Um dos destaques do basquete nacional é Rafael Paulichi, Ala/Pivô do Vasco da Gama. O atleta de 25 anos é um dos que mais chamam atenção no NBB e vem fazendo bonito nas quadras do time carioca. Paulichi tem 2,02m e 103 kg.

O atleta nasceu em Porto Feliz, em São Paulo, no ano de 1998, e saiu de casa para treinar basquete aos 15 anos.

Quando se começa a investigar as razões desse sucesso, é difícil não esbarrar em um nome: Rafael Paulichi. Até agora, o ala de 25 anos e 2,02m é o líder do time em média de pontos (14,3) e eficiência (14,7), além de ser o segundo em minutos por partida (30,6).

Rafael Paulichi – História no basquete

Antes de conhecer o basquete, Paulichi amava futebol, mas não conseguia mostrar habilidade e acabou se apaixonando pelo esporte da bola laranja. Começou no interior de São Paulo, jogou por alguns times da capital, teve uma aventura na Argentina e hoje o ala/pivô é um dos destaques do Vasco da Gama.

Itu

O jogador começou na cidade de Itu com 15 anos, em um projeto da cidade e treinava de segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira. Foi o início no basquete, sempre foi alto e isso chamou atenção dos olheiros para o jovem que ainda não sabia muitas coisas do esporte, mas foi aprendendo nos treinos.

Círculo Militar de SP

No ano seguinte foi para o círculo militar, Paulichi tem família em São Paulo e isso ajudou nesse tempo. Ele ficou dos 16 até os 17 anos nesse time e ainda recebia bolsa-atleta.

Palmeiras

Depois disso, o atleta se mudou para jogar no Palmeiras. No time ele jogou a categoria Sub-18 e 19. Começou a ganhar ainda mais maturidade e determinação na equipe. O clube é reconhecido no basquete como uma das melhores bases e sempre revela novos jogadores para o esporte.

Argentina

A primeira experiência profissional foi na Argentina, onde permaneceu por dois anos e meio. Logo após, veio a pandemia e forçou o Rafael a voltar ao Brasil. A equipe era o Bahía Basket. O elenco tinha alguns nomes brasileiros ao lado de Paulichi, um deles era Caio Pacheco, que hoje atua na Espanha e é um dos que podem comandar a Seleção no futuro.

Pato Basquete

No Pato Basquete, jogou o NBB pelo time. Teve um bom desempenho que o fez receber propostas e buscar novos ares no final da temporada depois de um ano forte no Brasil.

União Corinthians

O primeiro time profissional no Brasil foi o União Corinthians, onde teve duas passagens interrompidas para jogar no Pato Basquete. O atleta começou a ganhar notoriedade nacional atuando pelo União Corinthians, onde foi campeão do CBB, em 2021.

Vasco da Gama

O Vasco da Gama tem muita história no basquete e já montou times lendários, no final da década de 90 e início de 2000. No entanto, nos últimos anos foi caindo o investimento até que o clube desativou o esporte por algumas temporadas. Mas o R10 Score Vasco da Gama voltou com tudo para o cenário nacional.

Um dos nomes para esse projeto é o ala/pivô Rafael Paulichi que chegou mostrando serviço no time carioca. Hoje, é um dos pilares da campanha de retorno do clube ao basquete nacional.

Rafael Paulichi – Estatísticas

Rafael Paulichi – Títulos e recordes

Títulos

União Corinthians

  • Campeão Brasileiro – 2021

Conquistas Individuais

  • Revelação Jovem Nike

Veja também: Calendário NBB: veja todos os jogos