas foram os de maior tempo em quadra.

Atualmente, o ala-pivô continua sendo titular e uma peça essencial para o Minas.

Estatísticas de Renan Lenz

Títulos de Renan Lenz

Minas:

  •  Copa Super 8: 2021/22.

Recordes de Renan Lenz

  • Recorde de pontos em 1 jogo na carreira do NBB: 38 pontos (contra o Vip Tech CMB , 06 de abril de 2021);
  • Máximo de assistências em uma partida do NBB: 5 (em duas partidas);
  • Máximo de rebotes em uma partida do NBB: 18 (contra o Rio Claro, 26 de março de 2023 );
  • 4 participações no jogo das estrelas do NBB.

Curiosidades sobre Renan Lenz

  • Renan conheceu sua esposa enquanto fazia faculdade em Utah, nos Estados Unidos;
  • Com sua esposa, o jogador tem duas filhas gêmeas;
  • Um dos principais hobbies é a pescaria;
  • É um fã do anime Pokémon.

Curte NBB? Então confira nossos conteúdos e histórias de craques do Novo Basquete Brasil.